Decoração para apartamentos pequenos

Decoração para apartamentos pequenos


Saber realizar uma decoração para apartamentos pequenos precisa é fundamental para otimizar e organizar o ambiente

Todo mundo tem que passar pela fase "apartamento-estúdio" na vida. As grandes cidades são o melhor lugar para se viver, especialmente quando se é jovem, mas também possuem preços cada vez mais altos, que assustam quem está apenas começando a vida. Diante desse binômio, oportunidades de crecimento e vida cultural intensa versus valores de moradia exorbitantes, muitos acabam indo viver em  apartamentos minúsculos, única solução para adequar o orçamento. Mas não se preocupe, isso não é necessariamente ruim. Se você ler este artigo, descobrirá que maximizar o espaço de um apartamento pequeno na verdade não é tão difícil, deve-se apenas seguir estes princípios-chaves.


decoração para apartamentos pequenos - cama - La Ebanisteria2.jpg


Gostaria de descobrir mais soluções de decoração propostas pela La Ebanisteria? Clique aqui e confira!


Planeje com antecedência

Muitas vezes quando se vai viver em um espaço reduzido a intenção é que seja por pouco tempo, “só mais aqueles dois anos até terminar um curso”, “até conseguir aquele emprego melhor”. Por isso muitos acabam não pensando na decoração para apartamentos pequeno. Resultado: você pode passar anos importantes de sua vida em um espaço desorganizado, com tudo escolhido ao acaso.

O ponto importante é que um lugar decorado aleatoriamente parece muito menor e mais bagunçado do que realmente é! Portanto, planeje com antecedência, mesmo que pense se tratar de algo provisório: quais combinações de cores você usará? Quais materiais? Uma bela pintura, com o esquema de cores correto, é uma das melhores e mais baratas formas de criar harmonia. E, também de dar a impressão de um espaço maior! Por exemplo, adote o amarelo como cor principal: é um tom rico e super brilhante que vai iluminar o seu estúdio, tornando-o mais espaçoso.


decoração para apartamentos pequenos - luminária Atelier sedap.jpg


Descubra mais designs contemporâneos do Atelier Sedap aqui!


Menos é mais

A frase é famosa e norteia o pensamento de muitos designers de interiores, que veem o design minimalista sempre como a melhor escolha para a sua casa. Bem, nem sempre é assim: alguns espaços são bastante empobrecidos pelo mínimo de mobília. No entanto, esta é a única solução lógica para o seu problema de falta de espaço. Estar rodeado de memórias, coleções, lembranças de viagem, etc é muito bom, mas o risco é você acabar enterrado vivo sob todos os tipos de coisas desnecessárias.

Encare a situação: você não pode se dar ao luxo de acumular nada e, acima de tudo, não pode se dar ao luxo de comprar móveis volumosos! Seja mínimo: opte sempre pela peça de mobiliário com o design mais clean. Por exemplo, uma cama com uma estrutura pequena e essencial, com um espaçoso baú embaixo, fará com que você se sinta imediatamente mais arejado. Além disso, o espaço extra escondido é um ótimo local para você colocar aquelas coisas que não conseguiu se livrar. Afinal, nem todo mundo precisa a sua coleção de miniaturas de gibis do Homem-Aranha.


decoração para apartamentos pequenos - cama - Oggioni.jpg


Confira ideias da empresa Oggioni!


Móveis embutidos

Um closet não é uma possibilidade em um estúdio; infelizmente, às vezes até mesmo um guarda-roupa normal não é, já que ocupa um espaço precioso que você poderia usar para fins mais interessantes. Como esticar as pernas, por exemplo. A saída ideal para guardar suas roupas economizando espaço são os móveis embutidos. Por razões estruturais e arquitetônicas, nem sempre são possíveis, mas adquira-os se puder: você ficará surpreso com a quantidade de espaço que pode economizar. Alternativamente, se você ainda tiver começando a cansativa e temida aventura de encontrar uma casa, coloque “móveis embutidos” no topo de sua lista de características necessárias que seu estúdio deve ter.


decoração para apartamentos pequenos - guarda-roupa - Nardiinterni.jpg


Veja mais soluções de guarda-roupas da Nardiinterni aqui.


Abuse da transparência

Objetos transparentes não ajudam a economizar espaço, mas de certa forma maximizam, já que eles praticamente não ocupam espaço visual nenhum. Está com dúvidas e gostaria de algumas dicas sobre o tipo de peças decorativas transparentes que poderia usar para tirar vantagem? Armários, cadeiras, mesas ... quase tudo! Resina e plástico são materiais tão comuns que é possível mobiliar uma casa inteira com móveis transparentes. Além disso, os apartamentos estúdio normalmente têm uma alma jovem, que combina perfeitamente com ambos materiais. E que tal luminárias de teto de vidro? Penduradas, elas não ocupam espaço. Outra dica para fechar com chave de ouro? Escolha uma lâmpada com uma cor que dê um toque divertido.


decoração para apartamentos pequenos - luminária atelier sedap 2.jpg


Veja outro produto criativo proposto pelo Atelier Sedap.


Organize, organize, organize

Na hora de realizar a decoração para apartamentos pequenos, lembre-se: tudo precisa estar no espaço certo! Isso pode soar como um conselho de mãe, mas não se esqueça de colocar as coisas de volta no lugar assim que terminar de usá-las. E não jogue nada aleatoriamente em uma gaveta: até as gavetas internas precisam estar perfeitamente organizadas.


decoração para apartamentos pequenos - estante Motusmentis.jpg

Curioso para ver mais projetos da Motusmentis? Clique aqui!


Os itens com múltiplas funções são outra obrigação para um pequeno estúdio. Em vez de usar vários objetos e acessórios com funções específicas, tente obter itens que possam realizar mais de uma tarefa.


decoração para apartamentos pequenos - organização - Woodendot.jpg


Veja mais soluções da Woodendot


Use as paredes

Tire proveito de suas paredes sempre que puder! Por exemplo, um cabideiro de piso não é barato e ocupa muito espaço, especialmente no inverno, quando se deve pendurar casacos maiores. Que tal então cabides que você pode fixar na parede, que além de coloridos também podem ser dobrados como enfeite sempre que estiverem vazios.


decoração para apartamentos pequenos - cabeideiro VIJ5.jpg


Dê uma olhada em mais produtos da VIJ5 aqui.


Diagonais

Este é outro truque inteligente: em vez de ter apenas linhas horizontais ou verticais, tente obter uma peça de mobiliário com algumas linhas diagonais dinâmicas! Isso fará com que o seu apartamento pareça mais vivo e enérgico.


decoração para apartamentos pequenos - mesa Altacom.jpg


Explore tudo que a Altacom já criou aqui.


Dê importância a cada detalhe

Já que você vive em um espaço pequeno e contido com - esperamos - alguns poucos e bem selecionados objetos, tudo que deve ser uma peça de decoração! Não importa se é um lindo vaso de flores ou uma tigela para suas chaves: basta ter atenção e cuidado na hora da escolha e a decoração da sua casa será elegante e inesquecível.


decoração para apartamentos pequenos - vaso De Castelli.jpg


Dê uma olhada em mais produtos decorativos da De Castelli!


eurooo logo
Português