Tudo sobre sofá Chesterfield

Tudo sobre sofá Chesterfield


Um dos mais icônicos móveis de todos os tempos, o sofá Chesterfield trará estilo e elegância à sua casa. Saiba como usar o modelo na sua decoração

Todos nós conhecemos o sofá Chesterfield, um verdadeiro ícone da decoração de interiores. Ele é figura famosa em filmes, quartos de hotel elegantes, casas de alta classe e muitos outros ambientes. Mas mesmo com tamanha popularidade, pode surgir uma dúvida de como adequar esse sofá em nossa casa, combinando com o resto da decoração. Embora a elegância deste modelo seja inegável, sua aparência clássica e forte pode parecer difícil de gerenciar e equilibrar com outras peças domobiliário. Mas não se preocupe: neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber e todas as suas perguntas serão respondidas.


sofá chesterfield = Baxter.jpg


Difícil não se deslumbrar, não é mesmo? Veja mais modelos da Baxter aqui.


O que é o estilo Chesterfield?

 

As origens do sofá Chesterfield são um pouco incertas e permeadas por lendas, mas de uma coisa não se tem dúvidas: o modelo evoluiu ao longo do tempo de muitas maneiras diferentes, mobiliando casas de diversas épocas com o mesmo fascínio.

Uma das histórias mais famosas sobre sua origem diz que o o nome deriva do quarto conde de Chesterfield, no Reino Unido, Philip Stanhope, no século XVIII, a quem teria sido encomendado um móvel confortável, acolchoado e de base sólida, o resultado agradou tanto que ficou conhecido por seu nome, mesmo três séculos depois. Outros consideram que o nome foi um termo genérico adotado no Canadá e nos Estados Unidos, na virada do século, para descrever todos os tipos de sofás. Sua primeira aparição foi registrada em uma ilustração, de 1867, na qual aparece no castelo real britânico, em meio a móveis vitorianos e papéis de parede florais.

Hoje, chamamos de Chesterfield um sofá com estofamento trabalhado em capitonê e com braços e encosto geralmente na mesma altura. Tradicionalmente eles eram feitos apenas de couro, mas hoje estão disponíveis em uma grande variedade de tecidos, incluindo veludo, tweed e linho, com muitas cores e padrões de esocolha.

Até o século XVIII, os sofás Chesterfield eram trabalhados artesanalmente com refinadas técnicas para produzir o clássico estofamento abotoado. Não importa se você escolher um clássico, ou uma das muitas interpretações modernas deste estilo, o sofá Chesterfield é incrivelmente versátil e pode ser perfeitamente adaptado a qualquer estilo de mobiliário: veja como.


sofá chesterfield - Art Leather.jpg


Que tal essa linha completa no estilo? Para saber mais sobre o design da Art Leather, clique aqui.


Capitonê em todo lugar, mas não muito

A principal característica de uma decoração elegante é a harmonia. Crie um senso de continuidade introduzindo outros elementos na sala que apresentem o mesmo acabamento típico capitonê. Um pufe, uma poltrona, um banco acolchoado, um banquinho ou alguma cadeira de jantar elegante, se sua sala de estar for de plano aberto. Mas tenha cuidado para não exagerar: alguns toques do estilo Chesterfield são suficientes para criar uma decoração balanceada, se não corre-se o risco de ter a sensação de que seu interior está completamente invadidos por botões e estofados.


sofá chesterfield - Marac.jpg


Confira mais criações da Marac Design, clique aqui.


Cores brilhantes são o caminho

Faça o seu sofá Chesterfield ser a verdadeira estrela da sua casa. Cores como fúcsia, violeta ou folhas de chá são extremamente elegantes, especialmente se combinadas com os mais modernos tons de rosa desta estação: dália florescente, rosa crocus ou rosé. Hoje existe também a possibilidade de um sofá com patchwork: estilo de decoração arrojado e excêntrico que tornará sua sala de estar verdadeiramente única e especial, além do espaço mais divertido da casa.


sofá chesterfield = Busnelli.jpg


Que tal esse modelo da Busnelli, com uma cor que foge do tradicional? Veja mais aqui.


Faça as paredes combinarem com o sofá

Pensando sobre harmonia e equilíbrio do ambiente, pode ajudar fazer o sofá Chesterfield e a parede atrás dele coincidirem. Você poderia, por exemplo, pintá-la da mesma cor ou em um tom ligeiramente mais claro. Outra opção é pendurar algum tipo de trabalho artístico atrás do sofá que lembre seus tons, ou escolher um tecido adequado para as cortinas da sala. É claro que, para evitar a criação de uma decoração monótona, é aconselhável escolher poltronas com tonalidade e estilo diferentes, e o mesmo vale para a mesa de centro, o carpete e os outros móveis da sala de estar.


sofá chesterfield - BM Style.jpg


Descubra mais sobre o design da BM Style, clique aqui.


Que tal um modelo em L?

Para dar um toque moderno ao estilo Chesterfield você pode escolher um sofá elegante em forma de L: assim criará um canto perfeito para os eventos sociais e as festas que hospedará em sua sala de estar. Escolha um material macio, para tornar o espaço confortável e acolhedor. Reproduza as curvas do sofá em outros móveis, selecionando, por exemplo, uma mesa de centro redonda ou pufe e poltronas com linhas sinuosas.


sofá chesterfield - BM Style2.jpg


A linha da BM Style é grande e variada, veja mais.


Crie uma vibe industrial-chique

Um sofá Chesterfield de couro, de aparência antiga, é uma ótima opção para criar uma atmosfera de loft industrial. É muito bom em espaços amplos e abertos, já que mostrará detalhes refinados sob todos os ângulos. Seria uma ótima ideia optar por um efeito de segunda mão: um sofá que foi trabalhado para ter um visual de longa data, será perfeito em um ambiente industrial-chique. Opte pelo piso natural, talvez um parquet de cor clara, e um velho baú ou mala para usar como mesa de centro. E aqui está outra dica: considere uma parede de alvenaria exposta. Os sofás Chesterfield tornam-se fabulosos com uma parede de tijolos expostos que suaviza o seu poderoso estilo clássico. Adicione muitos acessórios confortáveis, como almofadas e um tapete grande, e coloque alguns acessórios modernos ao redor do sofá, para transformar esse no canto mais elegante da casa.


sofá chesterfield - Arketipo.jpg


Este sofá é simplesmente o máximo com a decoração, não acha? Para ver mais móveis da Arketipo, clique aqui.


Faça o seu exclusivo "clube de cavalheiros"

Nós dissemos que o sofá Chesterfield ia bem com diversos estilos e tipos de decoração, não foi? Eis, mais uma ideia, essa voltada para um perfil de homens de meia idade, que prezam pela elegância. Usar o sofá com algumas poltronas no estilo,  no tradicional couro marrom, dará uma atmosfera de clube de “cavalheiros” para o ambiente. É aconselhável escolher cores de outono para o couro, como tons de marrom e creme. Adicione alguns toques que exalem o “universo masculino”, como a caça - talvez um lustre ou um espelho com chifres de veado - ou esportes - você pode expor seus troféus em uma pequena vitrine de vidro – e está criado o espaço.


sofá chesterfield - Natale Arosio.jpg


Veja mais modelos da Natale Arosio aqui.


Chesterfield no quarto

Será que o estilo Chesterfield pode entrar também no quarto? Claro que sim! Opções não faltam: você pode optar por uma cabeceira Chesterfield para sua cama, colocar um belo banco nos pés da cama que lembra a mesma decoração ou criar um canto de leitura maravilhoso e aconchegante em seu quarto, com uma confortável poltrona estilo Chesterfield.


sofá chesterfield - Alberta.jpg


Clique aqui para ver mais design de mobiliário elegante e refinado da Alberta.



Você também pode gostar: Combinação de cores: o que vai bem com um sofá branco?


eurooo logo
Português