Mobiliário de Luxo Customizável
Maximo Riera: móveis ou

Maximo Riera: móveis ou "animais fantásticos"?


Conheça a linha de “móveis animais” de Maximo Riera e transforme a sua casa com uma decoração única

Não é o sucesso de bilheteria "Animais fantásticos..." - e sim apenas a criatividade a serviço do design de interiores! O artista e designer Máximo Riera, literalmente, deixou a sua inspiração correr solta e deu origem a uma linha de mobiliário excêntrica, única e pouco convencional. Se o estilo clássico não é a sua praia, se para você decorar significa ousar, esta é, definitivamente, a marca de móveis perfeita. Escultor, pintor, designer, até poeta: Máximo Riera é o eclético criador da linha Animal Chair, “cadeira animal”. Sua ideia é extremamente inovadora e, no entanto, muito simples: trazer o mundo dos animais selvagens para as casas das pessoas, combinando arte e design de interiores da maneira mais selvagem possível.


maximo riera - 1.jpg


Máximo Riera queria criar uma coleção que pudesse homenagear todo o reino animal. Sua tentativa foi refletir e capturar a beleza da natureza e de todos os seres vivos. É uma maneira de sublinhar como a relação entre homem e animal pode ser natural e harmoniosa, sem abusos ou submissão. Com essas peças de design, ele queria fazer uma declaração sobre harmonia, arte, ecologia e estilo de vida. "Animal Chairs" é uma coleção inclassificável: vive entre o mundo rígido da ciência e a flexibilidade versátil da arte. É um híbrido poderoso: design humano integrado ao esplendor da natureza. Não há meio-termo nesta coleção: ou você ama ou odeia totalmente. Máximo Riera estava bem ciente disso quando iniciou este projeto há três anos. Mas afinal, a inovação poderia existir sem correr riscos? E o que é mesmo design, arte ou vida, sem inovação?


maximo riera - 2.jpg


Cada projeto começa com a trnasformação dos desenhos naturalistas do designer em uma imagem digital tridimensional, através do uso de um sofisticado software de modelagem. Máximo Riera tentou ser o mais fiel possível à natureza em todos os desenhos: a beleza e singularidade de cada animal é reproduzida em cada detalhe, antes de ser combinada com o design de móveis. Após este processo, a escultura ganha vida utilizando a tecnologia CNC (controle numérico computadorizado): uma das técnicas mais avançadas para o design de móveis 3D. Esse processo acontece com a assistência técnica da JH May, uma empresa britânica de alta tecnologia que já colaborou com marcas como Nike, Ferrari e Chanel. Esboços tridimensionais são transferidos para um computador conectado a uma estrutura mecânica que processa, interpreta e reproduz o design 3D em blocos de espuma compactados (poliuretano) com precisão espantosa. As diferentes partes do mobiliário são então montadas, coladas, polidas e pintadas à mão. De cada desenho, nascem apenas vinte peças numeradas: exclusividade e unicidade são obrigatórias. Do desenho original aos produtos finais, leva aproximadamente de nove a onze semanas.


maximo riera - 3.jpg


Com os móveis de Máximo Riera, a sua sala de estar pode transformar-se numa selva elegante, para ser explorada e desfrutada da forma mais autêntica. Dê boas-vindas aos elefantes no seu chá da tarde, aos polvos no jantar de família e aos elefantes em suas festas com amigos. O efeito “uau” é absolutamente garantido: o seu design interior será verdadeiramente único. Com este mobiliário bizarro e excêntrico, todos poderão abraçar o lado mais selvagem da sua personalidade. Não só a coleção “Animal Chair” trará a quintessência da exclusividade para a decoração da sua casa, mas também uma verdadeira obra de arte. Em 2011, muitas das criações de Máximo Riera fizeram parte de uma exposição no festival 100% Design London.


maximo riera -4.jpg


Mas o reino animal não é o único aspecto da natureza que Máximo Riera queria prestar tributo. Suas coleções, na verdade, incluem peças de design que celebram a beleza da madeira natural. A fim de exaltar a crueza deste material, o designer pensou em combiná-lo com algo que poderia desempenhar um papel de contraste na peça final de mobiliário. A partir desse conceito, ele deu à luz mesas, consoles, bancos e mesas que apresentam peças de madeira irregulares, que dão a impressão de terem deixado sua localização original apenas alguns segundos antes, cruzando estruturas metálicas e cores fluorescentes brilhantes. Riera gosta de usar madeira de oliveira, homenageando uma das árvores mais comuns da Espanha. A beleza da madeira brilha na sua mais pura essência, com todas as suas características e imperfeições únicas, com cada detalhe do grão natural ainda claramente visível, e exaltado pelo contraste com as estruturas do material industrial.


maximo riera -5.jpg


Curioso para saber quais serão os próximos passos deste designer excêntrico? Que criaturas, animais selvagens e elementos naturais, Maximo Riera irá trazer para a decoração da sua casa? Acesse sempre o site da Eurooo Brasil e descubra.


eurooo logo
Português