Mobiliário de Luxo Customizável
Como usar pastilhas na decoração da sua casa

Como usar pastilhas na decoração da sua casa


Nos banheiros elas já são populares, agora descubra formas de usar pastilhas na decoração de outros ambientes

Você está entre aqueles que pensam que as pastilhas são antiquadas? Este artigo mudará sua ideia! Ao pensar em pastilhas na decoração, a imagem de um banheiro antigo pode vir à sua mente: super decorado, desatualizado, com cores desarmônicas misturadas aleatoriamente. Mas o que vamos mostrar a você é uma história totalmente diferente: queremos que veja como elas podem ser modernas, glamourosas e elegantes, se tornando adequadas para todos os cômodos da casa. A nova geração de pastilhas, se você quiser chamar assim, pode ser extremamente versátil: por esse motivo, não estão mais confinadas apenas à decoração do banheiro, mas podem fazer com que cada área da casa pareça preciosa e única. Tanto em pisos como em revestimentos de paredes, as pastilhas podem se tornar protagonistas de salas de estar, cozinhas, salas de jantar, dando aos ambientes um grande efeito espetacular e uma inegável elegância estética. Confira tudo que você precisa saber sobre pastilhas na decoração.


pastilhas - Mosaico+1.jpg


Que tal essas pastilhas na cabeceira da Mosaico+? Veja outros produtos da marca aqui.


Como um quebra-cabeça estiloso

Como um quebra-cabeça, as pastilhas são compostas por pequenas peças que, juntas, formam um belo padrão, uma decoração ou apenas um elegante tom de cor. As peças são geralmente feitas com pasta de vidro: neste caso, o efeito final parece polido e brilhante, e o material é muito fácil de manter, limpar e lavar, sem ser danificado. Mas as pastilhas também podem ser feitos de partes de mármore, cerâmica vidrada, grés ou, nas soluções mais recentes, com resinas de vários tipos e até com fragmentos de sucata de diferentes metais. Normalmente, cada pastilha tem um tamanho pequeno (entre 1 e 2 cm de cada lado do quadrado, com uma espessura máxima de 10 mm) e uma forma quadrada: isso facilita a criação de muitos padrões decorativos diferentes, dando mais liberdade aos designers.


pastilhas - Brecci.jpg


Gosta deste padrão encantador de pastilhas? Confira mais criações da Brecci Glass aqui.


Toque perfeito para uma cozinha única

As pastilhas sempre foram capazes de tornar qualquer interior precioso e sofisticado, mas hoje os designers querem combinar essas características com a funcionalidade, como as vidas modernas exigem. Os mais novos materiais e métodos permitem criar superfícies de pastilha combinadas com técnicas de colocação altamente facilitadas, para que possam ser usadas até mesmo na cozinha, uma área geralmente banida para essas peças, por causa das fontes de calor e umidade. O novo “azulejo” de pastilha, na verdade, sofre muito menos mudanças térmicas, e não será afetado nem permanecerá manchado.


pastilhas - Mosaico+2.jpg


A pastilhas deram um toque especial para esta cozinha. Clique aqui para mais ideias de decoração de interiores da Mosaico+.


E a sala de estar e o quarto?

Sala de estar é geralmente uma área grande, que nos permite expressar nossa personalidade e criatividade. Se a tendência do ano passado era cobrir uma das paredes com tapeçaria, o papel de parede agora deu lugar às pastilhas. Uma única parede brilhante refletirá e aumentará qualquer fonte de luz existente na área, natural ou artificial, exaltando a beleza de seus detalhes de decoração mais elegantes. E mesmo que a característica principal das pastilhas sejam padrões e decorações, a ideia de brincar com paredes monocromáticas não deve ser excluída, talvez criando um efeito iridescente encantador: será de cair o queixo! Mesmo no quarto a elegância das pastilhas pode ser uma solução maravilhosa para decorar as suas paredes e adicionar cor e profundidade ao seu interior. É certamente uma escolha ousada, mas perfeita para quem quer ousar e ser verdadeiramente único no seu design de interiores.


pastilhas - Mosaico+3.jpg


Outra bela criação da Mosaico+.


Ande em uma obra de arte

Os padrões de pastilhas podem ficar maravilhosos em seus pisos, especialmente se você tiver uma área grande cheia de luz natural. As belas e charmosas  formas poderão dar movimento e dinamismo ao ambiente, as cores vão parecer vibrantes e alegres, adicionando uma personalidade exuberante a toda a decoração da casa. As pastilhas de piso podem criar um ambiente de grande impacto. Quer seja floral, abstrato ou geométrico, este padrão decorativo deve ser escolhido cuidadosamente, de acordo com o resto da decoração da casa, mas também seguindo o seu instinto e os seus gostos. Um design de interiores minimalista com mobília branca, por exemplo, parecerá contemporâneo, não convencional e muito ousado com um piso artístico de pastilha.


pastilhas - Bisazza.jpg


Que tal este piso de pastilhas com efeito? Descubra mais produtos da Bisazza aqui.


Como uma pintura

Eles falam com a linguagem futurística dos pixels do computador, mas sua história é quase tão antiga quanto o tempo. Os mosaicos, forma como as pastilhas são chamadas em outros países, conseguem sobreviver a diferentes idades e culturas, permanecendo um maravilhoso elemento de decoração para casas em todo o mundo. O próprio nome conta a história de seu charme e beleza: deriva da palavra grega “musaikòn”, que indica uma linda obra de arte criada sob a inspiração das míticas Musas, a deusa das artes plásticas. Mosaicos podem realmente trazer verdadeiras obras de arte a nossas casas, quando usados para decorar seus interiores como você faria com uma bela pintura. Alguns designers queriam trazer de volta o espírito original das pastilhas de mosaicos, usando-as para criar arte, não apenas como meros azulejos. Neste caso, a boa qualidade dos materiais é fundamental, e a seleção de cores precisa ser impecável. Somente os melhores produtos são capazes de cobrir superfícies brilhantes e duráveis, sendo adequados para os mais diversos usos, e ainda tão bonitos quanto as pinturas.


pastilhas - Ston.jpg


Impressionado com este mosaico artístico da Ston? Saiba mais sobre essa marca incrível e seus artesãos, clique aqui.


Detalhes técnicos

Nós falamos sobre a beleza e elegância das pastilhas, mas é hora de falar sobre alguns detalhes mais técnicos sobre elas. Hoje, as peças são quase sempre vendidas em redes ou folhas pré-montadas (que podem ter dimensões variáveis, sendo as mais comuns 30x30 cm). É importante que o fundo da superfície em que elas serão aplicadas esteja devidamente preparado antes da instalação. Sua parede ou pavimento terá que ser o mais suave possível, antes de começar a decorá-lo com as pastilhas: isso é o mais importante para obter um resultado final satisfatório.

Elas são geralmente fixadas à superfície com uma cola especial ou com uma pasta à base de silicone, o que garante um ajuste bastante rápido. As composições dos produtos mais modernos reduziram significativamente os tempos de instalação, especialmente as soluções que permitem composições pré-montadas, com juntas pré-acabadas que não requerem trabalho adicional, mas simplesmente uma limpeza precisa da superfície lisa.


pastilhas - Trend.jpg


Confira mais pastilhas da Trend, clique aqui.


eurooo logo
Português