Mobiliário de Luxo Customizável
Cadeiras de balanço: guia completo para acertar na escolha

Cadeiras de balanço: guia completo para acertar na escolha


Com novos designs, as cadeiras de balanço estão na moda. Veja dicas para escolher a sua e relaxe

Talvez seja o seu conforto indiscutível, ou quem sabe seu charme antigo, não se sabe ao certo, mas a realidade é que as cadeiras de balanço estão retornando às casas de pessoas de todas as idades com formas e designs inovadores. Esta peça de mobiliário fez uma longa jornada, desde ser inventada no século XVIII, por Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos. Mesmo que por alguns anos todos se tenham esquecido do simples objeto que fez parte de tantas memórias, graças à moda do estilo vintage, a beleza deste objeto clássico foi redescoberta. A cadeira de balanço pode ser reconhecida de imediato pela estrutura inconfundível; um encosto e um assento rígido ao qual as pernas e os arcos que permitem o balanço estão conectados. Essa ideia básica permitiu que designers de todo o mundo pudessem usar essa inspiração para novas criações. Mas quais são os princípios e pontos básicos a considerar na hora de escolher a cadeira de balanço perfeita? Vamos balançar por eles, um por um.


cadeiras de balanço - Gervasoni.jpg


Esta é uma cadeira de balanço clássica criada pela Gervasoni.


O mecanismo da cadeira

Parece uma consideração trivial, mas é de importância fundamental: temos que ter certeza de que a cadeira de balanço que escolhemos tenha um mecanismo impecável. Deve garantir um movimento sinuoso e harmonioso, mas acima de tudo, deve ser seguro e prevenir acidentes como inclinação excessiva para a frente ou para trás. O princípio que impede a cadeira de não tombar baseia-se no fato de que o centro de gravidade do peso deve estar exatamente no centro dos arcos; desviar-se deste pequeno princípio físico pode causar muitos riscos para aqueles que estão sentados e balançando sobre ele. Além disso, as cadeiras de balanço não se movem apenas ondulando, mas também podem ter um sistema de trenós, que permite que você balance para um lado e para o outro, horizontalmente, incomum e singular, mas tão confortável quanto uma cadeira que oscila da forma normal.


cadeiras de balanço - Prianera.jpg


Modelo da Prianera que traz o luxo e requinte para as cadeiras de balanço.

A altura da cadeira

Para ser realmente confortável, sua cadeira de balanço deve ter uma forma sólida e ergonômica, mas acima de tudo, seu assento deve ter a altura certa: não muito alta nem muito baixa. Se ele é muito alta, não seremos capazes de balançá-la de forma apropriada, pois o movimento da cadeira de balanço não é automático, mas sim regulado pela forma como movimentamos nosso corpo, e precisamos ser capazes de tocar o chão para empurrar a cadeira de volta. No caso de ser muito alta, a posição das pernas não será natural, quando sentarmos, nos sentiremos desconfortáveis.


cadeiras de balanço - Matter of Stuff.jpg

Modelo minimalista ousado da Matter of Stuff.


Com ou sem braços?

Já pensou se você quer uma cadeira de balanço com ou sem braços? Ter um apoio para os membros enquanto balançamos pode, sem dúvida, nos ajudar a ter alguns momentos de relaxamento profundo: os apoios de braço ajudam a manter uma posição corporal saudável e a fornecer um suporte para quando se realiza alguma atividade como ler um livro ou beber um bom chá, quem sabe um vinho. No entanto, isso não significa que apenas as cadeiras com braços podem ser confortáveis, especialmente se sua cadeira de balanço estiver mais próxima de um modelo de chaise longue. Para fazer a escolha certa, pense em onde você a posicionará e como você a usaria.


cadeiras de balanço - Cierre.jpg

Repare nas as curvas suaves e elegantes desse modelo sem braços da Cierre.


Como escolher onde colocar a cadeira de balanço?

De um modelo básico, a cadeira de balanço foi interpretada de mil maneiras diferentes, dando origem a designs inovadores que são adequados para serem combinados com qualquer estilo de mobília, mas o ambiente nem sempre é apropriado para acomodar tal peça. Primeiro de tudo, você precisa de um cômodo grande o suficiente para acomodá-la: não tente colocar em um espaço pequeno, porque você não conseguirá balançar confortavelmente se não houver espaço suficiente ao seu redor. Dispor a cadeira de balanço do lado de fora também pode ser uma ótima idéia, se você tiver espaço suficiente disponível no terraço ou no jardim. Seja qual for o ambiente escolhido, lembre-se sempre de colocar um tapete grosso sob os arcos da cadeira, para evitar que ela escorregue da posição original. É também o local ideal para embalar seu filho pequeno antes de colocá-lo para dormir, balançando enquanto lê suas histórias ou cantando sua canção de ninar favorita.


cadeiras de balanço - Belta.jpg

A marca espanhola Beltá criou um design simples, elegante e leve, mesmo tendo uma cadeira com estrutura robusta.


eurooo logo
Português