Mobiliário de Luxo Customizável
Oito truques para fazer quartos pequenos parecerem maiores

Oito truques para fazer quartos pequenos parecerem maiores


Precisando otimizar o espaço da sua casa? Então, confira dicas para transformar quartos pequenos

Hoje em dia é difícil encontrar, especialmente nas novas construções, um quarto principal verdadeiramente grande, com espaço para dispor uma cama king size e um guarda-roupa espaçoso. Como a tendência são espaços cada vez menores, é preciso saber aproveitar cada centímetro que se tem. Então, qual seria a melhor maneira para decorar esses quartos pequenos? Como organizar os móveis de forma mais racional? Quais elementos são mais importantes quando se trata de uma área menor? Não tenha medo, essas dúvidas são comuns e estamos aqui para te ajudar. Neste artigo você encontrará oito truques que o auxiliarão a transformar o seu quarto e fazê-lo parecer muito maior do que realmente é.


quartos pequenos - Rampoldi Casa.jpg


Dê uma olhada em mais designs de cama da Rampoldi Casa, clique aqui.


Harmonia, sem monotonia

Um truque que sempre ajudará você a ampliar visualmente um ambiente é criar harmonia e homogeneidade. Ao dizer isso, não nos referimos apenas ao uso das mesmas cores em todos os elementos do cômodo, mas à escala cromática, às variações de tons que devem criar um ambiente coerente. As cores neutras são a maneira mais fácil de alcançar esse objetivo, porque elas criam uma espécie de continuidade espacial, transportando o olho e ampliando virtualmente as superfícies. Para evitar a monotonia, não use a mesma tonalidade para todos os elementos, mas escolha cores da mesma escala cromática, selecionando tons do mais claro ao mais escuro: isso dará profundidade a toda a área, adicionando dinamismo e fazendo todo o quarto mais acolhedor. Ele não será mais uma caixa pequena e rígida, mas se tornará um ambiente fluido e confortável. Se isso ainda parecer monótono demais para você, coloque uma bela pintura ou algumas fotos acima da cabeceira da cama, ou ao lado de seu guarda-roupas.


quartos pequenos - Cattelan Italia.jpg


Saiba mais sobre a renomada marca Cattelan Italia, clique aqui.  


Design de iluminação

A luz artificial representa sempre uma ótima aliada quando se trata de ampliar visualmente um espaço. Especialmente em um quarto, é fundamental ter um design de iluminação bem pensado, com lâmpadas estrategicamente colocadas nos lugares certos. Nesse ambiente, não precisamos de muita luz, mas a iluminar bem uma parede expandirá visualmente a superfície de todo o cômodo. Uma boa solução poderia ser escolher uma luminária de mesa que permita regular a quantidade de luz: desta forma, ampliaremos magicamente o nosso quarto, de acordo com a regulagem da luz.


quartos pequenos -HR Design Studio.jpg


HR Design Studio cria luminárias com um design único e funcional. Saiba mais sobre esta marca, clique aqui.


Mas não se esqueça da luz natural

Nós falamos sobre a importância da luz artificial, mas não devemos subestimar a ajuda que vem da luz natural. Se tivermos a sorte de ter um quarto com uma grande janela, que recebe os raios solares, será suficiente deixar entrar a maior quantidade de luz possível. Uma grande janela de vidro realmente muda tudo em termos de percepção do tamanho do ambiente. Também é importante escolher uma cortina feita de um material leve, evitando definitivamente cores escuras e tecidos grossos, acima de tudo, e tentando combinar o tom com a cor da parede.


quartos pequenos - Larsen.jpg


Confira todas as belas cortinas da Larsen, clique aqui.


Organização 

Quando você tem um quarto pequeno, cada centímetro deve ser explorado no seu melhor, e cada parte do espaço deve ser selecionada para uma função específica. A organização é a chave para o sucesso e a única maneira para não transformar seu minúsculo quarto aconchegante em um caos. Um ambiente organizado, de fato, parecerá mais confortável e amplo: por isso, nunca negligencie a arrumação! O conselho que damos a você é identificar a função de cada porção do espaço: onde você coloca prateleiras ou caixas? Qual parede vai receber fotografias? Qual área será dedicada às roupas? Existe um espaço para um canto de leitura? O importante é que cada polegada disponível seja cuidadosamente pensada, seja ela dedicada a um objetivo ou deixada vazia.


quartos pequenos - Mox.jpg


Organize o seu espaço da maneira mais funcional com os acessórios da Mox. Clique aqui e veja mais da marca.


Direcione o olhar

Você já deve ter aprendido a lição principal: a chave para fazer com que seu pequeno quarto pareça um pouco maior, é encontrar maneiras visuais para enganar os olhos. Precisamos buscar elementos capazes de distrair, por assim dizer, nossos olhos do tamanho real da área, criando um ponto focal diferente. Se o quarto é estreito, queremos que os olhos levem para cima, em vez de olhar para as paredes ou para os móveis, uma boa maneira de enganar nossos olhos é usar móveis estreitos e altos, como estantes de livros. Se a geometria de um desenho for ligeiramente assimétrica, funcionará ainda melhor, adicionando dinamismo a toda a decoração.


quartos pequenos - Callesella.jpg


Esta estante é uma ótima solução, você não acha? Saiba mais sobre a marca Callesella clicando aqui.


Escolha um item de tamanho grande

Para concluir as dicas de como fazer um quarto pequeno parecer maior devemos focar no design de interiores "inteligente". Tanto quanto um móvel alto pode enganar o olho, o mesmo pode ser feito por um item de decoração de tamanho excessivo. Esta também será a oportunidade perfeita para expressar um pouco da sua personalidade através da decoração da casa, com um grande golpe de cena que vai roubar toda a atenção. Você deve direcionar os olhares para esse item de grandes proporções. Um lustre de design excêntrico será uma escolha maravilhosa, mas tente não exceder na escolha da cor: se a forma for muito detalhada e elaborada, será melhor escolher uma cor suave para a sua luz.


quartos pequenos -Dyberg Larsen.jpg


Inspire-se com o design contemporâneo da inovadora marca de iluminação Dyberg Larsen, clique aqui.


O poder dos espelhos

Um espelho não é apenas uma peça encantadora de design de interiores: é também uma forma maravilhosa de tornar o nosso pequeno quarto muito maior do que o seu tamanho real. Isso não vai apenas enganar os olhos e fazer acreditar que há muito espaço extra, mas também refletirá a luz, tanto de fontes naturais quanto artificiais. Se você quiser acertar dois coelhos com uma cajadada só, pode escolher um guarda-roupa que integre o espelho em suas portas: ele será elegante e ajudará na missão de ampliar visualmente o ambiente.


quartos pequenos - Alchimie.jpg


Que tal esses grandes espelhos desse guarda-roupa? Clique aqui e confira todos os produtos da marca Alchimie.


Separado com vidro

Quando você possui um apartamento pequeno, a tendência é criar espaços mais fluidos, que se comuniquem uns com os outros, em vez de serem separados por partições invasivas. É quando os muros se tornam nossos inimigos e temos que encontrar alternativas inteligentes para eles, já que quartos ainda exigem intimidade e privacidade. Uma mãozinha vem até nós do escritório e do local de trabalho: nesses casos, é importante definir e dividir espaços, sem uma partição invasiva. Você já pensou em usar alguma divisória de vidro opaco em sua casa? Elas proporcionarão privacidade ao seu quarto, mas eles ainda criarão fluidez e comunicação entre os espaços, permitindo que a luz se espalhe em direção a ele.


quartos pequenos - IVM.jpg


Preparado para arriscar divisórias em seu quarto? Veja mais produtos da IVM clicando aqui.


eurooo logo
Português