Salão do Móvel de Milão 2018: conheça as tendências para banheiros

Salão do Móvel de Milão 2018: conheça as tendências para banheiros


Muitas novidades foram apresentadas para o espaço no Salão do Móvel de Milão. Descubra o que chamou nossa atenção

Como você já deve ter percebido, andar pelo Salão do Móvel de Milão tem sido, literalmente, o que temos feito ultimamente. Essa época do ano é sempre assim, caminha-se muito pelos pavilhões de exposição em busca das novas tendências que em breve chegarão aos lares de todo o mundo. Hoje, apresentaremos o que vimos de novo em termos de banheiros, depois de confer os estandes das principais empresas do segmento. Nosso objetivo é que ajudar você, que não teve a oportunidade de estar em Milão, a descobrir o que vem por aí.

 

Desconstrução

Você provavelmente está se perguntando o porquê do uso do termo desconstrução como novidade, já que esse é um processo pós-moderno que está em andamento há décadas. Além disso, a desconstrução tem sido usada com muita frequência com uma tendência óbvia de mercado: se todo designer importante está implementando esse princípio, por que não deveria? No entanto, no Salão do Móvel deste ano, ficamos muito felizes em ver que a desconstrução não estava sendo aplicada como um mero conceito de imitação superficial, mas sim como um meio para o renascimento criativo. Um exemplo? Bem, quando você entra no estande de Antonio Lupi, esta é uma das primeiras instalações que você vê.


IMG_20180420_104952.jpg


Espere até ver a próxima foto ...


Você pode imaginar nossa surpresa quando vimos essas seções de mármore? O que são elas? Fazem parte de uma escultura decorativa? Qual é o propósito disso? No começo, achamos que era uma maneira primorosamente decorativa de apresentar - e talvez até mostrar um pouco - as habilidades de Antonio Lupi em trabalhar com materiais duros. No entanto, se você continuar andando, terá uma surpresa e econtrará este lavatório maravilhoso que você pode ver na foto abaixo. Todas as seções de flores foram empilhadas juntas, começando da menor para a maior. O resultado é um lavatório impressionante que você poderia muito bem manter como uma escultura. Um sistema de luzes LED estrategicamente colocadas o torna ainda mais notável.


Antonio Lupi 2.jpg


Nós achamos demais, e você? Confira mais criações de Antonio Lupi aqui


Contraste de cor

Outra tendência que parece bastante forte este ano, pelo menos no que diz respeito ao banheiro, é uma interação interessante entre tons mais escuros e mais claros. Essa mistura às vezes gira em torno de preto e branco apenas. Por exemplo, não é incomum ver um lavatório branco puro em um gabinete preto (ou uma versão aberta de um gabinete, como na foto abaixo). Ainda assim, note que não há apenas um tom de branco empregado aqui: o branco puro da bacia é completamente diferente do tom mais quente que encontramos no tecido macio estofado do banco. Toda a interação é completada pela forma essencial e redonda dos dois espelhos, cujo aspecto neutro ajuda a equilibrar todos os contrastes.


Cielo 2.jpg


Um projeto de banheiro da Cielo. Veja mais da marca aqui.


No entanto, esse contraste pode ser ainda mais complexo do que isso. Por exemplo, em vez de preto e branco, não é improvável encontrar uma nova e excitante interação entre preto, branco e marrom. Você sempre pensou que preto e marrom não poderiam ir juntos? Bem, pense de novo! Uma grande bacia branca fica em uma superfície de cerâmica branca, enquanto a estrutura se inclina sobre um gabinete marrom escuro. Mas, então, os dois espelhos pendurados acima do gabinete são cercados por uma moldura grossa e imponente que, inesperadamente, é pintada em um preto fosco que combina com as pias. Ainda assim, esse contraste é precioso, pois o calor do marrom adiciona profundidade ao ambiente. Mas, em nossa opinião, o verdadeiro toque de gênio aqui é aquela brilhante faísca de ouro que é adicionada pelas duas luminárias pendentes: um belo toque de vida e energia.


IMG_20180420_105421.jpg


Um outro belo projeto de banheiro da Cielo


Tampas de ralos

Você provavelmente sempre esteve acostumado a ver tampas de ralos impessoais: peças de metal feias que ninguém se importa muito com o design, porque são meramente funcionais. Mas até isso está mudando. Os ralos de drenagem estão se tornando uma parte importante da decoração do banheiro. O que temos visto em toda a feira são tampas grandes e lisas feitas do mesmo material e decoradas com a mesma cor que o resto da pia, e de fato, agora o ralo poder parte da harmonização de todo o ambiente.


Cielo.jpg


Se é fosco e de cor pastel, é um design da Cielo!


Variedade de formas

Normalmente, existe uma forma específica que domina os designs de um determinado ano da feira, mas até onde pudemos ver, esta edição será diferente. Usemos as banheiras, como exemplo. Pelos estandes você pode encontrar uma banheira quadrada clássica, ideal para festas na piscina ou uma festa em uma noite fria de inverno: grande, profunda, equipada com um sistema de hidromassagem avançado e um sistema de iluminação LED que te permite desfrutar em casa os benefícios da cromoterapia profissional.


Geromin.jpg


Uma linda banheira de hidromassagem by Gruppo Geromin.


Mas então, caminhando um pouco mais você encontrará banheiras que são o oposto disso. Por exemplo, verá peças pequenas e circulares, cercadas por um muro excepcionalmente alto. O modelo mais impressionante foi certamente este da Graff, inspirado por uma das pinturas mais famosas de Gustav Klimt, “Danae”. A pintura segue uma estrutura circular, quase elíptica, onde podemos ver Danae dormindo, enrolada em si mesma: é, portanto, bastante fácil ver por que a banheira resultante foi projetada para ser tão aconchegante e circular.


Graff.jpg


Gostaria de ver mais projetos de banheiro da Graff? Clique aqui!


Não está satisfeito com nenhum desses modelos? Não se preocupe, porque você vai encontrar muitas banheiras ovais também!


IMG_20180420_105714.jpg


Voltamos a um projeto da Antonio Lupi


Torneiras minimalistas

Na verdade, é seguro dizer que essa é uma tendência que existe há anos. Ainda assim, ano após ano a forma das torneiras parece tornar-se ainda mais mínima. Um bom exemplo é dado por estes modelos: retângulos simples curvados sobre a pia. Porém, note o uso cuidadoso dos materiais. Diferentes materiais, cores e acabamentos são empregados para fazer essas torneiras se destacarem na multidão.


Axor.jpg


Torneiras limpas e essenciais da Axor


Design lúdico

Por que não trazer alguma diversão para o banheiro também? Se, por acaso, você estiver familiarizado com a Scarabeo, provavelmente já sabe que um de seus designs icônicos são as pias em forma de baldes, equipadas com uma alça decorativa e um aro. Bem, no Salão deste ano, Scarabeo decidiu presentear-nos com algumas criações fofas e engraçadas: baldes ainda brancos, mas decorados com contornos de cidade e padrões coloridos.


Scarabeo 1.jpg


Que tal esses baldes? Veja mais da Scarabeo aqui!


eurooo logo
Português