Empodere sua casa com cores quentes na sala de estar

Empodere sua casa com cores quentes na sala de estar


Usar cores quentes na decoração desse espaço é a melhor maneira de criar um ambiente energizante

Uma sala de estar deve ser aconchegante, acolhedora e agradável, afinal esse é um local para desfrutarmos nosso tempo de lazer. A melhor maneira de transformar a atmosfera deste ambiente é com cores! Você certamente sabe que elas podem afetar nosso humor, nosso bem-estar, nossas sensações e sentimentos. Usando tons de terra que lembram a natureza, as cores quentes o envolverão em um abraço de energia, melhorarão o estilo de sua sala de estar e o deixarão de melhor humor. Marrom, laranja escuro, verde profundo e amarelo intenso serão as melhores opções de cor, para restaurar o seu espírito e desfrutar plenamente do tempo em casa com os seus entes queridos. Estas cores já provaram aumentar a taxa de adrenalina e respiração, elevar a pressão arterial e temperatura corporal, fazendo você se sentir mais ligado. Quanto mais forte a cor, mais intenso esse efeito de “aquecimento” tende a ser.


cores quentes - Fendi Casa.jpg


Seja na alta costura ou no design de móveis, as criações dessa marca parecem sempre feitas para nossas necessidades. Veja mais móveis de sala de estar da Fendi Casa aqui.


Matérias-primas e apelo natural

Você pode estar se perguntando o porquê das cores quentes terem tanta eficácia. É simples: ela são tão eficazes dessa forma porque nos lembram instintivamente da natureza, mexendo com nossos aspectos humanos mais intrínsecos. A maneira mais fácio de tirar proveito desses benefícios é incluir a madeira e as matérias-primas na nossa decoração. Esta regra é válida para todas as áreas da casa, mas funcionará particularmente bem na sala de estar. Objetos e designs que mostram a aparência mais natural da matéria têm um efeito reconfortante e capacitador em nós, e artesãos e designers qualificados conseguem aumentar esse sentimento ao criar seus melhores trabalhos.


cores quentes - mapswonder.jpg


Que tal este aparador feito de madeira natural com design que mistura o clássico e o moderno? Confira mais objetos de design com cores quentes da Mapswonders aqui.


Uma detalhe que captura a atenção

As cores quentes podem ser muito poderosas, elas lembram da luz solar, areia, fogo e calor. Esses tons são capazes de adicionar uma personalidade forte a um espaço, refletindo o temperamento das pessoas que vivem na casa, incutindo energia e calor nelas. Essas cores poderosas são perfeitas para salas grandes, pois se tornam pontos de vida no ambiente, adicionando dinamismo e movimento ao espaço. O laranja brilhante desta mesa de centro, por exemplo, tornaria sua sala de estar vibrante e única, apenas com a intensidade de sua cor.


cores quentes - Cuco.jpg


Esta mesa de centro vai chamar a atenção por sua aparência futurista e de ponta. Gostou do modelo? Saiba mais sobre os designs da Cuco aqui


O verde é uma cor quente?

Você pode pensar em verde como uma cor fria, mas certos tons e tonalidades podem fazer esse tom funcionar perfeitamente em um esquema de cores quentes. A escolha do material também desempenha um grande papel na percepção das cores: assim como a madeira, quase todos os materiais naturais trazem a mesma sensação de calor e energia. Pedras e mármores, quando chegam em tons quentes e profundos, são capazes de lhe dar a mesma sensação instintiva de uma cor marrom-escura. Esta pequena mesa redonda é projetada pela Tom Dixon, e é um maravilhoso exemplo de como o verde pode se encaixar perfeitamente em um ambiente de cores quentes: imagine-a ao lado do armário de madeira que vimos antes e tente imaginar o sentimento de fortalecimento desses dois objetos de design combinados.


cores quentes - Tom Dixon.jpg


O mármore tem definitivamente um poderoso charme como elemento de design de interiores, não acha? Dê uma olhada em mais criações da Tom Dixon aqui.


Mas e o piso?

Com tons tão intensos em todo o design de interiores, seria melhor escolher uma cor neutra para o seu piso: os ladrilhos e a madeira poderiam estar fantásticos em um bege delicado ou marrom muito claro. Dito isso, sabemos que você não pode resistir e colocar um toque de cor, mesmo no chão. Um tapete pode ser um acessório maravilhoso para uma sala de estar, especialmente se você tiver uma área muito grande. Um bom estilo médio tapete oriental seria um recurso bonito para o seu ambiente, mas se você acha que os tapetes tradicionais são muito antiquados, existem marcas que oferecem soluções originais a sua decoração. Há uma empresa espanhola com uma linha fora do comum, Hidraulik, que cria tapetes que imitam majólica e mosaicos: o efeito trompe-l'oeil é surpreendente, e a variedade de cores quentes que eles oferecem é realmente vasta.


cores quentes - Hidraulik.jpg


Este tapete não é verdadeiramente único? Conheça mais modelos criados pela Hidraulik aqui.


Se você gostou desse artigo, pode gostar desse também: “Lustres e luminárias coloridas podem melhorar a sua decoração”, nele apresentamos ideias para criar um design de iluminação multicor na sua casa, com lustres e luminárias coloridas.





eurooo logo
Português