Como decorar um apartamento de plano aberto

Como decorar um apartamento de plano aberto


Já teve dificuldades para definir limites entre a cozinha e a sala de estar em seu apartamento de plano aberto? Veja dicas para fazer isso com estilo

Assim falaram os profetas do design de interiores: existe um cômodo que está desaparecendo progressivamente há anos e que logo não existirá mais; eles se referiam à nossa sala de estar. É verdade que a maioria das casas e apartamentos construídos nas décadas anteriores tendem a ter um espaço separado, dedicado exclusivamente ao entretenimento e relaxamento; mas, a grande maioria dos novos projetos de arquitetura tendem a unir a cozinha e a sala de estar. Em suma, o futuro é feito de apartamentos de plano aberto. Em parte, isso se deve, obviamente, ao aproveitamento de espaços, tão importante nos dias de hoje: um apartamento em plano aberto ocupará muito menos espaço do que outro dividido em muitos cômodos. Mas existe também uma razão de simples convívio: juntas, cozinha e sala de estar são perfeitas para socializar. Afinal, ninguém merece estar isolado na cozinha, enquanto todos socializam na sala. Ainda assim, ninguém gosta de confusão, é preciso definir limites! Então, vamos dar uma olhada em algumas maneiras inteligentes de focar e organizar seu apartamento de plano aberto.


NÃO coloque a mesa perpendicularmente às unidades de cozinha

As letras maiúsculas são intencionais! Nós amamos o design limpo, mas ainda acolhedor da cozinha e sala de jantar que vemos na foto abaixo; no entanto, colocar a mesa de jantar perpendicularmente às unidades da cozinha pode ser um grande erro que você deve evitar. Óbvio que se você possui uma enorme cozinha, é mais livre para fazer o que quiser com seus móveis. Mas se, pelo contrário, há um espaço limitado, um planejamento mais consciente se faz necessário. O que estamos tentando dizer é que uma mesa paralela fará alguns favores. Em primeiro lugar, ao criar um ato duplo, a sala parecerá mais ampla. Isso também também definirá uma primeira distinção entre a cozinha e a sala de jantar, além de você manter uma ilha de cozinha super útil para preparação de alimentos.


apartamento plano aberto - Callesella.jpg


Confira mais designs de cozinha da Callesella aqui.


Cubra suas prateleiras de parede

Uma maneira inteligente de enganar os olhos para fazê-los acreditar que o espaço é maior do que realmente é, é cobrindo suas prateleiras na parede! Existem várias maneiras de fazer isso. Uma delas é literalmente fechar as prateleiras e todo o espaço de armazenamento dentro de painéis deslizantes: basicamente, você terá muitos armários invisíveis que pode abrir sempre que precisar. Mas, há outra maneira mais criativa que você provavelmente nunca pensaria! Que tal colocar um papel de parede criativo e moderno  e depois mimetizá-lo com os móveis? O melhor tipo de revestimento de parede para disfarçar algumas prateleiras é um modelo ricamente estampado ou geométrico!


apartamento plano aberto - Londonart.jpg

Que tal esse papel de parede da Londonart? Clique aqui para ver mais da marca.



Considere uma mesa redonda

Uma mesa redonda é uma solução perfeita, pois não só parece mais aconchegante que a retangular, mas também é menor! Ainda assim, você pode acomodar facilmente até quatro pessoas ao seu redor, e talvez mais, dependendo do modelo. Além disso, uma mesa redonda cria um ponto de foco agradável que traçará imediatamente uma distinção entre a área da cozinha e a sala de estar. Recomendamos uma de cor clara: como sempre, tenha em mente a regra de ouro, segundo a qual um tom mais claro aumentará opticamente o espaço.


apartamento plano aberto - Presotto.jpg


Veja mais móveis da Presotto aqui.



Móveis Bombril

É crucial pensar realmente em que tipo de mobília vai ajudá-lo a revelar todo o potencial do seu espaço. Nossa dica? Procure móveis que sejam como o famoso slogan de Bombril. O que queremos dizer? Móveis que tenham mais de uma utilidade, que executem diversas funções.! Este tipo de mobiliário será sempre o seu melhor aliado se viver num apartamento. Pegue suas cadeiras de jantar, por exemplo: por que conseguir uma cadeira que sirva só para sentar em uma mesa, quando você pode gastar um pouco mais em uma cadeira confortável que também pode usar como poltrona para a sua sala de estar? Ou como uma poltrona de estúdio para colocar na frente de uma mesa, se você trabalha em casa?


apartamento plano aberto - Myyour.jpg


Sofá ou cadeira? Essa solução da Myyour permite as duas coisas com um único móvel. Para mais soluções multifuncionais da marca, clique aqui.


O mesmo vale para outras peças de mobiliário também: por exemplo, esta linda mesa de centro não só tem mais espaço de armazenamento aberto do que uma padrão, mas também gaveta para guardar mais coisas.


apartamento plano aberto - Artely.jpg

 

Quer ver mais móveis da Artely? Clique aqui!


Use espaço de armazenamento para separar as áreas

Por mais que uma painel móvel seja uma excelente solução para separar informalmente áreas diferentes, não a recomendamos aqui. É verdade que ocupa quase zero espaço, mas se você quer manter um diálogo aberto entre a cozinha e a área de estar do seu apartamento, deve ser capaz de ver cada parte do espaço. Uma maneira inteligente de separar e preservar a conexão entre os espaços é aproveitar ao máximo o que você tem, usando o espaço de armazenamento como telas. Por exemplo, um sistema de prateleiras abertas é uma solução ideal! Em vez de colocá-lo contra a parede, ele vai para trás do sofá, ficando a meio caminho entre a cozinha e a sala de estar improvisada.


apartamento plano aberto - Jaanus Orgusaar.jpg


Clique aqui e dê olhada em mais peças de mobiliário criativas projetadas por Jaanus Orgusaar.


A desvantagem desta solução é que as prateleiras abertas têm uma tendência inata para se tornarem realmente confusas. Claro, você pode incorporar a Monica Geller, inesquecível personagem de Friends, da situação e ser ultra-arrumada por natureza, mas, se isso não é com você, e pensa que suas prateleiras abertas bem no meio da sala em breve parecerão uma bagunça completa, opte por um armário fechado! Apenas certifique-se de que é exatamente tão alto quanto o sofá atrás do qual você o colocará.


apartamento plano aberto - Red Edition.jpg


Gostou? Então, clique aqui e veja mais criações da Red Edition.



Empregue diferentes soluções de iluminação

Outra ótima maneira de traçar uma distinção clara entre a cozinha e a área de estar é empregar diferentes tipos de luz. Nossa sugestão? Bem, tanto na cozinha quanto na sala de jantar, luzes de teto – lustres e luminárias pendentes - são definitivamente a melhor escolha. Elas não ocupam espaço e são perfeitas para serem colocadas logo acima da mesa de jantar. Adicionarão também muita personalidade à sala, então sinta-se à vontade para ousar na cor ou na forma…ou em ambas!


apartamento plano aberto - De Majo.jpg


 

Que tal esse belo pendente da de Majo, para usar com aquela mesa redonda? Clique aqui para mais criações da tradicional marca.


Para a sala de estar, recomendamos luminárias de piso; provavelmente você passará bastante tempo lendo em seu sofá ou em sua poltrona favorita, de modo que a melhor e mais funcional solução é uma luminária que se curve para iluminar as páginas que você está lendo.


apartamento plano aberto - Astep.jpg


Veja mais criações da Astep aqui!


Seja compacto

Sim, nós sabemos: há tantos sofás bonitos, confortáveis e enormes por aí, e é claro, você também adoraria comprar um. Mas, infelizmente, a dura realidade é que precisamos aceitar o fato de que talvez não tenhamos realmente espaço para móveis enormes. Então você deve ser realista aqui e ser o mais compacto possível!  Além disso, um modelo pequeno não é necessariamente igual a desconfortável: apenas certifique-se de selecionar um sofá ricamente almofadado, estofado com tecido de alta qualidade e voilà! Sua sala de estar será impecável.


apartamento plano aberto - Moooi.jpg



Clique aqui e veja mais criações da Moooi!


eurooo logo
Português