BoConcept: gigante mundial do design com qualidade dinamarquesa

BoConcept: gigante mundial do design com qualidade dinamarquesa


Saiba mais sobre a BoConcept, marca presente em todo o mundo e representante da qualidade dinamarquesa no setor, e ganhe inspiração para sua casa

O nome BoConcept parece familiar? Se a resposta for sim, não é por acaso: esta marca de móveis e decoração da Dinamarca é uma das mais relevantes do mundo, e isso não é um fenômeno passageiro. Talvez você já conheça e ame a mobília da empresa, mas não deve saber que ela foi fundada em 1952, por dois artesãos e marceneiros dinamarqueses, Jens Ærthøj e Tage Mølholm. Basta pensar sobre isso: quase 70 anos atrás! Como resultado, a BoConcept teve todo o tempo necessário para se tornar a cadeia de móveis de varejo mais global da Dinamarca, com mais de 250 unidades de vendas em 64 países em todo o mundo. Algo impressionante para uma empresa que começou com quatro funcionários.


boconcept - 1.jpg

A mesa Milano

 

 

É claro, como você pode imaginar, não é por acaso que uma marca que começou do zero conseguiu se tornar uma das mais relevantes e importantes do mundo no seu setor. O que torna a BoConcept tão única? Primeiro de tudo, a singularidade, uma das suas principais características. Todos os seus móveis são altamente personalizáveis: cada cliente é um indivíduo com personalidade, gosto e necessidade únicos, portanto, é natural que um tamanho não sirva para todos, como acontece com uma roupa. Quais recursos você pode personalizar? Normalmente, é possível quase construir sua própria peça de mobília ideal, uma vez que características como o estofamento, a cor, o tamanho, bem como outros materiais, são todos baseados na preferência expressa pelo comprador.


boconcept - 2.jpg

O sofá Madison

 

 

O estilo que caracteriza a marca escandinava foi fortemente influenciado pela estética funcionalista que, teve muita popularidade na Dinamarca durante os anos 50; por causa disso, seus móveis ainda carregam a marca desse período. No entanto, isso não implica que a BoConcept tenha permanecido presa ao passado! Suas coleções são projetadas por uma equipe de designers altamente criativos que nunca esquecem dessa inspiração, mas sem permitir que a marca se repita. Além da equipe de designers e consultores, geralmente se a empresa se alia a designers que não pertencem à família “fixa” da BoConcept, e essas colaborações geralmente acabam ganhando reconhecimento mundial. Por exemplo, em 2013, a BoConcept ganhou o prestigiado Prêmio Red Dot, graças à coleção Ottawa, projetada por Karim Rashid.


boconcept - 3.jpg

O sistema de escritórios Copenhague

 

 

 

Uma outra característica que certamente desempenha um papel importante no sucesso da BoConcept é o preço acessível do mobiliário. É claro que isso não significa que os atributos do móvel sejam ruins, mas mostra a capacidade de equilibrar qualidade, design, personalização e preço. Não devemos nos surpreender: uma das crenças da BoConcept é que eles devem “confundir” seus clientes, oferecendo-lhes um grande valor, a um preço razoável. Se alguém tem o gosto refinado de poder reconhecer a qualidade e a arte por detrás de uma peça da BoConcept, porque é que não poderiam desfrutar em casa?


boconcept - 4.jpg

O sofá-cama Estocolmo

 

 

Uma das principais características da BoConcept é a capacidade de unir o antigo e o novo. Às vezes, eles podem ser perfeitamente equilibrados, enquanto em outros casos, um pode prevalecer. Por exemplo, a combinação de poltrona e apoio para os pés abaixo é um exemplo da velha escola prevalecendo sobre a nova! Esta poltrona pode ser um pouco curvilínea e almofadada para os anos 50, mas no que diz respeito à forma geral, ao estofamento e à cor, poderia muito bem ser encontrada na sala de leitura de uma casa dos anos 50.


boconcept - 5.jpg

A cadeira Reno

 

 

 

Por outro lado, também podemos encontrar exemplos do contrário. Dê uma olhada nesta mesa e cadeira totalmente brancas: é o mínimo possível e, especialmente por causa da extremidade de madeira das pernas, foi claramente projetada em tradição escandinava completa.


boconcept - 6.jpg

A mesa de apoio Cupertino

 

 

 

Poderíamos encontrar muitos e muitos exemplos da influência da tradição dinamarquesa de design de interiores nos projetos da BoConcept. Tome esta cadeira de couro, por exemplo. Dê uma olhada no ângulo em que está inclinada, o material - couro, a cor, bem como a espessura das almofadas. Não te lembra as poltronas de um Erik Jørgensen?


boconcept - 7.jpg

A cadeira Imola

 

 

Ao mesmo tempo, a inspiração não vem necessariamente de dentro! Os grandes designers sabem que a chave da criatividade procura inspiração em todo o lado, mesmo nas culturas de outros países! Graças a esta forma de conceber arte e design, muitas peças de mobiliário que reúnem tradições dinamarquesas e estrangeiras foram criadas. Por exemplo, o sofá-cama abaixo foi claramente projetado com o Japão em mente: podemos ver isso pela simples essencialidade das linhas e da prancha, que nos lembra um tatame.


boconcept - 8.jpg

O sofá Fusion

 

Novamente, porém, a principal influência continua sendo a do design escandinavo. Agradáveis ecos do estilo hygge podem ser encontrados neste design de sala de estar: tudo - da brancura pura das cadeiras (amaciada pelas pernas de madeira), ao tapete de lã quente, à água-marinha escura do sofá - tudo dialoga com relaxamento e aconchego, mesmo que a maior parte da paleta de cores usada para decorar este ambiente seja fria.


boconcept - 9.jpg

O sofá Fargo

 

Se você não estava familiarizado com a BoConcept, esperamos que tenha gostado de mergulhar em seu mundo! Clique aqui se quiser saber mais.

 


eurooo logo
Português