Desvendando o estilo industrial na cozinha

Desvendando o estilo industrial na cozinha


Confira um guia sobre como adotar o estilo industrial de forma adequada a este ambiente

O estilo industrial tem suas raízes na revolução cultural dos anos oitenta, quando Nova York se tornou a capital da moda e do design, dando vida nova a antigos galpões e edifícios industriais, adaptando-os ao uso residencial. Foi assim que os lofts industrial-chiques foram criados, antes de se tornarem super populares por sua singularidade e sua maneira de representar o estilo de vida moderno. Este tipo de habitação difundiu o estilo industrial até se tornar uma enorme tendência de design de interiores, caracterizada por uma mistura de mobiliário com um aspecto “usado” e linhas vintage, adotada em todos os cômodos da casa, incluindo a cozinha. Há muitas características básicas que uma cozinha de estilo industrial dever ter, mas é fácil cometer equívocos, o que pode nos levar a exagerar em alguns elementos e negligenciar outros. Neste breve guia, tentaremos destacar os elementos que mais definem o estilo industrial na cozinha e dar-lhe algumas ideias sobre como executá-lo com perfeição.

 

estilo industrial - gessi.jpg

 

Pronto para aprender tudo sobre estilo industrial? Começamos com essa pia de cozinha da Gessi.

 


Madeira, madeira e madeira novamente

De cor clara ou escura, lisa ou envelhecida, a madeira é o principal protagonista de qualquer cozinha de estilo industrial, juntamente com metal e aço. Este belo material deve sempre ser deixado à sua crueza natural, seja para pisos, mesas, unidades de armazenamento, armários ou tampos. A madeira dará ao ambiente um calor especial que atenuará a dureza dos outros elementos de estilo industrial, como metal, pedra ou concreto.

 

estilo industrial - bauwerk.jpg


Os pisos de madeira da Bauwerk Parkett serão perfeitos para a sua cozinha de estilo industrial.

 


Paredes de tijolo

Uma coisa que certamente afirmará que esta é uma cozinha de estilo industrial é uma parede de tijolos; deliberadamente deixada rústica e natural, ela trará uma personalidade forte na decoração do seu ambiente. Além disso, todos os outros elementos, respondendo à estética minimalista que este estilo impõe, vão se destacar da melhor maneira, criando um charmoso contraste com a aspereza dos tijolos

 

 estilo industrial - old sax.jpg


Clique aqui e saiba mais sobre a Old Sax.


Cinza e preto 

Se a sua cozinha não tem uma parede de tijolos e você não é capaz de criar uma, já que seria uma operação invasiva demais, não há problema: a escolha da cor virá salvar sua vibração industrial. Cinza escuro, declinando em diferentes tons tendendo a ferro e antracite, é o “must” do estilo industrial, juntamente com o preto. Esses temas de cores, especialmente na cozinha, darão uma aparência muito forte e ousada ao ambiente. Você pode jogar combinando acabamentos opacos e laca, criando dinamismo e diferentes profundidades em sua decoração. Uma cozinha industrial com cinza e preto definitivamente terá uma vibração mais contemporânea, trazendo esse estilo para o futuro.

 

estilo industrial - laminam.jpg 


Laminam tem a melhor seleção de materiais para suas bancadas de cozinha. Confira todos aqui.



Metal: o elemento essencial

Do ferro ao alumínio, passando pelo aço, cobre e estanho, o metal é certamente um dos componentes fundamentais do estilo industrial. Polido e brilhante, ou talvez oxidado ou escovado, seja como for é perfeito para armários, móveis, acabamentos e elementos estruturais, como o tampo da pia. O metal pode ser usado não só para estruturas e superfícies, como nesta imagem, mas também pode ser escolhido para uma pia de cozinha espaçosa. O metal é fundamental para dar uma personalidade forte ao espaço e é perfeito em cozinhas de plano aberto, tão comuns nos lofts.

 

 estilo industrial - metalmobil.jpg

 

Clique aqui para descobrir tudo sobre a Euromobil.


O exaustor

Um dos elementos-chave que nunca deve ser negligenciado em qualquer cozinha, e acima de tudo em uma de estilo industrial, é o exaustor. Certifique-se de colocá-lo acima do fogão, mesmo quando a área de cozimento estiver na ilha central: essa será outra chance de expressar seu gosto pelo design. Você pode optar por um modelo de aço brilhante ou combiná-lo com os elementos de madeira da cozinha, ou até mesmo usar uma cor forte como o preto. Desde que você escolha um design minimalista que combine com o restante dos móveis, não há como errar.

 

estilo industrial - marchi.jpg 


Marchi Cucine é uma das mais renomadas marcas italianas de cozinhas. Clique aqui e veja mais criações da empresa.


Um pouco de cor com azulejos

O estilo industrial tem regras bastante rígidas, provavelmente mais do que outros estilos, mas isso não significa que você tenha que desistir da experimentação e de seguir seu próprio gosto, inserindo pequenas variações cromáticas ao esquema de cores escuras do estilo. Afinal, todos nós queremos criar uma versão que também contenha algo sobre nossa personalidade, para tornar o espaço mais único e menos óbvio. Entre os toques pessoais que você poderia dar à cozinha, certamente há a possibilidade de introduzir um pouco de cor: os azulejos de cerâmica e a majólica atrás da pia da cozinha e do fogão podem ser a melhor maneira de fazer isso. Desta forma, a cor será concentrada em um pequeno ponto, que não vai quebrar a harmonia do estilo industrial circundante, e você será capaz de criar sua própria versão desta tendência moderna.

 

estilo industrial - Bussoga.jpg 


Clique aqui e veja todos os designs criativos da Bussoga.


eurooo logo
Português