Moooi: design exclusivo agora no Brasil

Moooi: design exclusivo agora no Brasil


Conheça a Moooi, marca holandesa que é sinônimo mundial de design exclusivo e original, e agora chega ao Brasil pela Eurooo.

Prepare-se para conhecer um design exclusivo, criativo e exuberante. Da Moooi, não se espera menos do que isso, afinal o próprio lema da companhia é "A inesperada boa vinda". Seu nome já nos prepara para um mundo de maravilhas: “Moooi” vem da palavra holandesa para “linda”, com um extra “o”, no entanto. Por que? Bem, a ideia é transmitir uma sensação de beleza e singularidade. Nosso veredicto? Missão cumprida! Uma olhada em qualquer uma de suas criações é suficiente para provar sua personalidade exuberante e fora do comum.

 


moooi - 1.jpg

A luminária Perch

 

 

Para começar a entender essa marca, que é trazida ao Brasil com exclusividade pela Eurooo, devemos saber que ela é uma empresa bastante jovem: fundada em 2001 por Marcel Wanders e Casper Vissers. Como os conceitos de beleza, originalidade e exclusividade são o que a impulsionam, a legião de designers que trabalham com a Moooi é absolutamente livre para dar asas à sua criatividade! Segundo o co-fundador Marcel Wanders, agora na liderança da direção de arte, eles não dizem aos designers o que fazer: em vez disso, os designers concebem ideias que a direção da empresa ajuda a moldar em criações reais e concretas. Mas o que eles criam exatamente? A marca se concentra em iluminação, móveis e acessórios; Não é fácil identificar seu estilo, e por uma série de razões.

 

moooi - 2.jpg

A mesa de centro Bassotti

 

 

 

A principal razão, no entanto, é que não há um estilo, mas muitos! A Moooi não depende de uma única equipe de designers, mas frequentemente colabora com designers de todo o mundo. O resultado é que algumas criações, apesar de ainda serem originais, são adequadas para um apartamento elegante e minimalista. Algumas outras, no entanto, exigem um ambiente com uma personalidade forte! Um design arrojado precisa de um contexto ousado, uma sala que possa se manter firme. Um excelente exemplo destes projetos extravagantes e chamativos é a Luminária do Cavalo, mostrada abaixo. Fiel às verdadeiras dimensões de um animal da vida real, ela traz o mundo natural com a alma artificial de nossas vidas contemporâneas. Não podemos imaginar uma peça como essa dentro de uma sala monótona e chata.

 

moooi - 3.jpg

A Luminária do Cavalo

 

 

Esse peculiar artigo de iluminação, por exemplo, não é uma criação de um dos designers da empresa; a ideia foi concebida e levada a cabo pela equipa sueca Front Design. Como normalmente acontece com a Moooi, sempre que os diretores criativos apreciam o trabalho de um certo designer, eles começam uma colaboração. No entanto, muitas peças nascem dentro da companhia! Um exemplo é o sofá Love, que foi projetado pelo próprio Marcel Wanders, assim como muitos outros projetos que podemos admirar. A ideia por trás disso é que, em geral, o design de interiores é uma questão de beleza e amor; o que pode ser mais bonito e satisfatório do que passar uma noite em boa companhia no seu sofá Love?


moooi - 4.jpg

O sofá do amor

 

 

 

A sede da Moooi está localizada em Breda, na Holanda, mas, apesar de ser uma empresa relativamente jovem, comparada com outras marcas de móveis, já abriu lojas próprias em Londres e em Nova York, e seus produtos estão sendo vendidos em mais de 70 países pelo mundo. Um dos pontos fortes da Moooi é que esteve aberta desde o início à colaboração com outros designers: foi assim que a marca pôde participar do Salão do Móvel de Milão e apresentar suas novas coleções todos os anos desde sua fundação. A maioria das marcas de móveis precisa de anos de experiência e pequenos passos para poder participar de exposições internacionais de alto nível, mas todas as portas já estavam abertas para a Moooi.


moooi - 5.jpg

A luminária pendente JUUYO

 

 

Nem todas as criações de Moooi são imensas e extravagantes como a majestosa luminária do Cavalo. Ainda assim, todos os projetos sempre conseguem ter uma personalidade muito distinta. Um dos designs que atraiu a maior atenção foi a mesa Paper, projetada pela dupla Studio Job. A estrutura principal é claramente baseada em uma mesa de aparência clássica; no entanto, o que o torna tão especial é o seu aspecto lúdico. O que a fazparecer tão divertida, quase como uma mesa de crianças? Primeiro de tudo, o quadro robusto, especialmente quando combinado com as grandes dobradiças. Então, a cor: um tom claro e puro de luz e marrom claro; exatamente os tons que esperamos ver em um brinquedo de madeira para crianças.


moooi - 6.jpg

A mesa Paper

 

Um recurso que parece ser comum à maioria das criações do Moooi é sua versatilidade. Eles precisam estar cercados por um contexto forte e bem definido, mas, desde que sejam, eles se encaixam facilmente em qualquer tipo de design de interiores. Tome Coppélia, a deslumbrante interpretação contemporânea de um lustre clássico do designer japonês Arihiro Miyake. É uma peça impressionante de design que pode entrar em uma elegante sala de jantar, bem como em um sótão mínimalista ... ou em uma nova sala gótica! E, de fato, esse é o tipo de contexto em que foi descoberto pela primeira vez.


moooi - 7.jpg

O lustre Coppélia

 

 

Outra característica marcante da Moooi é que você precisa de cores para criar um design inesquecível, mas você não precisa necessariamente misturar tons brilhantes e neon para alcançá-lo! Por exemplo, a mesa Xadrez é uma mesa robusta em preto e branco que consegue parecer impressionante simplesmente por causa do padrão xadrez preto e branco. A superfície também pode ser empregada para jogos, o que reforça a idéia de que o design não é - necessariamente - um conceito abstrato e alienígena, mas, como Marcel Wanders observou, está enraizado no amor e na diversão.


moooi - 8.jpg

A mesa Xadrez

 

 

 

Em conclusão, é difícil encontrar uma da Moooi que não tenha algo de especial. Seja um atraente lustre inspirado em origami ou uma luminária de piso mínima e descolada, sabemos que devemos estar preparados para esperar algo, definitivamente, fora do comum desta marca holandesa.


moooi - 9.jpg

 

A luminária de piso T

 

 

 

 Você que ver mais do design exclusivo da Moooi? Então clique aqui!


eurooo logo
Português