Woodnotes: design escandinavo na essência

Woodnotes: design escandinavo na essência


Se você é fã do design escandinavo não pode ignorar essa marca finlandesa que vai enriquecer sua decoração

Ao menos que você tenha vivido em uma bolha nas últimas décadas, já sabe que o mundo do design de interiores ama qualquer coisa escandinava. E não apenas o design: pense na arte em geral, como a música, por exemplo, onde artistas como Röyksopp e Avicii obtiveram enorme fama e sucesso internacional. Sem mencionar a literatura: com os grandes sucessos de Stieg Larsson, Jo Nesbo, entre outros. Existem várias características do estilo escandinavo que são atraentes para os amantes da decoração. Primeiro de tudo, deve-se destacar as linhas precisas e claras; depois a alta qualidade dos materiais empregados e, por último mas não menos importante, a vibração geral que o estilo transmite. Apenas as marcas mais relevantes incluem todas essas três características no mesmo pacote, e a Woodnotes é, com certeza, uma delas. Você está pronto para descobrir mais sobre essa representante genuína do design escandinavo?

 

woodnotes - 1.jpg

O tapete “The Road”

 

 

 

A Woodnotes é uma marca finlandesa que foi fundada cerca de trinta anos atrás, em 1987, pela designer têxtil Ritva Puotila e seu filho Mikko Puotila. A ideia principal por trás de todo o projeto era criar uma linha de peças decorativas que fundissem o mundo natural da Finlândia com as mais recentes tecnologias. Qual parte do mundo natural finlandês, você pergunta? Bem, seus principais materiais: madeira e papel. Hoje, graças a várias colaborações com outros designers, a Woodnotes tem se expandido e  produzido diferentes linhas de produtos e peças decorativas, as principais criações, conhecidas mundialmente, são os tapetes e carpetes.

 

 

woodnotes - 2.jpg

O tapete “The Midsummer”

 

 

 

Mas o que faz um tapete da Woodnotes tão único? Bem, Ritva Puotila, que é uma designer têxtil, foi a primeira a pensar em usar fios de papel para fazer tapetes. Ninguém jamais havia considerado essa opção antes, e a razão pela qual Ritva Puotila queria empregar esse material específico em vez de outro, não tinha nada a ver com encontrar um substituto para outros materiais, mas sim, com aproveitar ao máximo suas propriedades únicas. O uso de fios de papel como material têxtil é bastante recente e, de fato, uma das razões por trás do grande sucesso da Woodnotes foi sua capacidade de inicialmente entender todas as vantagens de empregar esse em vez de outros materiais. Por exemplo, apenas algumas de suas propriedades inerentes incluem ser antibiótico, desodorante, ter retenção de umidade e secagem rápida por absorção. É claro que nem tudo sobre o fio de papel é perfeito: por exemplo, é um material um pouco menos flexível do que um fabricante poderia estar acostumado, e essa característica pode tornar o processo de tricotar um pouco complicado. No entanto, graças aos seus 30 anos de experiência, a Woodnotes já dominou esse processo.

 

 

woodnotes - 3.jpg

O tapete “The Avenue”

 

 

 

Uma coisa que está intimamente ligada ao conceito de usar fios de papel para tricotar tapetes e carpetes de alta qualidade é o conceito central de “ecodesign”. Na verdade, “ecodesign” é exatamente como poderíamos chamar cada peça que sai dos laboratórios Woodnotes. Cada peça é atada, tecida ou tufada à mão; as cores empregadas são rigorosamente naturais, e todo material e produto químico são, não apenas naturais, mas também 100% não alérgicos. Mas essas qualidades-chave são apenas uma pequena parte da natureza favorável ao meio ambiente do Woodnotes. Além destes, o fio de papel utilizado é sempre produzido a partir de papel de alta gramatura durável que pode ser reciclado ou queimado para produzir energia. Assim, a Woodnotes e suas empresas parceiras buscam continuamente novas maneiras de reduzir seu impacto ambiental; uma delas tem sido usar produtos biodegradáveis, produzindo seu papel branco sem o uso de cloro gasoso e, finalmente, empregando corantes que não contêm compostos orgânicos de halogênio ou metais pesados.

 

 

woodnotes - 4.jpg

O tapete “The Beach”

 

 

Toda criação da Woodnotes não é resultado dos esforços de uma única pessoa ou fabricante: por trás existem três empresas parceiras que cuidam de vários aspectos da cadeia de produção. Por exemplo, um parceiro é valorizado por seu domínio de fios de papel, enquanto outro contribui com seus conhecimentos em tecelagem e costura. Finalmente, o terceiro parceiro é o que torna tudo possível, pois reúne a produção industrial com personalização. Dessa forma, não leva tempo para chegar ao produto final, que consegue ser absolutamente único.

 

woodnotes - 5.jpg

O tapete “Big Stripe”

 

Para ser justo, exceto pelo começo, quando toda a produção girava em torno de fios de papel, a Woodnotes começou a se expandir para outros materiais - mais tradicionais, de certa forma. Seus tapetes e carpetes hoje podem ser feitos também de algodão e lã. Ainda assim, mesmo que os materiais sejam diferentes, os princípios por trás do design e da produção ainda são os mesmos: criar peças únicas que possam se adaptar às necessidades do cliente e que possam ser produzidas com um impacto extremamente limitado no ambiente.

 

woodnotes - 6.jpg

O tapete “The Horizon”

 

 

Não apenas os materiais foram alterados, mas também alguns dos produtos, já que a Woodnotes não produz mais apenas tapetes. Por exemplo, no Salão do Móvel de Milão de 2018, ela apresentou a mesa de centro Twiggy ao mundo. Trata-se de uma peça ainda caracterizada por materiais naturais e recursos ecologicamente corretos no processo de produção, e, portanto, sem desviar da filosofia da Woodnotes. O interessante é que é o resultado de uma colaboração entre a empresa e a designer italiana Raffaella Mangiarotti. Como destacou o co-fundador, Mikko Puotila, na Woodnotes a nacionalidade de um designer não é tão importante, mas a Itália é um dos países mais férteis quando se trata de moda, estilo e design, e é por isso que acabou sendo um colaboração tão valiosa e frutífera.

 

woodnotes - 7.jpg

A mesa de centro “Twiggy”

 

Você está curioso para saber mais sobre a Woodnotes? Dê uma olhada aqui!


eurooo logo
Português