Artemide: inovação no design de iluminação

Artemide: inovação no design de iluminação


Conheça mais sobre essa marca italiana que é referência mundial em design de iluminação de qualidade

A iluminação faz milagres em um interior, assim como pode arruiná-lo totalmente. Acerte na escolha e você cria atmosfera e ambiente, ressaltando tudo que há de positivo no espaço; mas se você errar pode acabar fazendo um cômodo parecer sem qualquer profundidade, frio, impessoal e todos os tipos de adjetivos negativos! Claro, existem diversas maneiras para iluminar uma sala, mas mesmo com artigos de grife as coisas podem dar errado. No entanto, seremos ousados ao fazer esta declaraçãoserá difícil errar se escolher uma luminária - qualquer abajur - da marca italiana Artemide. Não importa o tipo de efeito que você está tentando criar, não importa como está decorando o ambiente – minimalista, sóbrio, extravagante -  temos certeza que sempre encontrará uma solução perfeita em design de iluminação com a Artemide.

 

artemide- 1.jpg

O pendente Aggregato

 

Artemide é uma marca que foi fundada em 1960 em uma cidade do norte da Itália, perto de Milão. Apesar de começar pequena, como a maioria das empresas, desde o início a Artemide já era reconhecida por seus designs únicos. A prova é que apenas alguns anos depois de estabelecidos, os designs da empresa começaram a ganhar prêmios. Por que? Bem, um dos  mais importantes princípios da marca é a inovação. Como seu fundador costumava dizer, as pessoas não querem luminárias, elas querem inovação. É por isso que, desde o início, os designers sempre tentaram pesquisar novos métodos, novos materiais e novos estilos que pudessem fazer a indústria de iluminação dar um passo à frente no futuro. No início, o foco era exclusivamente na iluminação residencial; depois de algum tempo, nos anos 80, a Artemide também começou a projetar para espaços públicos. Afinal, uma de suas crenças é que a luz deve servir às pessoas e melhorar a sua vida diária, então não importa se elas estão dentro de casa ou em seus locais de trabalho.

 

 

artemide - 2.jpg

A luminária Laguna

 

 

 

Só para ter uma idéia de como a Artemide pode ser inovadora e criativa, você deve saber que no ano 2000, quando a maioria das pessoas ainda não sabia o que era iluminação LED, a Artemide estava pronta para lançar sua coleção de lâmpadas LED . É claro que o avanço tecnológico foi fundamental nesse caso, afinal os designers não podem trabalhar sozinhos, existe um certo grau de conhecimento técnico que somente os especialistas realmente dominam. Uma das razões por trás do sucesso da Artemide é a humildade: embora tenha a ambição de criar projetos impressionantes, a companhia é consciente de que há sempre espaço para melhorias, e esse é um desafio que se sente feliz em assumir

 

 

artemide - 3.jpg

O diferente pendente Gople

 

 

Recentemente, um novo tipo de inovação que tem mantido a Artemide ocupada é o que chamamos de tecnologia Li-Fi. Você já ouviu falar disso? É um tópico que começou a ser discutido em 2011, mas só recentemente, digamos, a partir de 2016, que empresas e organizações públicas estão realmente experimentando isso. Basicamente, a tecnologia Li-Fi é assim chamada porque é semelhante ao Wi-Fi, pois permite a transmissão de dados. No entanto, aqui os dados são transportados pela luz e, no que diz respeito à velocidade de transmissão, podem ser até 100 vezes mais rápidos do que a velocidade média da tecnologia Wi-Fi. Em 2016, a Artemide foi uma das primeiras empresas a começar a explorar as possibilidades e o potencial dessa nova tecnologia: uma infraestrutura de gerenciamento de dados pode ser criada com os mesmos LEDs normalmente instalados nos produtos da marca. Em suma, a idéia básica é que uma lâmpada Li-Fi permitiria que os usuários recebessem e trocassem dados em seus dispositivos por meio da luz emitida pela lâmpada.

 

 

artemide - 4.jpg

A lâmpada "O"

 

 

Além da inovação técnica, outra característica que sempre distingue a Artemide de outras empresas de iluminação é sua capacidade de manter uma sinergia com a identidade de cada era e de cada geração. Por exemplo, veja a luminária Come Together, uma verdadeira criação genial. Primeiro de tudo, o nome sugeriria uma ideia geral de companhia e convivência, mas na verdade é exatamente o oposto. Esta linda luminária em forma de ampulheta pode nos acompanhar para onde estamos indo. É uma luz focada no indivíduo. Não é de se estranhar que tenha sido projetada em 1999, logo no início do enorme boom da Internet que culminou nos dias de hoje com cada um de nós isolados atrás de seu smartphone, laptop ou tablet. É nesse contexto que "Come Together" se insere.

 

artemide - 5.jpg

A luminária Come Together

 

 

Isso tudo significa que a Artemide abandonou os valores tradicionais? Claro que não. Por mais tecnologia e inovação que esteja presente em suas unidades produtivas, a fabricação de alguns dos projetos mais impressionantes envolve basicamente conhecimento tradicional. Por exemplo, a luminária Ipno é caracterizada por uma unidade óptica inovadora que está localizada dentro de um cristal de vidro soprado. E a arte do sopro de vidro remonta a centenas de anos. A Artemide nos mostra como é possível empregar essa arte atemporal aliada a uma grande inovação. Nada contra um lustre clássico que rouba a atenção, mas por que não tentar algo novo?

 

 

artemide - 6.jpg

A luminária Ipno

 

 

Agora que você já está familiarizado com mundo da Artemide pode ver mais produtos da marca e encomendar o seu. Clique aqui e descubra.

 


eurooo logo
Português