SieMatic: solução para uma cozinha minimalista

SieMatic: solução para uma cozinha minimalista


Pensa em adotar uma cozinha minimalista? Então, deve conhecer essa histórica marca alemã especialista em criar designs funcionais e elegantes

Atualmente muitas pessoas tem adotado uma decoração minimalista, focada na funcionalidade e organização, para acompanhar a vida cada vez mais corrida. Com a cozinha não é diferente, aquela cozinha de nossas avós, repleta de acessórios, se tornou uma doce memória. Hoje esse ambiente deve ser basicamente funcional, para nos permitir chegar a casa, preparar uma refeição e organizar tudo rapidamente. Nesse cenário, se você pensa em adotar uma cozinha minimalista, não pode deixar de conhecer a SieMatic, uma das mais famosas marcas alemãs do segmento.

 

siematic - 1.jpg

 

 

A Siematic é uma das marcas de móveis mais antigas da Alemanha, tendo sido fundada há quase um século, em 1929! No entanto, naquela época a empresa ainda estava longe do que é agora; nem o nome era SieMatic, que só foi adotado em 1960. Não é por acaso que essa mudança só tenha acontecido naquela época, porque naquele ano a cozinha SieMatic 6006 foi lançada. O que há de tão especial nisso? Esse foi o design que ajudou a definir o tom para todas as cozinhas que viriam depois - e não apenas as da marca. Alças embutidas, que são comuns agora, foram projetadas pela primeira vez para essa cozinha. Além disso, todo o resto, como os materiais e a funcionalidade, fizeram dessa a primeira cozinha realmente contemporânea.

 

 

siematic - 2.jpg

 

 

Não são muitas marcas de móveis que conseguem ter uma longa história. Como a SieMatic conseguiu passar com sucesso por uma guerra mundial e várias depressões financeiras mundiais? A resposta está na base de sua organização familiar, que apostou na união para superar as adversidades. Atualmente ela é administrada pela terceira geração da família Siekmanns. Em suma, este é o principal ponto que ajudou a SieMatic a se tornar a empresa confiável e inovadora que é hoje.

 

 

siematic - 3.jpg 

 

Outro valor que ajudou a SieMatic a alcançar um sucesso internacional é a atenção aos detalhes que ela coloca em tudo o que faz. Dos projetos em si, à escolha de materiais de primeira qualidade, não há nada deixado ao acaso em suas cozinhas. Além disso, outra característica interessante é sua atenção às necessidades e preferências dos clientes. Por exemplo, a tendência geral hoje em dia é bastante orientada para cozinhas elegantes com balcões e armários que não deixam nada em exposição e o design é mínimo e essencial. Para os clientes que adoram esse visual específico, a SieMatic pensou em todas as maneiras possíveis de tornar realidade seus sonhos de uma vida sem bagunça! Como? Manter tudo fora de vista requer gavetas, mas não qualquer gaveta: ela criou um sistema de divisores de alumínio finos que torna possível manter sua cozinha limpa e sem bagunça.

 

siematic - 4.jpg

 

No entanto, os designers da SieMatic também sabem que nem todo mundo é fã da aparência completamente mínima e elegante da cozinha. É por isso que também projetou uma coleção de cozinhas caracterizadas por armários abertos: dessa forma, os clientes podem literalmente projetar sua própria cozinha.

 

siematic - 5.jpg

 

Além de uma verdadeira paixão por cuidar dos interesses de seus clientes, o que mais ajudou a estabelecer a SieMatic como uma das marcas de cozinha mais confiáveis e de alta qualidade do mundo? Uma característica desta marca desde o início é, naturalmente, a precisão na mão de obra. Na SieMatic, a ideia é que nenhuma máquina possa substituir as habilidades individuais; ao mesmo tempo, porém, a inovação é tão importante quanto a tradição: somente a tecnologia moderna pode garantir a mai alta precisão na produção. Além desta combinação de tradição / inovação, a SieMatic testa constantemente os produtos antes, durante e depois do processo de fabricação.

 

siematic - 6.jpg 

 

Outra característica particularmente importante hoje em dia é o esforço para garantir que todo o processo de produção seja sustentável. A sustentabilidade pode não ter sido considerada como importante há décadas, mas, no momento, fazer o possível para proteger nosso meio ambiente é absolutamente fundamental, e nenhuma empresa de móveis deve subestimar a importância disso. Estudos mostram que os consumidores estão se tornando cada vez mais criteriosos quando se trata de verificar a origem e a pegada de carbono deixada por uma empresa, e a SieMatic sabe disso. O número de certificados que recebeu é a prova de que o design, a funcionalidade e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas, desde que a empresa se importe e seja administrada com sabedoria.

 

siematic - 7.jpg

 

Mas quais são as novidades da SieMatic? Como você sabe, em abril as marcas de móveis mais renomadas do mundo reuniram-se no Salão do Móvel de Milão, apresentando suas últimas coleções. Claro que a SieMatic estava lá também! A marca possui uma flagship store em Milão e é onde sua última coleção foi apresentada; o nome em si é um grande indicador da natureza dessa linha: “Pure”, puro em português. Como dissemos, em 1960 a SieMatic foi a primeira empresa a projetar uma cozinha sem alças, e a coleção Pure é a continuação ideal desse passo inicial para o futuro do design. Em 2018, as cozinhas sem puxadores não são um conceito novo, mas os designers da SieMatic têm refinado e polido todas as superfícies e, como resultado, Pure se torna mais que uma cozinha, quase uma elegante obra de arte.

 

siematic - 8.jpg 

 

Este é um breve resumo do mundo da SieMatic. Você está curioso para saber mais? Clique aqui!


eurooo logo
Português