O que evitar na decoração de uma casa pequena

O que evitar na decoração de uma casa pequena


Trabalhar com espaços reduzidos requer mais atenção. Saiba o que você deve ter em mente para decorar uma casa pequena com elegância e estilo

Se você mora em uma casa pequena, ou está prestes a se mudar para uma, sabe o quanto pode ser complicado encontrar a decoração certa, já que é preciso gerenciar de maneira inteligente o espaço disponível para criar ambientes confortáveis.  De fato, muitas vezes alguns erros de concepção transformam uma pequena casa com grande potencial em um conjunto de escolhas aleatórias. Os interiores reduzidos devem ser bem calibrados, evitando o supérfluo e maximizando o espaço disponível. Aqui estão algumas dicas de coisas a serem evitadas para otimizar a sua decoração de uma casa pequena

 

casa pequena - stella del mobile.jpg

Este elegante ambiente é projetado pela marca italiana Stella del Mobile.

 

Usar cores escuras

Um truque simples e eficaz para dar fôlego ao design interior, mesmo quando o espaço não é muito grande, é escolher tons claros para paredes, pisos e móveis em geral. Os tons neutros da paleta são ideais para criar a ilusão de um espaço mais espaçoso e arejado. Portanto, seria melhor evitar cores escuras, tanto quanto possível, e quando você quiser usá-las, ter muito cuidado sobre como calibrá-las com o resto da decoração.

 casa pequena - minotti.jpg

Sinônimo de qualidade italiana se vê nos móveis da Minotti.

 

Empodere sua casa com cores quentes na sala de estar


“Carregar” as paredes

Falando de ilusões, o principal truque que os designers de interiores usam para ampliar visualmente um cômodo de tamanho pequeno é decorar as paredes. Se colocar muitas pinturas e molduras poderá ter um efeito final que parecerá “sufocar” o espaço. A decoração de parede mais eficaz para fazer um espaço parecer maior é, sem dúvida, o espelho. Ao colocar um ou dois em um ambiente, será como abrir uma janela com vista para outra parte. O importante não é manter a parede do outro lado completamente vazia, pois o dinamismo é um elemento muito importante, mesmo para o reflexo do espelho.

 

casa pequena - glass italia.jpg

Este espelho oval, da Glass Italia, é exatamente o que seu apartamento de tamanho pequeno precisa.


Deixar cantos escuros

Design de iluminação também desempenha um papel fundamental na decoração de interiores reduzidos. Um pequeno cômodo requer um posicionamento inteligente das fontes de luz artificial: esta é a única maneira de criar um ambiente acolhedor que não cause opressão. A luz natural é de vital importância para fazer um espaço parecer maior e mais agradável, mas, quando não se conta com ela, o projeto de iluminação artificial pode salvar o projeto. Em vez de apenas um lustre grande, você poderia pensar em várias fontes de luz. Abajures, luminárias de piso e spots ajustáveis criarão uma profusão de luzes que alcançarão qualquer canto escuro no ambiente. Uma vez que eles estejam bem iluminados, você descobrirá quanto espaço você não estava explorando nesses recantos anteriormente escuros.

 

casa pequena - almerich.jpg

Esta luminária de piso moderna é uma criação da Almerich.

 

Misturas e combinações excessivas

Misturar estilos diferentes na decoração pode estar na moda, mas não é aconselhável para uma casa pequena. Um interior pequenino pede um estilo homogêneo e mais orientado à organização, algo próximo do estilo escandinavo. Nós não estamos sugerindo que você deve ter um design de interiores chato e monótono: mas tem que ser um pouco mais cuidadoso ao fazer escolhas sobre a combinação de cores ou estilos muito diferentes com móveis. Uma decoração como a da foto poderia parecer estonteante em uma casa espaçosa, mas se sentiria ocupada e opressiva em uma menor.

 

 

casa pequena - giellesse.jpg

A Giellesse tem um estilo moderno de design de interiores.

 

Subestimar o poder das plantas

Muitos caem no equívoco comum de que as plantas tiram muito espaço em pequenos ambientes, então abortam esse artifício. Mas este é um lugar comum falso. Plantas e flores são capazes de fazer qualquer ambiente respirar, literal e metaforicamente: não só liberam oxigênio no ar, mas também uma vibração alegre que invade todo o interior da casa. Não hesite em combinar plantas de folhas grandes com flores e cactos, e divirta-se escolhendo os vasos e panelas que irão hospedá-los. O design de interiores da sua casa de pequeno porte se beneficiará das plantas, assim como o seu humor: flores e plantas tem, reconhecidamente, um efeito positivo em nossa mente e alma.

 

 

casa pequena - house doctor.jpg

Descubra todas as formas como a House Doctor pode tornar a sua casa pequena muito especial.


Todos esses artigos estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


eurooo logo
Português