Natuzzi: a excelência do design italiano em móveis

Natuzzi: a excelência do design italiano em móveis


Conheça mais sobre essa gigante que representa a qualidade do design italiano de mobiliário em todo o mundo

Se você gosta de decoração e design de interiores, existe uma marca italiana que, certamente, já ouviu ao menos uma vez: Natuzzi. Ela tornou-se um símbolo da qualidade e experiência italiana no setor em todo o mundo; mas apesar de ter se transformado em uma gigante global, com lojas próprias em todo o mundo, as criações da Natuzzi ainda são famosas pelas habilidades manuais dos incríveis artesãos que as desenvolveram, sem mencionar a criatividade dos designers. No entanto, a Natuzzi nem sempre foi esse colosso; como é comum para muitas outras empresas, as origens dessa marca foram humildes, enraizadas em uma pequena realidade provinciana fora dos holofotes. Quer saber um pouco mais sobre essa história? Confira tudo a seguir e aproveite para encomendar seus móveis Natuzzi direto com a Eurooo Brasil.

 

natuzzi - 1.jpg

 

As origens

A Natuzzi começou em uma pequena cidade na encantadora região da Apúlia, localizada no sul do Itália, área onde o coração italiano bate ainda mais forte. Foi lá que em 1959 Pasquale Natuzzi abriu sua primeira oficina e começou a criar os sofás que, no devido tempo, acabariam por torná-lo famoso, transformando-o em um dos maiores artesãos italianos - e empresários. Todos os sofás eram inteiramente feitos à mão com materiais de alta qualidade e reunindo as duas principais características que esse móvel deve ter: conforto e estilo.

 

Natuzzi - 2.jpg

 

 

Como uma fênix

Depois de alguns anos de trabalho árduo, os sofás da Natuzzi tornaram-se populares e passaram a receber cada vez mais reconhecimento, tanto que, em 1967, Pasquale Natuzzi deu o primeiro de muitos saltos: começou a produzi-los industrialmente. No entanto, em breve uma tragédia aconteceria: em 1973, apenas um ano depois de Pasquale Natuzzi estabelecer oficialmente a empresa “Natuzzi Salotti S.r.L”, um incêndio destruiu completamente o estabelecimento. Mas foi como diz o ditado: "O que não te mata te fortalece", já que este terrível acidente passou longe de ser o fim da Natuzzi. O negócio foi transferido para Santeramo em Colle, outra pequena cidade italiana, onde ainda hoje a empresa tem sua sede, e graças a anos de trabalho duro, a Natuzzi renasceu das cinzas, mais forte do que nunca, como a lendária fênix.

 

Natuzzi - 3.jpg

 

 

O grande salto

Durante os anos 80, o senhor Natuzzi embarcou em uma jornada que mudaria sua vida para sempre: atravessou o Oceano Atlântico e viajou para os Estados Unidos. Ele voltou desta viagem absolutamente convencido de que o mercado americano estava pronto e tinha um desejo pela excelência e know-how italianos em móveis. É por isso que, em 1985, ele fundou a Natuzzi Upholstery Inc, com sede em Nova York, e começou a produzir uma nova linha de sofás. A característica mais marcante dessas novas criações era o estofamento de couro colorido, que envolvia suavemente almofadas ricas e firmes, dando origem a um novo tipo de sofá caracterizado por um incomparável nível de conforto. A qualidade desses sofás era tão inegável que, além de se tornarem populares, tanto nos Estados Unidos quanto na Itália, eles também permitiram que a Natuzzi fosse listada em Wall Street, em 1993. Um grande salto daquele humilde começo em uma pequena cidade no sul da Itália.

 

Natuzzi - 4.jpg

 

 

O mundo não é o bastante

Não que Pasquale Natuzzi precisasse de um impulso de confiança; no entanto, não há como negar que estar listado em Wall Street aumentou ainda mais a certeza do sucesso. A partir daquele momento, a visão de Natuzzi ficou mais clara do que nunca: era hora de realmente começar a expandir para outros países. Começou por estabelecer seu império norte-americano, que culminou oficialmente em 1998, com a inauguração da sede da Natuzzi America em High Point, na Carolina do Norte. Enquanto conduzia essas operações, ele continuava fortalecendo a posição da empresa nos mercados europeu e italiano, onde o primeiro showroom da Natuzzi já havia sido aberto quase uma década antes. Um sinal do apreço global pelo trabalho de Natuzzi? Em 2008, ele foi introduzido no Hall da Fama dos Móveis Americanos: o primeiro estrangeiro a receber este incrível prêmio.

 

 

Natuzzi  5.jpg

 

 

O que fez Natuzzi tão forte?

Considerando que a Natuzzi chegou ao coração de centenas de milhares de clientes de todo o mundo, é natural que você se pergunte de onde veio todo esse sucesso. A resposta é: a partir da manutenção dos valores que ajudaram a empresa a manter um perfil respeitável e de alto nível durante todos esses longos anos. A qualidade é, naturalmente, o primeiro e mais importante valor que ajudou a estabelecer a marca. A apreciação generalizada que Natuzzi recebeu por décadas é um sinal claro de que a qualidade é um valor universal, não importa a língua que as pessoas falam ou a origem cultural que tenham. Em segundo lugar, outros valores que sempre foram importantes, mas que se tornaram especialmente fundamentais hoje, são representados pelos esforços da empresa para reduzir seu rastro de carbono, afinal não há mais espaço para empresas que não entendem a importância de respeitar o meio ambiente.

 

Natuzzi - 6.jpg

 

Misturando tradição e inovação

Muitas empresas que foram estabelecidas pela primeira vez em meados do século XX são caracterizadas pelo que podemos chamar de abordagem “mista” para o processo de fabricação de móveis, que seria um respeito às tradições, aliado à tudo de novo que a tecnologia trouxe ao setor. Natuzzi é, definitivamente, o melhor exemplo dessa mistura de tradição e inovação ao longo de todo o processo de fabricação de móveis de alta qualidade, começando dos primeiros esboços e terminando com a peça final, desejada por tantos para sua sala de estar.

 

Natuzzi - 7.jpg

 

Bem-vindo ao mundo da Natuzzi.


eurooo logo
Português