Mobiliário de Luxo Customizável
Como otimizar o espaço para ter uma cozinha funcional

Como otimizar o espaço para ter uma cozinha funcional


Conheça as regras de ouro para ter uma cozinha funcional em sua casa

Seja você iniciante ou já experimentado no mundo do design de interiores, com certeza deve ter ideias de como decorar uma bela cozinha. Porém, muitas vezes se privilegia a estética esquecendo que esse é um cômodo essencialmente funcional. Mesmo com a socialização que o ambiente teve nos últimos anos, continua sendo um espaço vital para a execução dos afazeres. Por isso, mesmo que a beleza seja importante, você não pode se desgrudar da funcionalidade na hora de reformar ou criar sua cozinha. Como em uma máquina bem lubrificada, onde todas as engrenagens e rodas trabalham juntas em sincronia, uma cozinha deve ser organizada e mobiliada de modo que cada peça possa ser útil para o todo.

 

Antes de começar organizar uma cozinha funcional, é importante avaliar os erros que geralmente ocorrem quando se trata desse ambiente: falta de espaço para trabalhar confortavelmente, espaço de armazenamento insuficiente, desorganização geral. Com base nesses problemas, se deve projetar a melhor cozinha possível: bela e elegante, mas acima de tudo, altamente funcional. Neste artigo  será examinada cada coisa que você precisa pensar antes de começar a mobiliar sua cozinha.


cozinha funcional - aster.jpg

Aster cria móveis para cozinha com design e personalidade que deixarão sua casa bela e organizada.


Uma luz que vem do alto

Em primeiro lugar, se deve enfrentar os problemas de falta de espaço e configuração. Nem sempre se tem uma área grande e brilhante para trabalhar, mas o que certamente pode ser feito é aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível, aproveitando cada centímetro de forma inteligente. Se a sua cozinha não tem grandes janelas que forneçam luz farta se deve investir em uma iluminação artificial de qualidade. Outra solução muito interessante, desde que o seu espaço permita, é instalar uma claraboia, que trará vida e luz natural para sua cozinha. Ela pode ser instalada com relativa facilidade, basta selecionar uma empresa de qualdiade e hoje, com os modernos sistemas de automação, pode ser aberta e fechada facilmente, da forma que você desejar. Quanto ao lugar, sobre uma ilha central ou um balcão, onde as pessoas se reúnem é uma ótima solução.


cozinha funcional - budvar - ilustrativa.jpg

Budvar oferece ampla gama de soluções para sua casa. Vale a pena conferir.


Dividir para organizar

Menosprezadas por muitos, as gavetas são um aspecto muito importante em uma cozinha. Se elas não estiverem adequadamente separadas com divisores, podem se tornar um poço sem fundo de objetos empilhados aleatoriamente: a quintessência da desorganização.

Quantas vezes você já teve que vasculhar colheres, facas e espátulas para encontrar o abridor de garrafas que estava escondido lá no fundo? Pode ser bastante frustrante e até um pouco perigoso, especialmente quando há outros objetos pontiagudos no meio. Para salvar dedos, mãos e preservar sua sanidade, você pode instalar um organizador inteligente dentro da gaveta, como o da foto. Dessa forma, terá a certeza de que sempre conseguirá encontrar exatamente o que está procurando, sem nenhum problema ou frustração.

 

cozinha funcional - bulthaulp.jpg

Um design simples e útil é marca registrada da Bulthaup.


Gavetas profundas

Talheres não é a única coisa que você precisa armazenar na cozinha. Gavetas profundas como as da imagem são grandes o suficiente para armazenar itens como panelas, frigideiras e tigelas. Estes são geralmente objetos que não servem em todas as ocasiões, ou são simplesmente muito volumosos para serem colocados no balcão. Panelas e frigideiras podem ficar bem penduradas na parede também, mas para manter uma aparência mais clean, se é essa a sua intenção, selecione algumas gavetas espaçosas, que vão manter tudo no lugar. Especialmente em casas que têm crianças pequenas e curiosas pode ser melhor escolher alguns armários com menos maçanetas: será mais seguro e o visual minimalista dará um toque de elegância.

 

cozinha funcional - warendorf.jpg

Warendorf cria cozinhas modernas e funcionais.


Armários e mais armários

Você deve estar ciente disso: o espaço de armazenamento é indispensável em uma cozinha funcional, e provavelmente nunca será suficiente. Por isso, organização e escolher os móveis certos é fundamental. Se você já esgotou as paredes com os grandes armários, pode pensar em aproveitar outros espaços, como por exemplo transformar a estrutura de um balcão em espaço para guardar itens. É improvável que você tenha uma cozinha organizada e funcional se não tiver a peça certa de mobília para armazenar tudo que se acumula ao longo do tempo

 

cozinha funcional - elam.jpg

Elam é famosa por projetar cozinhas com design de alta qualidade e funcionais.


Tubos e torneiras adequados

O último, mas não menos importante, ponto a ser considerado é a economia de água. Uma cozinha funcional não pode ter desperdícios e, ao implementar estratégias ecologicamente corretas, sua saúde e seu bolso serão beneficiados. Para isso escolha as torneiras adequadas, as melhores são as que fornecem um potente jato de água quando necessário, mas são ajustáveis de uma maneira fácil, economizando uma imensa quantia de dinheiro a longo prazo. Lembre-se também de verificar a cada poucos meses que não há vazamentos nos tubos e torneiras. Se você instalou um sistema moderno de torneira e pia, pode comprar outros dispositivos específicos que o ajudarão a monitorar seu uso e economizar água.


cozinha funcional - daniel.jpg

Daniel tem torneiras inteligentes e que economizam água para a cozinha e o banheiro.


eurooo logo
Português