Sete dicas para decorar um banheiro pequeno

Sete dicas para decorar um banheiro pequeno


Confira nossas ideias para otimizar um banheiro pequeno e tirar de letra a redução dos espaços

Com certeza você já deve ter ouvido falar da redução do tamanho dos imóveis, e é fato: nós estamos vivendo em espaços cada vez menores. A área média dos apartamentos lançados na cidade de São Paulo caiu 28% de 2007 para 2012, passando de 102,33 para 73,24 metros quadrados, segundo  dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), compilados pelo Secovi-SP. E hoje ela está ainda menor, na casa dos 50 metros quadrados, com expectativas de mais redução, já se vê projetos super-compactos, de 10 a 20 metros quadrados.

 

Os motivos que explicam esse fenômeno são muitos, mas esse é um assunto para outro artigo, hoje queremos focar no cômodo que mais sofre com essa redução: o banheiro. Já que removê-lo por completo é impossível, se reduz cada vez mais a sua área, muitos já não contam mais com janelas, por exemplo. Por isso, decorar bem é fundamental para aproveitar da melhor forma o espaço de seu banheiro pequeno. Confira dez dicas infalíveis.

 

banheiro pequeno - glass 1989.jpg

Esse design da Glass 1989 mostra que mesmo um banheiro pequeno pode ter o seu luxo.


Pia embutida

O primeiro ponto a se observar em um banheiro pequeno é a pia, alguns designers a subestimam, mas ela tem o poder de fazer o espaço parecer maior ou menor. Se você escolhe um lavatório independente, por exemplo, perde espaço de armazenamento embaixo, e lembre-se: cada centímetro vale ouro. Por isso, a melhor solução que podemos recomendar é uma pia embutida na pedra da bancada, que é facilmente adaptável em qualquer ângulo do seu banheiro. Assim você otimiza todo o espaço ao redor e ganha onde guardar itens de necessidade.

 

banheiro pequeno - labor legno.jpg


A marca italiana Labor Legno tem uma vasta linha de soluções inteligentes para banheiros.


 

Móveis funcionais

Sabe aquele espaço que você ganhou embaixo do lavatório, se ele não for funcional, não vale de nada, por isso é hora de organizá-lo. Que tal utilizar gavetas com divisórias personalizadas, como a da imagem abaixo? Basta conversar com quem está projetando seus móveis e defnir o design interno da forma que é mais conveniente para suas necessidades. Assim você evita de transformar o ambiente em uma bagunça e ganha tempo para encontrar mais rápido o que precisa.

 

banheiro pequeno - Evabox.jpg

Essa é uma criação da Evabox, marca europeia especializada em gavetas.


Explorar as cores

Bloqueio de cor é uma técnica ideal para fazer seu banheiro parecer maior, contanto que seja feita em um fundo totalmente branco. Consiste em jogar alguns poucos toques de cor em contraste com o branco, isso iluminará toda a atmosfera e a fará parecer mais ampla. Funciona, pode acreditar.

 

banheiro pequeno - tonalite.jpg

Uma ideia de design para o seu bloqueio de cores criada pela Tonalite.

 

Chuveiro mínimo

Essa é uma tendência geral, que independe do espaço. Mas mínimo não é igual a desconfortável, lembre-se sempre. Mesmo com o menor dos chuveiros, você pode (e deve) abusar das duchas. Poucas coisas são tão prazerosas quanto tomar um banho relaxante depois de um longo dia de trabalho, e você não deve abrir mão disso, selecione um modelo potente e aproveite.

 

banheiro pequeno - hansgrohe.jpg

Qualidade, luxo e funcionalidade são características da Hansgrohe

 

Criatividade com os espaços de armazenamento

Quem foi que disse que um móvel de armazenamento deve ser apenas útil e funcional, como você não tem muito espaço, ele pode ser decorativo também. Atualmente existem diversas belas soluções que podem ser penduradas na parede, atrás da porta, em qualquer local onde é possível. Se decidir empregar algumas prateleiras abertas, lembre-se de ter muito cuidado com a maneira como as organiza. Na maioria das vezes, acabam se tornando uma pilha de coisas umas em cima das outras, o que só fará seu banheiro parecer ainda menor.

 

banheiro pequeno - IFT.jpg

Ótima solução criada pela IFT que permite manter a organização com estilo.

 

Ambiente iluminado

Essa é uma regra de ouro: cores claras fazem um espaço parecer maior. Como toda regra, tem suas exceções, mas sugerimos que você mantenha isso em mente quando estiver planejando uma paleta de cores para seu banheiro. Um toque de outra cor será bem-vindo, mas não abuse, mantenha o todo claro para deixar o ambiente mais iluminado.

 

banheiro pequeno - artelinea.jpg

Ambiente criado pela Artelinea, umas das marcas italianas mais famosas no em design para banheiros.

 

 

Acessórios elegantes

Toalheiros são outra necessidade, escolher um com design diferenciado trara elegância e criatividade para o seu banheiro pequeno. Além disso, um rack vertical fará com que o teto pareça mais alto do que realmente é.

 

banheiro pequeno - antrax.jpg

Além de toalheiro, essa peça da Antrax funciona também como aquecedor.


Produtos relacionados

  • Dek banheira
  • EXABRIGHT
eurooo logo
Português