Lapicida: especialista em pedras naturais

Lapicida: especialista em pedras naturais


Conheça esa marca britânica que transforma pedras naturais em móveis e artigos de luxo e qualidade

Em um mundo onde quase tudo parece artificial, uma marca resiste a essa, aparentemente, incontrolável mudança para a “modernidade líquida”, termo cunhado pelo filósofo Zygmunt Baumann. Trata-se da Lapicida, empresa britânica que é uma das principais especialistas mundiais em pedras naturais. Sua visão é transmitir um charme da natureza crua em suas criações, que mesmo polidas e refinadas, transmitem uma inegável vibração natural. Uma outra característica da linha da empresa é a versatilidade, são produtos para todos os ambientes da casa. Confira a história da Lapicida e suas criações e entenderá o que queremos dizer.

 

 

lapicida - 1.jpg

O espelho Astoria

 

A Lapicida é uma empresa relativamente nova, que começou há cerca de 30 anos, quando David Cherrington - o fundador - partiu para o Extremo Oriente. Ele era um comerciante e artesão de pedras, nessa jornada foi acompanhado de seu filho Jason. Foi durante essa viagem que Jason, que é empresário, descobriu imediatamente todo o potencial que as pedras naturais dos lugares que visitavam tinham, se pudessem importá-las para a Inglaterra. E é assim que a história de Lapicida começou. Agora é o filho de Jason, Milo, que gerencia a empresa e que domina a tecnologia empregada, que requer meses de experiências de tentativa e erro para atingir o nível de qualidade superior que todas as criações de Lapicida oferecem.

 

 

lapicida - 2.jpg

A banheira mármore marrom Roll Top Forest

 

 

Uma das características que podemos notar em uma criação Lapicida é o fascínio dos designers com o passado. Um exemplo claro é a banheira de calcário romano Moleanos. Feito de pedra calcária de alta qualidade, ela foi claramente inspirada na história romana. Na Roma antiga, os “spas” não se pareciam exatamente com os nossos, mas ainda assim seus banhos termais eram mundialmente renomados. Esses lugares eram muito importantes para a vida social da cidade, onde cidadãos romanos ricos se reuniam para relaxar, ouvir as fofocas sobre os senadores e o imperador, e assim por diante. A polida banheira de pedra calcária de Lapicida lembra claramente esta glória do passado: sóbria e majestosa, é garantia de uma viagem ao passado.

 

 

lapicida - 3.jpg

A banheira de pedra calcária Moleanos

 

 

Esse fascínio pelo passado volta ainda mais no tempo que simplesmente aos tempos romanos antigos. Veja as pias de madeira petrificada da Lapicida, por exemplo. Cada uma delas é uma peça única, esculpida à mão, e todas vêm do tronco de uma árvore petrificada que tem milhões de anos de idade. Elas podem ser empregadas no banheiro, mas você também pode utilizá-las como uma peça de decoração original; por exemplo, já que ficariam incríveis como vasos em uma sala de estar. Uma criação como esta mostra todas as infinitas possibilidades que a natureza nos oferece, quando paramos para prestar atenção.

 

 

lapicida - 4.jpg

A pia de madeira petrificada

 

Não é so de natureza crua que vive a Lapicida, ela também tem criações que exalam sofisticação. Um exemplo? A mesa Herringbone. Desenhada pelo londrino Welsh Bethan Gray, ela tem motivo de espinha de peixe e consegue ser rústica e elegante ao mesmo tempo. É impossível não apreciar a quantidade de trabalho que está na origem da peça. O padrão de espinha de peixe na superfície foi criado primeiro cortando habilmente o mármore de Carrara com tecnologia de jato de água e, em seguida, justapondo-o com uma precisão inacreditável. As superfícies em preto e branco repousam sobre uma estrutura de latão, que foi giradam e jateada para ter uma aparência mais macia: o bronze elegante pareceria um pouco excessivo, especialmente considerando que ele é combinado com o padrão forte da superfície.

 

lapicida - 5.jpg

A mesa espinha de peixe Herringbone

 

 

Latão escovado é um recurso recorrente em muitas das criações de Lapicida. Às vezes, porém, em vez de ser a estrutura de uma criação, desempenha um papel menos estrutural e mais decorativo. O móvel de mármore Astoria Vanity é um exemplo disso. Mais uma vez, uma peça que é um pouco reminiscente dos tempos antigos: podemos imaginá-lo totalmente em pé ao lado da banheira romana. Aqui o latão escovado é uma decoração que - harmoniosamente - quebra a superfície de mármore.

 

lapicida - 6.jpg

Toda a beleza rústica de Astoria Vanity

 

 

Uma das razões pelas quais amamos tanto a Lapicida é a sua disponibilidade para produzir móveis sob medida sempre que um cliente tiver um pedido específico. Por exemplo, uma de suas mesas mais populares é a Birr Black, feita de calcário e carvalho. Ela vem em três tamanhos padrão, mas estes podem ser discutidos com o cliente, bem como o tipo exato de acabamento; como é uma mesa adequada para ambientes internos e externos, se um cliente quiser usá-la apenas ao ar livre, ela vem com uma cobertura à prova de intempéries, enquanto o carvalho é tratado para ser resistente à água e aos raios UV.

 

lapicida - 7.jpg

A mesa Birr Black

 


Lapicida é a prova de que as matérias-primas naturais podem andar lado a lado com a elegância e trazer um toque original para o seu design de interiores. Peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas e tenha esses produtos únicos em sua casa.


eurooo logo
Português