Dez dicas para decorar um quarto pequeno

Dez dicas para decorar um quarto pequeno


Confira nossas dez melhores dicas para fazer seu quarto pequeno parecer muito maior

Com a nova realidade das plantas dos apartamentos ficou difícil encontrar espaço para um quarto à moda antiga, com cama “king size”, amplos guarda-roupas e muitos móveis, como era possível em um passado já distante. Mas isso não significa que você precise abrir mão do conforto, afinal é o seu quarto, deve ser um espaço que proporcione paz e relaxamento. Para isso, nossa equipe selecionou as dez melhores dicas e truques para lhe ajudar nessa missão de fazer o seu quarto pequeno parecer muito maior do que realmente é.

 

Mantenha a mobília mínima

O primeiro conselho é bastante básico, mas muito salutar. Mesmo com pouco espaço, cansamos de ver quartos transbordando de móveis grandes e muitos acessórios.  Não significa que você não possa ter um pequeno canto de leitura, uma poltrona ou qualquer outra coisa, desde que haja espaço, mas o design dessas peças precisa ser essencial e limpo.

 

10 dicas quarto pequeno - bonaldo.jpg

Veja um exemplo de móveis minimalistas da marca italiana Bonaldo.

 

Crie harmonia, sem monotonia

Um truque que sempre ajuda a ampliar visualmente um ambiente é criar harmonia e homogeneidade. Isso não quer dizer usar as mesmas cores em todos os elementos, mas sim seguir a escala cromática, respeitando as variações de tons para criar um ambiente coerente. As cores neutras são a maneira mais fácil de atingir esse objetivo, porque elas enganam o olho e ampliam as superfícies. Para evitar a monotonia, não use o mesmo tom para tudo, escolha cores da mesma escala, selecionando tons do mais claro ao mais escuro: isso dará profundidade a toda a área, adicionando dinamismo e tornando o quarto mais acolhedor.

 

10 dicas quarto pequeno - versace.jpg

Cores claras e bem trabalhadas, nessa composição de luxo da Versace.

 

Abra mão das mesas de cabeceira

Para que você usa a sua mesa de cabeceira? A maioria das pessoas hoje as usa como suporte para deixar o celular carregando durante a noite. Ok, elas podem servir como suporte para uma luminária, mas se você não tem tanto espaço, nossa dica é dispensá-las! No lugar das luzes de cabeceira você pode adotar um pendente, e quanto ao seu telefone, não vai doer mantê-lo longe de você pelo menos à noite. Outra incrível vantagem de deixar de lado as mesas de cabeceira em favor de um par de luzes pendentes é que elas irão atrair o olhar para cima, o que significa que o teto parecerá mais alto e o espaço menos empilhado.

 

10 dicas quarto pequeno - innermost.jpg

Lindas luzes pendentes da Innermost

 

Aproveite a luz natural

Não subestime jamais a contribuição da luz natural. Se você tiver a sorte de ter um quarto com uma grande janela onde o sol incide será ótimo e suficiente para deixar entrar a maior quantidade de luz possível. Caso não tenha essa sorte escolha uma janela que tenha uma grande abertura e preste atenção na escolha das cortinas. Opte por uma feita de um material leve; evite cores escuras e tecidos grossos e acima de tudo combine o tom com a cor da parede.

 

10 dicas quarto pequeno - Apacheco.jpg

Quem não gostaria de ter toda essa luz natural, como nessa composição da Apacheco? 

 

Crie um design de iluminação eficiente

Além da luz natural, a luz artificial representa um grande aliada quando se trata de ampliar visualmente um espaço. Especialmente em um quarto, é fundamental ter um design de iluminação bem pensado, com lâmpadas estrategicamente colocadas nos lugares certos. Nesse ambiente, não precisamos de muita luz, mas a iluminar bem uma parede expandirá visualmente a superfície de todo o cômodo. Uma boa solução é escolher uma luminária de mesa que permita regular a quantidade de luz: desta forma, você joga com o quanto deseja “aumentar” o seu quarto.

 

10 dicas quarto pequeno - Karboxx.jpg

A Karboxx tem uma ampla linha de artigos de iluminação de alta qualidade.

 

 Organize, organize

Quando você tem um quarto pequeno, cada centímetro deve ser explorado no seu melhor, e cada parte do espaço deve ser selecionada para uma função específica. A organização é a chave para o sucesso e a única maneira de não transformar um ambiente que deveria ser aconchegante em um caos. Isso é fato: um ambiente organizado parecerá mais confortável e amplo, por isso, nunca negligencie a arrumação. O conselho que damos a você é identificar a função de cada espaço: onde você coloca prateleiras ou caixas? Qual parede vai receber fotografias? Qual área será dedicada às roupas? Existe um espaço para um canto de leitura? O importante é que cada polegada disponível seja cuidadosamente pensada, seja ela dedicada a um objetivo ou deixada vazia.

 

10 dicas quarto pequeno - MOX.jpg

A linha da empresa suíça Mox irá ajudá-lo na tarefa de organizar o espaço.

 

Direcione o olhar

O ponto mais importante para fazer com que seu quarto pequeno pareça um pouco maior é encontrar maneiras visuais para enganar os olhos. Precisamos buscar elementos capazes de distrair o olhar do tamanho real da área, criando um ponto focal diferente. Se o quarto é estreito, pense em focar a visão para o alto, assim não se percebe tanto o espaço apertado, para isso uma boa maneira é usar móveis estreitos e altos. Se a geometria de um desenho for ligeiramente assimétrica, funcionará ainda melhor, adicionando dinamismo a toda a decoração

 

10 dicas quarto pequeno - B&B.jpg

Que tal essa composição da B&B Italia?

 

 Escolha um item superdimensionado

Aqui vale o mesmo princípio do móvel alto, roubar atenção do olhar para um ponto. Esta também será a oportunidade perfeita para expressar um pouco da sua personalidade. Um lustre de design excêntrico será uma escolha maravilhosa, mas tente não exceder na escolha da cor: se a forma for muito detalhada e elaborada, será melhor escolher uma cor suave para a sua luz.

 

10 dicas quarto pequeno -Delightfull.jpg

Que tal usar como item de grandes dimensões esse pendente da Delightfull?

 

Explore os espelhos

Um espelho é também uma ótima forma de fazer o quarto pequeno parecer muito maior do que o seu tamanho real. Ele não vai apenas enganar os olhos e fazer acreditar que há muito espaço extra, mas também refletirá a luz, tanto de fontes naturais quanto artificiais. Se você quiser acertar dois coelhos com uma cajadada só, pode escolher um guarda-roupa que integre o espelho em suas portas: ele será elegante e ajudará na missão de ampliar visualmente o ambiente.

 

10 dicas quarto pequeno - kristalia.jpg

Espelho integrado na porta do armário em criação da marca Kristalia.

 

Separe com vidro

Quando você possui um apartamento pequeno, a tendência é criar espaços mais fluidos, que se comuniquem uns com os outros, em vez de serem separados por partições invasivas. É preciso encontrar alternativas aos muros. Você já pensou em usar alguma divisória de vidro opaco em sua casa? Elas proporcionarão privacidade ao seu quarto, mas eles ainda criarão fluidez e comunicação entre os espaços, permitindo que a luz se espalhe em direção a ele.

 

10 dicas quarto pequeno - Internorm.jpg

A Internorm tem divisórias de vidro de alta qualidade e com design atraente.


Todos esses produtos estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


Produtos relacionados

  • Boule Pendente decorativo
  • Cama minimalista
eurooo logo
Português