6 regras para melhorar o seu design de interiores

6 regras para melhorar o seu design de interiores


Confira nossa seleção de mandamentos para você acertar no design de interiores de sua casa

Quando você decora por conta própria pode encontrar dificuldade am alguns momentos. Qual é o tamanho certo do sofá? Como criar um ambiente proporcional e harmonioso no quarto? Quais os critérios para acertar na mesa de jantar? O que para os profissionais do design de interiores parece óbvio, para iniciantes pode ser bem trabalhoso. Por isso, selecionamos uma coletânea de regras - algumas gerais, outras mais específicas - para você não empacar na decoração. Confira e sinta-se um verdeiro especialista!

 

1 - Dar espaço suficiente aos sofás

Para uma sala de estar confortável, pense tanto na funcionalidade quanto quanto na estética. Nunca dissocie uma coisa da outra. Como regra geral, certifique-se de que há pelo menos 45 cm entre o assento e uma mesa de centro - menos pode parecer apertado, mas muito mais pode ser desconfortável ao pegar uma bebida ou um livro. Quando você estiver escolhendo a mesa de centro, certifique-se de que ela não domine toda a sala. As proporção ideal é de cerca de metade a dois terços do comprimento do sofá. Já escreveu toda essa matemática em seu caderno de design de interiores?

 

6 regras design - roche bobois.jpg

Sofá da tradicional marca francesa Roche Bobois.

 

 2 – Acertar no tamanho do tapete

Quando se trata de tapetes, prestar atenção no tamanho é muito importante. Muitos comôdos bonitos são arruinados por peças que não são do tamanho certo. Normalmente, o maior tamanho disponível é um padrão de 240cm x 170cm, o que é bom em uma sala de tamanho médio, mas não funciona em uma sala grande, ficando perdido. Para fazer seu tapete ficar ótimo, certifique-se de que pelo menos os dois pés dianteiros do sofá e das cadeiras estejam sobre ele. Vale a pena procurar um modelo no tamanho certo da sua necessidade, pois há muitos fabricantes que trabalham com tapetes personalizáveis (na Eurooo Brasil você encontra vários). Uma peça sob medida terá um impacto significativo na decoração da sua casa, e você poderá personalizá-la de acordo com seus desejos.

 

6 regras design - mischioff.jpg

Veja o que acabamos de dizer nessa composição da marca de tapetes Mischioff.

 

3. Criar camadas, mas sem “decorar demais”

A definição “decorar demais” realmente varia de acordo com o gosto de cada um, mas é sempre aconselhável evitar a tentação de encher um ambiente com muitos detalhes que você gosta, mas não possuem coerência. Uma maneira fácil de contornar este inconveniente é pensar na decoração em camadas: cada elemento - cor, textura, padrão, tecido, tratamentos de superfície, iluminação, fotos, plantas, livros - é uma camada que completa o todo. Se você pensar em uma coisa de cada vez, tudo sairá facilmente. Não desista de seus artigos favoritos, mas lembre-se sempre de que tudo precisa estar harmoniosamente misturado.

 

 

6 regras design - pintdecor.jpg

Espelhos decorativos da Pintdecor. 

 

4. Vestir as janelas

Outra fórmula para anotar: a cortina nunca estar a meio mastro, deve "beijar" o chão com um efeito muito elegante. A largura combinada dos painéis da cortina deve ser de uma vez e meia a duas vezes a largura da própria janela. Para janelas extra largas, vale a pena pensar em tecidos de largura dupla (geralmente até 300 cm), pois haverá menos junções de tecido.

 

6 regras design - larsen.jpg

Cortina da marca britânica Larsen.

  

5. Prestar atenção na altura dos quadros

Uma das regras mais importantes para pendurar quadros e acessórios é não colocá-los muito altos. Dito isso, não existe um padrão ideal: depende de quão alto você é. As pinturas devem ser penduradas em relação às pessoas, não à sala em si. A altura perfeita é no nível médio dos olhos, que é de aproximadamente 145 cm do chão até o centro da imagem, mas pode ser diferente para cada um. Se você planeja escolher uma grande pintura, pode pendurar quadros menores ou imagens ao redor dela, mas certifique-se de que a peça maior permaneça como a protagonista.


 6 regras design - artequadri.jpg

Agora que você já sabe a regra pode escolher seu preferido na linha da Artequadri.

 

6. Respeitar os espaços na mesa

Muita atenção às medidas quando estiver escolhendo sua mesa de jantar e selecionando as cadeiras. Cada pessoa e, portanto, cada cadeira, em torno de uma mesa de jantar deve ter cerca de 60 centímetros de espaço para si, se quisermos evitar cotovelos e articulações. Ao mesmo tempo, 75 cm é geralmente a quantidade mínima de espaço necessária entre a borda da mesa e a parede ou outra peça de mobília, para permitir que as pessoas empurrem suas cadeiras para trás quando se levantarem. Para a maioria das pessoas, os assentos das cadeiras de jantar serão mais confortáveis se estiverem a cerca de 30 cm abaixo da altura da mesa.

 

6 regras design - alf dafre.jpg

Mesa da Alf Dafre, marca italiana especializada em mobiliário moderno.


Todos esses móveis estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.

 


eurooo logo
Português