Mobiliário de Luxo Customizável
Piso para banheiro: prós e contras dos tipos mais comuns

Piso para banheiro: prós e contras dos tipos mais comuns


Confira nossa análise para escolher o piso para banheiro que se adapta melhor às suas necessidades

Se você já decorou ou reformou um banheiro, sabe que uma das decisões mais difíceis é a escolha do tipo de piso que será usado. E isso se explica, já que esse é um ambiente que sofrerá com diversas ações diariamente, como a água e o vapor. Com certeza, você não quer passar por esse processo de forma periódica, então a durabilidade deve ser levada em consideração, mas é claro que sem perder o senso estético. Equilibrando todas as suas necessidades e avaliando os prós e contrar de cada opção é possível chegar a decisão mais justa para o seu caso. Nós preparamos um material com pontos a serem considerados dos tipos mais comuns de piso para banheiro.

  

Cimento queimado

Essa é, definitivamente, uma escolha cujos prós superam os contras. Do ponto de vista estético tem um ar urbano que consegue trazer simplicidade e ser chique ao mesmo tempo. Mas a principal razão por trás dessa escolha é que se trata de um material resistente e durável. Possui resistência completa à água, sendo extremamente difícil de arranhar, manchar e danificar. No entanto, se de alguma forma ele for danificado, a solução pode sair cara: como o concreto é derramado sobre o chão, não há placas ou ladrilhos, o que significa que você precisa trocar o piso inteiro. Ainda assim, se o dano não for tão grande, é possível simplesmente derramar outra camada de concreto sobre ele; você pode até escolher um material completamente diferente.

 

piso para banheiro - aparici.jpg

Veja este design de piso da empresa espanhola Aparici.

 

Cerâmica

Essa é a escolha mais clássica quando se trata de banheiros, tanto para o piso quanto  para o revestimento. É verdade que, muitas vezes, um produto de qualidade não é barato, mas o preço é compensado de várias maneiras. Esse é um tipo de piso durável e quase impossível de ser manchado permanentemente. E devido à sua durabilidade, agregam valor à casa para uma possível negociação. O principal problema está na argamassa do acabamento, já que ela mancha muito facilmente, por isso pode precisar de manutenção e deve ser limpa com frequência.

 

piso para banheiro - atlas concorde.jpg

Um piso cerâmico elegante da Atlas Concorde.

 

Porcelanato

Ok, ele ainda faz parte da família de revestimentos cerâmicos, mas com algumas diferenças importantes. Se a cerâmica absorve pouca água, o porcelanato absorve ainda menos! Para ser certificado, precisa absorver menos de 0,5% de água. Essa é a famosa faca de dois gumes, que você deverá considerar e decidir o que vale mais para você. Por um lado, pouca absorção de água e com isso poucos efeitos de desgaste trazidos pelo tempo; por outro, um piso que pode ser muito escorregadio. Vale considerar se existem crianças e idosos na casa e sempre se certificar de secar muito bem. Além disso, ao contrário do que muitos podem pensar, hoje esse material se tornou mais econômico e com a grande variedade disponível, é fácil de ser substituído. No quesito estético essa é uma escolha segura para trazer elegância ao ambiente.

 

piso para banheiro - old sax.jpg

Piso porcelanato da Old Sax.

 

Madeira natural

No quesito beleza certamente esse é um material que irá fazer sucesso no chão do banheiro. No entanto, devemos admitir que o número de desvantagens é um pouco grande, infelizmente. A maior é bastante óbvia: a madeira absorve água, ponto final. Ela tende a se expandir e contrair quando em contato com alta umidade, o que leva a rachaduras, inchaço e assim por diante. Mesmo assim, o material ainda pode ser usado, nossa recomendação é empregá-lo em um banheiro de hóspedes, em vez de em um onde você toma banho todos os dias.

 

 

piso para banheiro - glass 1989.jpg

É impossível não amar os designs da Glass 1989. 

 

Madeira artificial

Para aqueles que não querem abrir mão do valor estético da madeira, a solução pode ser os laminados e pisos que simulam o material. Esses produtos, geralmente, tem uma base feita de madeira compensada durável, enquanto é revestida por uma fina camada de madeira real ou bambu, com o objetivo de dar uma sensação única e natural. No entanto, ainda estamos falando de madeira, por isso ainda não é a escolha ideal para um ambiente com altos níveis diários de umidade.

 

piso para banheiro - alma.jpg

O charme da madeira é mesmo irresistível, como nessa criação da marca italiana Alma.

 

Resina

Possui certa semelhância com o cimento queimado, já que ambos são derramados como líquidos, o que significa que a superfície do piso resultante será lisa, uniforme e absolutamente perfeita: sem argamassa para limpar e sem pontos que deixem a água entrar. Assim como o cimento, você pode simplesmente derramar uma nova camada sobre a antiga para qualquer reparo. Como a resina não absorve água ou líquidos em geral, é super fácil de limpar e é extremamente durável, e é por isso que, no final, é um dos materiais de revestimento de banheiro mais econômicos que você pode escolher.

 

piso para banheiro - Axa.jpg

Uniformidade e elegância, como nesse design da marca italiana Axa.

 

Mármore

O rei das pedras naturais é sempre uma escolha linda e que trará elegância ao seu banheiro, impressionando as visitas. Possui uma grande variedade de cores e acabamentos que você pode escolher. No entanto, tenha em mente que, não importa o aspecto do mármore, será sempre é uma pedra porosa, o que significa que absorverá água. O custo também é um pouco mais elevado que o de outros materiais.

 

piso para banheiro - fanal.jpg

Bela solução de revestimento criada pela Fanal.

 

Marmorite

Uma escolha para deixar o banheiro com jeito de casa de vó e estar na moda ao mesmo tempo. Sim, é ele mesmo, o marmorite, material que foi muito usado na década de 1940 e que agora voltou com tudo. Trata-se de uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água com partículas de diferentes tamanhos de mármore, granito, quartzo entre outros minerais. Devido à sua formulação ele porta características de dois mundos, a praticidade do cimento e a elegância do mármore, e pode ser uma escolha interessante para equilibrar funcionalidade e estética. Apenas pense bem se você não pode se cansar dos detalhes do material.

 

piso para banheiro - marmorite.jpg

Reinterpretação do Marmorite pela marca italiana Cerim. 

 

Borracha

A popularidade da borracha como material para piso de banheiro tem aumentado constantemente nos últimos anos. Um ponto positivo da escolha é  poder brincar com padrões e cores diferentes. Opte pela solução mais popular, a folha de borracha, que garante que não haja costuras para a água passar. Além disso, pisos de borracha são relativamente baratos, muito duráveis e ecológicos. A principal desvantagem é a aparência, muitas pessoas consideram esse material “sem graça”, vai do gosto de cada um, nossa dica é caprichar nos acabamentos para valorizar todo o ambiente.

 

piso para banheiro - Nora.jpg

Um piso de borracha da Nora que deixará seu banheiro mais alegre.

 


Todos esses artigos estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


eurooo logo
Português