Mobiliário de Luxo Customizável
Erik Jørgensen Møbelfabrik: design escandinavo artesanal

Erik Jørgensen Møbelfabrik: design escandinavo artesanal


Descubra os móveis artesanais dessa marca dinamarquesa, fiel represenante do design escandinavo de excelência

A história de Erik Jørgensen Møbelfabrik é uma história de trabalho árduo e habilidades artesanais. Tudo começou em 1954, na Dinamarca, quando Erik Jørgensen, já um estofador com experiência, decidiu abrir sua própria oficina. A partir desse momento sua fama como profissional de qualidade se expandiu, a ponto de, no início dos anos 60, designers mundialmente famosos começarem a procurá-lo em busca de conselhos. Um de seus principais sucessos foi em 1960, quando Hans J. Wegner pediu sua ajuda para estofar uma poltrona particularmente difícil e complexa; Erik concordou, e foi assim que nasceu a poltrona Ox. Até hoje, esse modelo é considerado como uma das poltronas mais importantes dos anos 60, e ainda está entre os mais vendidos da Erik Jørgensen Møbelfabrik.

 

Erik - 1.jpg 

A poltrona OX

 

Há uma história semelhante por trás de muitas das primeiras criações da empresa: os designers criavam uma ideia que se realizava graças à experiência de alto nível de Jørgensen . Por exemplo, outro ícone dos anos 60, que ainda é muito popular hoje, é a cadeira Corona: em 1964, Erik Jørgensen conheceu seu criador, Poul M. Volther, em uma feira de móveis, e decidiu colocá-la em produção, primeiro com uma estrutura de madeira e depois de metal.


Erik - 2.jpg

A mundialmente famosa cadeira Corona

 

 

Depois que Erik faleceu em 1998, seus filhos assumiram a empresa; desde então, Erik Jørgensen Møbelfabrik se manteve fiel aos princípios de seu fundador: trabalho árduo e alta qualidade, sempre com o objetivo de criar móveis duradouros. O estilo vagamente retrô de muitas dessas peças cria uma agradável sensação nostálgica, que nunca se torna amarga: tipicamente os recursos Jørgensen, como cores pastéis, almofadas macias e ricas, tecidos de alta qualidade e grandes botões adicionam alegria e uma sensação de paz para todos os cômodos, enriquecendo o nível do design.

 

Erik - 3.jpg 

O sofá EJ 220 

 

Como era de se esperar, os filhos de Erik Jørgensen têm mantido o nome da família muito alto: seus móveis agora são vendidos em todo o mundo, e sua excelente qualidade e durabilidade são universalmente reconhecidas. No entanto, uma razão importante que explica o sucesso ininterrupto desta marca é a sua abertura para novas ideias: a empresa confia e consulta o seu próprio grupo de designers especializados, mas, ao mesmo tempo, também anseia por novas ideias. É por isso que todos os anos realiza competições para descobrir novos talentos; por sua vez, essas competições ajudaram a moldar as carreiras de muitos designers já estabelecidos, como Ernst e Jensen, Ditte Hammerstrøm e muitos outros.

 

Erik - 4.jpg

The Insula Base: uma mesa revolucionária cercada por cadeiras coloridas

 

Outro sinal da apreciação que os produtos da Erik Jørgensen Møbelfabrik recebem é a sua presença constante em todas as feiras internacionais de móveis mais importantes. Este ano estiveram em fevereiro na Feira de Móveis e Iluminação de Estocolmo 2018 e, em abril, na mais importante do setor no mundo: o Salão do Móvel de Milão. Sempre sendo reconhecida pelo público como uma fabricante de alta qualidade, como era o desejo de seu fundador.

 

Erik - 5.jpg 

Uma interpretação norueguesa de um design clássico de Erik Jørgensen

 

Todos os artigos da marca estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


eurooo logo
Português