Como decorar apartamento com cozinha integrada

Como decorar apartamento com cozinha integrada


Descubra ideias para criar uma decoração bela e funcional em imóveis com a cozinha integrada com a sala

Já abordamos aqui diversas vezes a tendência de redução de espaços dos apartamentos modernos, agora queremos tocar em um outro ponto que vem se tornando cada vez mais comum: a cozinha integrada com a sala, o popular open space. Em alguns casos pode ser por necessidade, dado às dimensões reduzidas do imóvel, mas tem também quem quebre paredes para promover essa integração por uma questão de gosto. Seja lá como for, o futuro dos apartamentos de grandes cidades parece apontar muito mais para essa tendência de união do que para a velha ordem dos cômodos bem divididos. Esse tipo de planta requer uma decoração ainda mais planejada para que não vire tudo uma “grande bagunça”. Portanto, confira nossas inspirações para lhe ajudar a decorar um apartamento com cozinha integrada.

 

cozinha integrada - Nolte.jpg

Design da marca alemã Nolte, que fabrica cozinhas de alta qualidade, modernas e funcionais 

 

Jogando com as paredes

Cobrir as prateleiras na parede pode ser uma maneira inteligente de enganar os olhos para fazê-los acreditar que o espaço é maior do que a realidade indica. Existem várias maneiras de fazer isso. Uma delas é literalmente fechar as prateleiras e todo o espaço de armazenamento dentro de painéis deslizantes: basicamente, você terá muitos armários invisíveis que pode abrir sempre que precisar. Esta é uma excelente solução também se você quiser limitar quantos itens estão realmente em exibição na sua cozinha integrada. Uma dica? Seja criativo! Escolha cores brilhantes. Eles não apenas farão com que o ambiente inteiro pareça mais animado, mas também farão com que pareça mais amplo.


cozinha integrada - mesons.jpg

Tudo bem integrado nesse projeto da marca italiana Meson’s

 

A colocação da mesa

Esse é um ponto muito importante, colocar a mesa de jantar perpendicularmente às unidades da cozinha é um erro que você deve evitar, especialmente se lida com espaços reduzidos. Lembre-se: um espaço limitado exige um planejamento mais consciente. Acreditamos que uma mesa paralela fará alguns favores, primeiro de tudo, criando um efeito que fará a sala parecer mais longa. Em segundo lugar, vai realmente traçar uma primeira distinção entre a cozinha / sala de jantar e estar. Por fim, será uma estação super útil que você usará para preparação de alimentos.

 

cozinha integrada - Siematic.jpg

A Siematic é referência na criação de designs de cozinha minimalistas e essenciais.

 

Mesas redondas

Uma mesa redonda é uma solução perfeita, pois não só parece mais aconchegante que a retangular, mas também é menor! Ainda assim, você pode acomodar facilmente até quatro pessoas ao seu redor, e talvez mais, dependendo do modelo. Além disso, uma mesa redonda cria um ponto de foco agradável que traçará imediatamente uma distinção entre a área da cozinha e a sala de estar.

 

cozinha integrada - varenna.jpg

Design da Varenna, marca italiana de alto luxo

 

Móveis “bombril”

É crucial pensar realmente em que tipo de mobília vai ajudá-lo a revelar todo o potencial do seu espaço. Nossa dica? Procure móveis que sejam como o famoso slogan de Bombril. O que queremos dizer? Móveis que tenham mais de uma utilidade, que executem diversas funções. Este tipo de mobiliário será sempre o seu melhor aliado se viver num apartamento pequeno. Pegue suas cadeiras de jantar, por exemplo: por que conseguir uma cadeira que sirva só para sentar em uma mesa, quando você pode gastar um pouco mais em uma cadeira confortável que também pode usar como poltrona para a sua sala de estar? Ou como uma poltrona de estúdio para colocar na frente de uma mesa, se você trabalha em casa?

 

cozinha integrada - Calligaris.jpg 

Cadeiras belas e confortáveis da marca italiana Calligaris

 

O mesmo vale para outras peças de mobiliário também: por exemplo, esta linda mesa de centro não só tem mais espaço de armazenamento aberto do que uma padrão, mas também gaveta para guardar mais coisas.

 

cozinha integrada - Flexform.jpg

Criação da renomada marca italiana Flexform

 

Espaço de armazenamento para separar as áreas

Por mais que uma painel móvel seja uma excelente solução para separar informalmente áreas diferentes, não a recomendamos aqui. É verdade que ocupa quase zero espaço, mas se você quer manter um diálogo aberto entre a cozinha e a área de estar do seu apartamento, deve ser capaz de ver cada parte do espaço. Uma maneira inteligente de separar e preservar a conexão entre os espaços é aproveitar ao máximo o que você tem, usando o espaço de armazenamento como telas. Por exemplo, um sistema de prateleiras abertas é uma solução ideal. Em vez de colocá-lo contra a parede, ele vai para trás do sofá, ficando a meio caminho entre a cozinha e a sala de estar improvisada.

 

cozinha integrada - jaanus.jpg 

Design original e funciona da Jaanus Orgusaar

 

A importância da Iluminação

Outra ótima maneira de traçar uma distinção clara entre a cozinha e a área de estar é empregar diferentes tipos de luz. Sugerimos, tanto na cozinha quanto na sala de jantar, luzes de teto – como lustres e luminárias pendentes. Elas não ocupam espaço e são perfeitas para serem colocadas logo acima da mesa de jantar. Adicionarão também muita personalidade ao ambiente, então sinta-se à vontade para ousar na cor ou na forma da forma que julgar melhor.

 

Cozinha integrada - flos.jpg

Pendentes da Flos, uma grife italiana de iluminação

 

Para a sala de estar, recomendamos luminárias de piso; provavelmente você passará bastante tempo lendo em seu sofá ou em sua poltrona favorita, de modo que a melhor e mais funcional solução é uma luminária que se curve para iluminar as páginas que você está lendo.

 

cozinha integrada - lambert.jpg

Simples, prática e bela. Luminária da marca canadense Lambert & Fils

  

Seja compacto

Por mais que a tentação por grandes sofás insista em atacar, lembre-se que não é o caso de móveis enormes se o seu espaço é reduzido. O risco é ficar com uma casa “entulhada”, que não “respira”. Por isso, recomendamos mobília mínima, com tamanho pequeno, o que não significa desconfortável. Escolha um sofá ricamente almofadado, estofado com tecido de alta qualidade aproveite sua sala de estar com estilo e conforto.

 

cozinha integrada - minotti.jpg

Qualidade refinada da inconfundível marca italiana Minotti

 

Todos os artigos da marca estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


eurooo logo
Português