Mobiliário de Luxo Customizável
Dicas de decoração para uma cozinha funcional

Dicas de decoração para uma cozinha funcional


Descubra como organizar o espaço para ter uma cozinha funcional e de bom gosto

Seja você iniciante ou já experimentado no mundo do design de interiores, com certeza deve ter ideias de como decorar uma bela cozinha. Porém, muitas vezes se privilegia a estética esquecendo que esse é um cômodo essencialmente funcional. Mesmo com a socialização que o ambiente teve nos últimos anos, continua sendo um espaço vital para a execução dos afazeres. Por isso, mesmo que a beleza seja importante, você não pode se desgrudar da funcionalidade na hora de reformar ou criar sua cozinha. Como em uma máquina bem lubrificada, onde todas as engrenagens e rodas trabalham juntas em sincronia, uma cozinha deve ser organizada e mobiliada de modo que cada peça possa ser útil para o todo.

Antes de começar organizar uma cozinha funcional, é importante avaliar os erros que geralmente ocorrem quando se trata desse ambiente: falta de espaço para trabalhar confortavelmente, espaço de armazenamento insuficiente, desorganização geral. Com base nesses problemas, se deve projetar a melhor cozinha possível: bela e elegante, mas acima de tudo, altamente funcional. Neste artigo  será examinada cada coisa que você precisa pensar antes de começar a mobiliar sua cozinha.

 

 

cozinha funcional - dada.jpg

Um design de cozinha belo e funcional da marca italiana Dada 

 

Revestimento “backsplash”

Primeiro de tudo, está familiarizado com o termo? “Backsplash” é um revestimento impermeável para as áreas que tendem a sujar em uma cozinha, no caso fogão e a pia, onde sempre respinga algo. Ele pode ser em azulejos, simples ou decorados; pastilhas; placas de vidro; inox; o importante é que proteja a parede e seja fácil de limpar. Por isso melhor evitar materiais porosos, como a madeira. 

Isso vai totalmente de encontro com a funcionalidade, afinal facilitará muito sua vida na hora da limpeza, algo fundamental em uma cozinha. Nossa dica é não abusar de azulejos extremamente coloridos ou com cores escuras, pois podem fazer a cozinha parecer menor do que é.

 

cozinha funcional - tonalite.jpg 

Um revestimento elegante e com vida, no tradicional padrão espinha de peixe, criação da Tonalite

 

Forno duplo

Os fornos duplos (e até triplos) podem ser um pouco exagerados se você cozinha só para você e uma outra pessoa, mas se você tem uma família grande ou simplesmente se diverte reunindo seus amigos para um delicioso brunch ou jantar, então dois fornos são, definitivamente, a escolha certa. Mesmo que pareça demais, lembre-se das ceias de Natal e das festas de aniversário: não seria muito mais fácil cozinhar para vinte pessoas se você pudesse usar dois fornos ao mesmo tempo? Confie em nós, dois fornos são um salva-vidas, se você gosta de cozinhar e assar. Poderá fazer o dobro da comida na metade do tempo.

 

cozinha funcional - veneta.jpg

Cozinha com beleza atemporal da Veneta Cucine

 

Mantenha as áreas separadas

Manter uma separação fluida e clara entre as diferentes áreas da sua cozinha é fundamental para criar um espaço funcional. Por exemplo, a área onde você cozinha deveria, no mundo ideal, ser separada da área onde você prepara a comida, cortas os alimentos, e assim por diante. Uma ótima ideia seria ter uma ilha com todos os elementos essenciais e um pouco de espaço onde você possa colocar temporariamente o que está prestes a cozinhar, além de todos os utensílios e temperos que necessita. Uma dica profissional? Adicione uma pia pequena e secundária, você não vai usá-la todos os dias, mas será uma excelente solução para quando precisar enxaguar rapidamente uma panela, uma colher e assim por diante.

 

cozinha funcional - elam2222.jpg

Áreas bem definidas são a chave para jantares perfeitos.Ispire-se com essa criação da Elam

 

Temperos sempre à mão

Não há nada mais irritante do que perceber que precisa adicionar um pouco de tempero ou molho ao que está cozinhando, mas esqueceu de levá-lo para perto do fogão, e então precisa ir e vasculhar dentro de algum armário. O segredo aqui - como quase tudo na vida, na verdade, é planejar com antecedência: o que você vai cozinhar? Que tipo de temperos esse prato requer? Depois de ter planejafdo tudo mentalmente, tudo o que você precisa fazer é colocar os ingredientes necessários em uma linha de pequenos recipientes e mantê-los bem próximos a você. Dessa forma, sempre terá exatamente o que precisa, no minuto certo. Os mais fanáticos por organização podem até colocar as especiarias na ordem exata de quando precisarão usá-las.

 

cozinha funcional - euromobil.jpg

Mantenha tudo ao alcance da mão, como nesse design da Euromobil


Dividir para organizar

Menosprezadas por muitos, as gavetas são um aspecto muito importante em uma cozinha. Se elas não estiverem adequadamente separadas com divisores, podem se tornar um poço sem fundo de objetos empilhados aleatoriamente: a quintessência da desorganização.

Quantas vezes você já teve que vasculhar colheres, facas e espátulas para encontrar o abridor de garrafas que estava escondido lá no fundo? Pode ser bastante frustrante e até um pouco perigoso, especialmente quando há outros objetos pontiagudos no meio. Para salvar dedos, mãos e preservar sua sanidade, você pode instalar um organizador inteligente dentro da gaveta, como o da foto. Dessa forma, terá a certeza de que sempre conseguirá encontrar exatamente o que está procurando, sem nenhum problema ou frustração.

 

cozinha funcional - bulthaulp.jpg

Um design simples e útil é marca registrada da Bulthaup

 

Basta ao plástico

Nada de plástico! Se você assistiu ao documentário “Oceanos de plástico” deve saber o quão trágica é a situação. Portanto, sua cozinha funcional deve também ser sustentável com o Planeta. Acreditamos que você deve descartar imediatamente qualquer plástico desnecessário que esteja usando em sua cozinha. O vidro é uma excelente escolha, pois é barato e, comparativamente, favorável ao meio ambiente.

 

cozinha funcional - elmar.jpg

Elmar concorda: mantenha tudo dentro de potes de vidro!

 

 

Prateleiras abertas

Prateleiras abertas definitivamente são um salva-vidas, se você gosta de cozinhar. De um ponto de vista meramente estético, elas permitem que você deixe seu estilo brilhar através de sua cozinha muito melhor do que armários fechados. Mas a maior vantagem é sua funcionalidade: elas podem precisar que você tire o pó com bastante frequência, mas, por outro lado, permitem que você mantenha tudo o que precisa ao alcance de uma mão.

 

cozinha funcional - callsella.jpg

Design preciso da Callesella

 

Pote e utensílios rack

Nunca subestime a importância de um rack de pote! Coloque-o acima ou logo atrás do fogão, e cozinhará mais rápido do que nunca.


cozinha funcional - marchi cucine.jpg

Marchi Cucine oferece infinitas possibilidades

 

 

Tubos e torneiras adequados

O último, mas não menos importante, ponto a ser considerado é a economia de água. Uma cozinha funcional não pode ter desperdícios e, ao implementar estratégias ecologicamente corretas, sua saúde e seu bolso serão beneficiados. Para isso escolha as torneiras adequadas, as melhores são as que fornecem um potente jato de água quando necessário, mas são ajustáveis de uma maneira fácil, economizando uma imensa quantia de dinheiro a longo prazo. Lembre-se também de verificar a cada poucos meses que não há vazamentos nos tubos e torneiras. Se você instalou um sistema moderno de torneira e pia, pode comprar outros dispositivos específicos que o ajudarão a monitorar seu uso e economizar água.

 

cozinha funcional - daniel.jpg

Daniel tem torneiras inteligentes e que economizam água para a cozinha e o banheiro.

 

Todos esses artigos estão disponíveis na Eurooo Brasil, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


eurooo logo
Português