Mobiliário de Luxo Customizável
Como os millennials estão revolucionando o design de interiores

Como os millennials estão revolucionando o design de interiores


A geração Y revolucionou a forma de trabalhar, consumir e influencia também nas regras do design de interiores

Millennials, ou geração Y, é o termo usado para designar as pessoas nascidas entre 1980 e 1994, crescidas em um contexto de globalização e de estabelecimento da internet. Nossa intenção aqui não é abordar as características dessa geração, já são inúmeros artigos que tratam do tema.  Para se ter uma ideia, a pesquisa “marketing para os millennials” (em inglês) tem quase 30 milhões de resultados no Google. Nosso objetivo aqui é entender como essas pessoas estão influenciando também o design de interiores.

Nesse momento grande parte dos millennials já vive em suas próprias casas, o resultado é que eles fazem notar suas preferências quando se trata de decoração e, é claro, as marcas de móveis estão começando a ouvir essas vozes. Mas quais são as principais características de uma típica decoração de casa da geração Y?

 

millenials - anna lari.jpg

Soluções de iluminação encantadoras da marca Anna Lari

 

Tamanho-consciente

Parece um fato que os millennials são uma geração cuja vida social foi e está sendo arruinada pela tecnologia. No entanto, apesar do enorme número de horas que gastam com seus smartphones na mão, eles são na verdade bastante sociáveis, possivelmente uma das gerações mais sociáveis de todos os tempos. Adoram sair com os amigos e ter uma vida social e cultural excitante, que pode ir desde o cinema, passando por um teatro obscuro, até um brunch em um local diferente todo domingo. Além disso, odeiam perder tempo em uma longa viagem diária. O resultado de tudo isso é que os Millennials tendem a se agregar em áreas urbanas, o que é ótimo por todas as razões acima, mas pode forçar a habitar em espaços menores, considerando a consequente falta de espaço habitacional. É por isso que procuram imóveis pequenos e compactos, que possam ser decorados de uma forma racional e criativa.

 

millenials - bosc.jpg 

Poltrona da encantadora marca francesa Bosc

 

Materiais naturais

Possivelmente como uma reação por estar cercados pelas pelas ruas caóticas das grandes cidades, os millennials são extremamente atraídos pelas matérias-primas naturais. Às vezes, expressam isso com uma preferência por mesas feitas de madeira recuperada; outras vezes, simplesmente com um agradável brilho de madeira para aquecer um ambiente que, de outra forma, seria preenchido com materiais mais frios, como aço, vidro, cerâmica e assim por diante.

 

millenials - sedit.jpg 

Confira mais designs primários e crus da Sedit

 

Os azulejos estão de volta

A geração do milênio vem resgatando os azulejos decorativos de volta desde que se mudaram para a primeira casa. Seja no chão ou na parede para um backsplash com fantasia, azulejos, definitivamente, estão de volta. É verdade que nem sempre são super baratos, especialmente quando têm um design refinado, mas lembre-se: os millennials estão mudando para pequenos apartamentos, e as pequenas casas em geral economizam dinheiro. Viver em um lugar pequeno permite que a geração Y tenha mais orçamento para transformar sua casa em um pequeno ninho de seus sonhos.

 

millenials - tonalite.jpg 

Se você gosta dessas peças, você vai adorar as criações da Tonalite

 

Home office

Os millennials são diferentes das gerações anteriores também na maneira como trabalham. Esta é a era dos freelancers que fazem trabalhos remotos. Há tantas profissões que não exigem sua presença física em um lugar específico, por isso as casas podem se adaptar para se tornarem locais de trabalho. Mas mesmo um escritório caseiro precisa se diferenciar do resto do espaço, uma mesa e um laptop não são suficientes. Um espaço home offcie millennial é prático, eficiente, mas também acolhedor e elegante, com todas as coisas supostamente para facilitar o trabalho, mantendo um design estético em sintonia com o resto do apartamento.

 

milenials - resol.jpg 

Um home office funcional e acolhedor da Resol


Vida livre de desordem

Se as gerações anteriores apreciavam um pouco de exagero, basta pensar no estilo exuberante dos anos 80 e na alma kitsch dos anos 90, por outro lado, os millennials hoje parecem apreciar particularmente um ambiente doméstico livre de bagunça; morar em pequenos apartamentos certamente é parte do motivo. No entanto, não podemos esquecer: seus interiores são algo que você tem controle total, e é exatamente disso que os millennials sentem que falta em suas vidas - controle.

 

millenials - twils.jpg

Uma cama confortável e mínima da Twils


Materiais ecológicos

Um fato em comum dessa geração é  ser muito mais consciente das questões ecológicas do que pessoas das gerações anteriores, como os baby boomers, e mais importante, ao contrário da grande maioria dos que vieram antes, eles estão prontos para assumir o desafio de produzir o mínimo de lixo possível.  Por isso fazem tudo o que podem para garantir que seus itens de decoração sejam rigorosamente sustentáveis. Muitas marcas de móveis assumiram esse desafio e estão começando a entender a importância de serem ecologicamente corretos: se não pelo meio ambiente, pelo menos para seus negócios.

 

millenials - loll design.jpg

A Loll Designs certifica-se de usar apenas plástico reciclado em seus produtos

 

Hygge

Hygge é a palavra dinamarquesa para um clima de aconchego e convívio confortável com sentimentos de bem-estar e contentamento. Nos últimos anos, o hygge tornou-se uma característica definidora da cultura dinamarquesa. Essa filosofia de estilo de vida acredita que são as pequenas coisas que contam, e os millennials estão entre os maiores apreciadores do estilo de vida hygge. No final de seus dias dinâmicos, sempre em movimento, em busca de novas oportunidades, eles adoram relaxar em casa, sozinho com um programa de TV ou organizando um jantar com amigos. É importante criar a atmosfera íntima correta, através do uso de tecidos naturais ou couro, almofadas, velas e essências que tornam a casa o lugar perfeito para passar horas felizes com os amigos ou sozinho.

 

millenials - enea.jpg

Criatividade e originalidade com a marca espanhola Enea

 

 

Sabe o que é melhor? Com a Eurooo, todos os brasileiros podem usufruir dessa ampla gama de móveis da mais alta qualidade. Nós levamos até sua casa, com consultoria personalizada de nossos designers, toda a linha dessas e de muitas outras empresas europeias de ponta do setor. Não perca tempo, navegue pelo nosso site e fale agora mesmo com nossos especialistas.


eurooo logo
Português