Inspiração: que tal um cômodo cinza?

Inspiração: que tal um cômodo cinza?


Uma das cores mais menosprezadas no design de interiores, o cinza pode criar ambientes fantásticos quando usado com sabedoria. Descubra como fazer

O cinza é uma cor cujo potencial na criação de uma decoração surpreendente muitas vezes foi deixado de lado, normalmente, relegada à área externa. No entanto, nos últimos tempos, um número cada vez maior de designers de interiores tem começado a descobrir todas as possibilidades de decoração que a cor oferece e, como resultado, milhares de páginas do Pinterest e dezenas de blogs estão começando a nos fornecer exemplos de tirar o fôlego. A razão pela qual você deve considerar o cinza é que esta é uma tendência que veio para ficar: se 2018 foi o ano da cor, em 2019 as cores gráficas ainda serão as preferidas em tons mais sutis. Mas se você ainda tem resistência, apresentamos a seguir algumas dicas para lhe inspirar.

 

cinza - hc carpets.jpg

Você se encantará com os fantásticos tapetes da HC Carpets

 

Cinza com um pop de cor

Para ter uma sala totalmente cinza, o truque é criar camadas usando tons diferentes de uma escala da cor. No entanto, uma ideia inteligente para iluminar uma sala cinza é adicionar um inesperado e repentino pop de cor. Pode ser qualquer coisa: um tapete, um travesseiro, um banquinho ... ou uma parede de acento. Você vê, uma das incríveis características do cinza é que ele combina muito bem com a maioria das cores: é neutro e, portanto, é bastante natural. No entanto, lembre-se de criar contraste não apenas em termos de cores neutras / não neutras, mas também em termos de luz e escuridão. Isso significa que se um ambiente foi decorado principalmente com tons de cinza escuro, o pop de cor deve ser relativamente leve, e vice-versa.

 

cinza - ibride.jpg

Criação surpreendente e peculiar da Ibride

 

Um banheiro tranquilo

Como o cinza é uma cor neutra, ela pode ser empregada para nos transmitir sentimentos de tranquilidade e paz interior. Afinal, em meio a vidas tão estressantes, faz sentido buscar um projeto de casa que nos ajudará a relaxar no final de cada dia. O banheiro é um dos melhores lugares para relaxar, por isso é recomendável ter alguns itens cinzentos e possivelmente coordenados no ambiente. Podem ser peças puramente decorativas, como um tapete ou uma vela, mas você é mais do que bem-vindo para obter acessórios em cinza, como um bom lavatório bom.

 

cinza - kreeo.jpg

Lavatório rústico e elegante da marca italiana Kreoo

  

Cinza na sua cozinha

Cinza trabalha muito bem também na cozinha. No entanto, nossa sugestão aqui é prestar especial atenção ao tom de cinza que você escolher. Se, na sua opinião, uma cozinha deve ser quente e aconchegante, não fique totalmente no cinza: vá de greige! Greige é o termo para definir a mistura inteligente de cinza (gray, em inglês)  com bege; é inteligente porque combina a capacidade do cinza de combinar com qualquer outra cor e o calor característico do bege. Tudo isso faz com que seja a escolha perfeita se você quiser uma cozinha cinzenta que nunca parecerá fria e pouco convidativa.

 

cinza - belligoti.jpg

Cozinhas elegantes, mas nunca frias da Belligotti

 

Parede cinza

Uma parede de acento, aquela que se destaca das outras, em cinza sempre contribui para uma atmosfera mais sofisticada e dramática. Dá profundidade a um cômodo, enquanto ao mesmo tempo cria uma sensação de abrigo e proteção do mundo exterior. A única coisa que você precisa ter em mente aqui é que uma parede de acento cinza deve ser cinza escuro. Lembre-se de que o objetivo de uma parede de destaque é atrair a atenção das pessoas, e uma cor clara não fará isso, a menos que todo o ambiente seja decididamente mais escuro.

 

cinza - antrax.jpg

Toalheiro com aquecedor da Antrax

 

Escritório cinza

Independentemente de você estar projetando seu escritório em casa ou um escritório profissional, tons escuros podem ser uma escolha muito boa. Primeiro de tudo, cinza é a escolha perfeita para parecer e se sentir profissional: direto, limpo, vai fazer você parecer que tem tudo sob controle, mesmo que nunca tenha se sentido menos adequado para uma determinada tarefa. Em segundo lugar, o cinza é uma cor que facilita muito a concentração do que qualquer outro tom: cria uma atmosfera calma e não lhe dá nenhuma desculpa para se distrair.

 

cinza - ift.jpg

Um design de escritório profissional da IFT


Toque natural

Nós tendemos a pensar no cinza como uma cor artificial, possivelmente porque o associamos ao concreto. No entanto, o cinza também pode ter um ton extremamente natural; muitas vezes o encontramos em pedras naturais. E que tal  em lã? Um cobertor cinzento peludo vai tornar a decoração da sua casa mais equilibrada e, ao mesmo tempo, adicionar um toque inegável de calor e hygge.

 

cinza - orikomi.jpg

Criatividade e originalidade com a Orikomi


Brilhante

O cinza também pode ser super brilhante e elegante. Um sofá metálico aveludado certamente vai melhorar a decoração da sua sala de estar. Uma peça de mobília como a da foto abaixo é maravilhosa, mas precisa ser empregada por proprietários de casas extremamente autoconfiantes.

 

cinza - latorre.jpg

Você irá se sentir em um filme com esse sofá da Latorre

 

Quarto cinzento

Lembra como dissemos que o cinza é perfeito para se concentrar? Isso é porque é uma cor neutra, e é isso que faz com que seja perfeito também para relaxar. Como você pode ver, um quarto cinza ainda pode parecer vivo: travesseiros confortáveis, algumas cores e uma parede branca farão uma mistura perfeitamente equilibrada de cores.

 

cinza - twills.jpg

Um lindo quarto criado pela Twils


Luzes cinzas

Você acha que cinza e luz são opostos? Pense de novo! Uma luminária cinza irá adicionar um toque de sofisticação e mistério a qualquer sala.

 

cinza - illuminando.jpg

A superfície desta peça da Illuminando tem um quê da superfície lunar, não acha?

 

Esculturas cinzentas

Finalmente, não devemos esquecer uma pedra natural que muitas vezes vem em cinza: mármore. O mármore é considerado um material nobre, e é por isso que muitas vezes ele é esculpido em novas formas surpreendentes. Agora, por que não aproveitar essa qualidade e conseguir uma peça de mobília que seja útil e tenha uma arte incrível? O mármore pode fazer qualquer coisa parecer uma bela escultura, até mesmo uma mesa de centro.

 

cinza - apparatus.jpg 

Mesas de centro evocativas da Apparatus

 

Sabe o que é melhor? Com a Eurooo, todos os brasileiros podem usufruir dessa ampla gama de móveis da mais alta qualidade. Nós levamos até sua casa, com consultoria personalizada de nossos designers, toda a linha dessas e de muitas outras empresas europeias de ponta do setor. Não perca tempo, navegue pelo nosso site e fale agora mesmo com nossos especialistas.


eurooo logo
Português