Dez dicas de iluminação para sala de estar

Dez dicas de iluminação para sala de estar


Confira conselhos para acertar na iluminação da sala e valorizar o design de interiores de sua casa

Sua nova decoração está indo bem, móveis escolhidos, revestimentos comprados, mas aí chega o momento de definir o projeto de iluminação da sala de estar. Quem já passou por uma grande reforma sabe que esse é um dos momentos mais difíceis, por mais que seja subestimado na maioria das vezes. Se você não der a importância que a escolha merece, corre o risco de ver seus belos interiores arruinados por uma luz errada. E isso ninguém quer, certo?

 

Por mais que essa seja uma decisão muito pessoal, existem algumas regras a serem seguidas - que independem de estilo, podem ser aplicadas a todos, e melhoram de forma considerável sua decoração. Confira a seguir o que o time de designers da Eurooo preparou para você e aproveite nossa ampla variedade de artigos de iluminação.

 

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Um design de interiores brilhante com iluminação da Swarovski

  

Decoração

Não há razão para que a iluminação não participe ativamente da decoração da sala de estar como um todo, nunca considere-a como um item à parte! É como matar dois coelhos com uma só cajadada: você terá a funcionalidade da luz e o poder artístico de uma boa peça de designer. Isso não significa que o item roubará toda a atenção do ambiente, hoje existem tantas belas luminárias no mercado que melhoram atmosfera sem necessariamente tirar muita atenção do resto do mobiliário. Por exemplo, algumas pequenas luminárias de mesa distribuídas aqui e ali podem ser o que você precisa para ter algumas pequenas peças de decoração ao redor. Elas não serão a única fonte de luz, mas atuarão em camadas, criando profundidade e atmosfera.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Alguns projetos de iluminação “old-school” da Karlskrona Lampfabrik

 

Fuja do óbvio

Ok, faz sentido decoar a sala de estar como um lugar sóbrio em geral, afinal ali passamos muito tempo. No entanto, ser sóbrio não significa ser chato. Por exemplo, você pode tentar encontrar um acessório de iluminação mínimo que ainda consiga parecer impressionante.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Confira mais designs minimalistas da Lambert & Fils!

 

Textura

A textura é fundamental quando se trata de moldar uma sala de estar, já que um ambiente onde há abundância e coordenação de diferentes camadas parece animado, ganha profundidade e é mais envolvente, tanto para você quanto para seus convidados. Também mostra os seus talentos artísticos e criativos, além de uma grande tendência da sua parte para pensar fora da caixa. Por exemplo, o rattan está se tornando cada vez mais popular como um material para luzes pendentes e candelabros. É uma tendência que provavelmente será impulsionada pelo retorno dos anos 70 ao design de interiores. Nós amamos, e temos certeza que você também irá gostar! Além disso, o rattan é um material bonito e natural que vai adicionar uma nota de calor à atmosfera.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Temos certeza que você vai amar as maravilhas que Valentina Hoyos cria

 

Brincar com as paredes

Outra escolha que acreditamos que seria fantástica é ter uma peça de decoração que criaria um ambiente ao brincar com as paredes também. Mais uma vez, uma luminária como essa nunca fornecerá iluminação suficiente e, você pode viver sem ela. Mas o que seria da vida sem algumas escolhas belas?

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Confira todas as criações de iluminação originais da Catellani & Smith!

 

Luz refletida

Os espelhos têm sido usados há séculos com o objetivo de otimizar visualmente um espaço mais vasto, e isso já é uma boa razão para colocar um em sua sala de estar. Mesmo que você não tenha espaço para um do chão ao teto, podeadicionar um pequeno, certificando-se de pendurá-lo de modo que reflita a luz proveniente de uma lâmpada. Dessa forma, a sala pode não parecer maior, mas certamente parecerá mais brilhante.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Descubra mais criações da Slamp

 

A forma atende à funcionalidade

Nem só de beleza vive o design de interiores. O ideal é sempre escolher um acessório que pareça fabuloso, mas ilumine a sala exatamente da maneira que você precisa. Nossas dicas para isso são, antes de mais nada, garantir que a lâmpada corresponda ao estilo do restante da sala e, ao mesmo tempo, consiga aprimorá-la. Em seguida, escolha o tipo de luz com base em suas necessidades.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Explore o do design dinamarquês da Darø 

 

Proporção

Em geral, se você mantiver sua sala de estar sóbria e discreta, seria ótimo escolher um grande lustre. Ele adicionará um toque exclusivo e extravagante ao design e será a demonstração de que menos é definitivamente mais.

 


Dicas de iluminação | Eurooo

Os projetos da marca portuguesa Luxxu impressionam pela beleza

 

Seja arquitetônico

Por que optar pela luminária vertical comum quando você pode jogar em vários níveis? Em geral, qualquer luminária cujo design não seja meramente desenvolvido apenas vertical ou horizontalmente, mas em vários níveis, parecerá dinâmico e, ao mesmo tempo, adicionará vivacidade a seus arredores. E a boa notícia é que você pode encontrar designs contemporâneos e vintage como esse, para ter certeza de que encontrará a que satisfaz perfeitamente todas as suas necessidades.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Temos certeza que você vai adorar a Foscarini, assim como nós

 

Foco

Um bom lugar para um lustre de declaração (ou algumas luzes pendentes em vez disso) é sobre a mesa de centro, contanto que haja sofás e poltronas em torno dela. Um candelabro pendurado no centro fará com que o local seja o foco exato da sala, o que é perfeito se a sua sala de estar é onde você costuma receber muitas pessoas.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Um toque de inspiração com a marca italiana IDL

 

Crie simetria

Claro, a simetria depende muito de como você já decorou a sala de estar; no entanto, se você de fato projetou o ambiente com ordem e simetria em mente, saiba que pode colocar suas luzes e luminárias de acordo: dessa forma, você aprimorará e melhorará o sentimento geral de ordem e harmonia.

 

Dicas de iluminação | Eurooo

Confira mais criações da marca espanhola Parachilna


Todas essas peças e muitas outras você encontra na área de iluminação da Eurooo. Peça hoje mesmo uma cotação e receba em sua casa com todo conforto e segurança.


Produtos relacionados

  • BEAUBIEN WALL DOUBLE SHADE Luminária de Parede Moderna
  • Luminária de piso  - Tuareg
  • Lustre EMPIRE
  •  CLIZIA PIXEL luminária de parede
eurooo logo
Português