As maiores designers de interiores de todos os tempos

As maiores designers de interiores de todos os tempos


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, Eurooo apresenta três importantes nomes femininos da história do design

O Dia Internacional da Mulher está quase chegando, por isso hoje vamos falar sobre o progresso feito por elas no campo do design e celebrar seus atos de coragem e determinação que tiveram um papel importante nas história do setor. Hoje, gostaríamos de nos concentrar no que consideramos ser as três principais designers de interiores de todos os tempos. Além de seu estilo impecável e projetos únicos, todas elas têm uma coisa em comum: são mulheres corajosas e influentes, que mudaram o mundo do design de interiores e, afirmamos sem medo, o melhoraram de certa forma. Então vamos dar uma olhada em suas biografias e admirar seus grandes projetos.

 

CHARLOTTE PERRIAND

 

Começamos pelo início do século passado, período em que a maioria dos mais famosos ícones do design de interiores foi criada. Pioneira do modernismo na França, Charlotte Perriand certamente foi uma das figuras femininas mais influentes no design e arquitetura de interiores do século XX. Charlotte foi membro do movimento cultural de vanguarda que trouxe uma profunda mudança de valores estéticos e deu origem a uma abordagem moderna da arte. Quando tinha apenas vinte e quatro anos, iniciou sua longa e bem-sucedida colaboração com o designer mais influente daquele período: Le Corbusier, e seu primo Pierre Jeanneret em seu famoso estúdio de design em Paris. Esta colaboração de uma década foi extremamente proveitosa, especialmente no campo do design de móveis. Juntos, eles criaram alguns dos melhores exemplos de mobília modernista inicial, incluindo dois ícones de design internacional: a poltrona B306 com sua estrutura de swooping e estofamento de couro e a cadeira do clube Gran Confort.

 

O design colaborativo produziu outro sucesso de Perriand: no início dos anos 50, ela e Jean Prouvé trabalharam juntos na criação de mesas, escrivaninhas e estantes para a Universidade de Paris. Essas peças de mobiliário tornaram-se verdadeiras obras-primas do minimalismo. Durante sua longa e bem-sucedida carreira, Charlotte mudou seu estilo e se aproximou muitas vezes, passando da minimalista experimental para a abordagem mais rústica. Todos os seus desenhos eram de grande valor intelectual e considerável sucesso comercial. O fator distintivo de sua personalidade é uma sincera lealdade aos princípios do racionalismo humano e inovador, que se manteve intacto em todos os seus projetos, nos quais ela sempre trabalhou com paixão e comprometimento. Graças à produção em curso da Cassina, há um interesse contínuo em seus designs intemporais.

 

dia das mulheres - charlotte-perriand-normal.jpg 

Charlotte Perriand

 

A chaise lounge LC4 foi desenvolvida em 1928 por Charlotte Perriand juntamente com os designers Le Corbusier e Pierre Jeanneret como parte de uma coleção de vanguarda para o Salão de Paris d'Automne. A chaise lounge LC4 causou um verdadeiro furor em sua estréia e pode ser considerado um marco da história do mobiliário moderno. Graças ao seu balanço ergonómico e corpo livremente posicionável, esta chaise longue exclusiva oferece conforto único. O clássico intemporal é produzido, como todos os objetos da coleção de móveis Le Corbusier LC, pela marca Cassina.

 

dia das mulheres - cassina.jpg

Chaise longue LC4 por Cassina

 

FLORENCE KNOLL

 

Florence Knoll é outro nome feminino de exceção no campo do design de interiores internacional. Órfã aos doze anos, Florence Schust cresceu em Saginaw, Michigan. Desde cedo Florence demonstrou um interesse pela arquitetura e foi matriculada na Kingswood School for Girls, adjacente à Cranbrook Academy of Art. Enquanto ela estudava em Kingswood, se tornou amiga de Eliel Saarinen. A jovem foi calorosamente abraçada pela família Saarinen, chegando a passar férias com eles na Finlândia, desfrutou da companhia de seus amigos talentosos e formou um relacionamento muito próximo com o filho de Eliel, Eero (Eero Saarinen é um arquiteto e designer industrial finlandês americano famoso por sua estilo neo-futurista. Ele é conhecido por criar alguns dos mais importantes e inovadores projetos arquitetônicos de sua época). As conexões que ela fez e as habilidades que desenvolveu nesse período de sua vida foram as fundações da incrível educação e carreira pioneira de Florence Schust. Com recomendações de Eliel Saarinen e Alvar Aalto, Florence passou a estudar com alguns dos maiores arquitetos do século 20, incluindo Walter Gropius e Marcel Breuer em Cambridge, Massachusetts, e Ludwig Mies van der Rohe no Instituto de Tecnologia de Illinois.

 

Em 1941, Florence mudou-se para Nova York, onde conheceu seu futuro marido, Hans Knoll, que naquela época estava estabelecendo sua empresa de móveis. Com as habilidades de design de Florence e as capacidades de negócios de Hans, o casal, que se oficializou a união em 1946, conseguiu transformar sua pequena empresa em um símbolo internacional de estilo e design. Florence Knoll definiu o padrão para os interiores modernos da América do pós-guerra. Ela introduziu noções modernas de eficiência, planejamento de espaço e design abrangente para planejamento de escritório. Florence dizia que ela não apenas decorava o espaço, mas o criava.

 

Florence Knoll frequentemente contribuía com projetos de móveis para as coleções Knoll. Ela se referiu humildemente a seus desenhos de móveis como “carne e batatas”, recheio entre as extraordinárias peças de Bertoia, Mies e Saarinen. No entanto, com sua atenção aos detalhes, olho para proporção e comando da estética moderna, muitos de seus projetos tornaram-se tão famosos e celebrados como os de seus colegas.

 

dias das mulheres FlorenceKnoll-03-990x566.jpg 

Florence Knoll

 

O design do sofá Florence Knoll é aquecido pela cor e textura, é uma tradução reduzida do ritmo e das proporções da arquitetura moderna de meados do século. O sofá Florence Knoll, com seu perfil sobressalente e geométrico, torna-se uma expressão da abordagem do design racional de Florence, aprendido com seu mentor, Mies van der Rohe. Este sofá é totalmente moderno e totalmente intemporal.

 

dias das mulheres florence knoll sofa.jpg

Florence Knoll sofa por Knoll

 

PAOLA NAVONE

 

Agora vamos dar um salto no tempo e falar sobre mulheres designers do nosso período. Paola Navone é uma mulher de muitos talentos. Ela trabalhou como designer de interiores, arquiteta e diretora de arte. Sua paixão pelo design atemporal atraiu a atenção de algumas das principais marcas do setor, com as quais ela colaborou, como a Armani Casa, Knoll, Natuzzi, Alessi, Molteni e  Poliform. Ela reinterpreta o passado para um estilo de vida moderno, habilmente combinando inspirações de diferentes épocas e estilos para criar designs imortais. Este processo sempre se baseia em tradições de artesanato italiano e provou ser um verdadeiro sucesso. Essa fórmula mágica que faz seus designs ganharem aprovação em massa, chegando até mesmo a consumidores mais humildes graças à sua colaboração com marcas mais populares: Crate & Barrel e Anthropologie. Nos anos 80, Paola Navone teve um papel ativo nos movimentos de design de vanguarda Alchimia e Memphis. Em 1988, ela criou sua própria marca Mondo junto com Giulio Cappellini.

 

Depois de viver por muitos anos no exterior, Paola Navone agora se vê como uma nômade étnica moderna. Hoje, Paola Navone trabalha como designer de interiores e consultora de produtores de móveis e materiais, sempre tentando combinar design moderno e artesanato tradicional. Paola Navone é uma sonhadora, franca e eclética. Sua alma guarda sabores e cores do sul do mundo, que ela conhece tão bem, ama e freqüenta, junto com o gosto e as formas do Ocidente, rico em tradições e movimentos. Tudo isso dá vida à sua inesgotável curiosidade em busca de materiais, formas e estruturas presentes, passadas e futuras.

 

 

dia das mulheres Paola-Navone-555x341.jpg 

Paola Navone

 

Gostaríamos de falar sobre sua colaboração bem-sucedida com a Baxter, uma empresa jovem, mas já mundialmente famosa, especializada na produção de sofás de couro design. Um dos modelos mais conhecidos da Baxteré, sem dúvida, Chester Moon criado por Paola Navone. Este sofá nasceu de uma reinterpretação de um modelo clássico. É incrível como este projeto é capaz de resumir a importância do equilíbrio das formas, mantendo ainda a sua própria simplicidade, apesar da complexidade das técnicas que caracterizam a sua realização. Inspira-se no passado no que concerne à história das técnicas artesanais necessárias para o seu desenvolvimento e amarra o novo século às suas linhas simples e organizadas.

 

dia das mulheres - baxter.jpg

Sofá Chester Moon por Baxter


eurooo logo
Português