Milão 2019: descubra tudo sobre o Fuorisalone

Milão 2019: descubra tudo sobre o Fuorisalone


Descubra os principais eventos e tendências da Semana de Design de Milão 2019

Essa é a semana mais importante para o design de interiores mundial, porque de 9 a 14 de abril acontece o Salão do Móvel de Milão 2019, tudo que será tendência é visto pela primeira vez no evento. Mas a exposição vai muito além dos corredores do centro de exposição, se espalhando por toda a cidade com uma série de eventos - o chamado “Fuorisalone” que marca a Semana de Design de Milão.

 

Veja aqui Tudo o que você precisa saber sobre o Salão do Móvel de Milão 2019


O FuoriSalone é uma série de eventos organizados em diferentes áreas de Milão durante o Salão do Móvel - Salone del Mobile. Os dois eventos definem a Semana de Design de Milão. Durante estes dias andando pela cidade você pode se deparar com várias instalações, eventos, apresentações, festas e muitas outras oportunidades para experimentar o mundo do design. É impossível não encontrar algo que lhe interesse. Enquanto a feira se transforma em uma verdadeira meca do design de interiores, Milão recebe um calendário incrível dos eventos FuoriSalone. Durante a Semana de Design de Milão é realmente difícil encontrar um área que não esteja envolvida neste evento internacional.

 

Salão do Móvel de Milão - Eurooo

 

Para curtir tudo o que Milão oferece nesse período é preciso organizar-se. A jornada começa no bairro de Brera, o centro cultural e artístico da cidade. Aqui você encontrará muitas galerias, showrooms de design e edifícios que nesta ocasião são transformados em conjuntos de extraordinária beleza. Esta área é tão rica em eventos e instalações artísticas que é possível passar mais de um dia descobrindo todas as coisas para se ver.

 

Salão do Móvel de Milão - Eurooo

 

Outra área que sempre esteve associada ao FuoriSalone é, sem dúvida, o distrito de Tortona. Esta área recuperou o seu esplendor recentemente graças ao interesse público despertado pelos numerosos eventos de design. Uma das principais atrações do distrito de Tortona é o Superstudio, uma localização funcional que representa uma das principais iniciativas internacionais. Este espaço foi criado para atender as necessidades do público nas áreas de moda, design, comunicação, cultura e socialização. O distrito de Tortona hospeda tantos eventos que você não deve perder. Após o sucesso do ano passado, o Ventura Future será organizado novamente nesta área. Ventura Future é um espaço único onde você pode descobrir as últimas tendências do design contemporâneo, representadas por jovens talentos, academias artísticas, designers e marcas. Além disso, este ano a Ikea apresentará sua nova coleção no distrito de Tortona.

 

Salão do Móvel de Milão - Eurooo

 

O distrito de Isola também abrigará alguns eventos do FuoriSalone este ano. O bairro renasceu graças ao novo plano urbano da área e, consequentemente, também passou a fazer parte da Semana do Design. Os eventos do distrito de Isola são dedicados ao tema da inovação, impressão 3D e novos materiais.

 

Outra área do FuoriSalone com uma identidade muito forte é, sem dúvida, “5 Vie Art + Design”. Esta área representa projetos inovadores, aqui uma atenção particular é dada à pesquisa formal, propondo exposições pessoais e coletivas que atuam como uma ponte entre o mundo do design e do artesanato.

 

Salão do Móvel de Milão - Eurooo

 

Participação brasileira

O Brasil marca presença novamente no Fuorisalone com a mostra Be Brasil – Essentially Diverse, evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com uma narrativa unificada que oferece experiências sensoriais interligadas por influências ancestrais indígenas, africanas e européias, a exposição é uma expressão da singularidade da cultura material brasileira, focada em suas raízes e poder transformador. Cobrindo os dois andares do Palazzo della Permanente, os visitantes serão levados em uma jornada sensorial através de zonas distintas estimulando todos os cinco sentidos.

 

Salão do Móvel de Milão - Eurooo

 

As outras áreas da Design Week 2019 se desenvolvem principalmente em torno de algumas ruas. A Via Durini, com os seus numerosos showrooms e lojas, torna-se uma verdadeira exposição única. Instalações e eventos estão expostos ao longo dos dois lados desta rua e representam novidades e tendências, tornando-se muito semelhante a um verdadeiro pavilhão de feiras. A poucos passos daqui você pode encontrar Corso Venezia, que abriga instalações espetaculares, além de poder visitar alguns dos edifícios mais espetaculares de Milão, que normalmente são fechados ao público. A Via Montenapoleone, que sempre foi considerada o coração da moda e do estilo de Milão, aproveita a vitalidade da Design Week e oferece eventos especiais em suas butiques. Via Lambrate este ano hospeda alguns eventos do FuoriSalone. Embora menos lotado do que nos anos anteriores, esta área ainda continua a ser um ponto de encontro para os amantes do design. Afastando-se do centro da cidade, os bairros de Bovisa e Dergano tornam-se uma verdadeira República do Design, o projeto que deve reavaliar os arredores de Milão, dando nova vida a essas áreas e atraindo o interesse público por essas partes da cidade.


eurooo logo
Português