Dez dicas de decoração para casas pequenas

Dez dicas de decoração para casas pequenas


Confira nossas ideias para decorar casas pequenas de forma inteligente seguindo as tendências de design de interiores de 2019

Trata-se de um fato: os imóveis estão cada vez menores. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a área média dos lançamentos encolheu 28%, de 2007 a 2012, segundo os últimos dados disponíveis, compilados pelo Secovi-SP. Quem já passou pela situação sabe que decorar espaços pequenos pode parecer uma tarefa impossível. Se o planejamento não for bem executado, habitar nessa casa depois será algo repleto de dificuldades diárias.

 

Por isso, pare tudo e leia esse artigo que preparamos. Com algum planejamento e organização, até mesmo as menores casas podem se tornar funcionais e elegantes. Seu apartamento não precisa ser grande para ser bonito, nós garantimos. E o que é melhor, não é preciso gastar muito dinheiro para que ele seja elegante. Existem muitas abordagens que podem ajudá-lo a criar espaços charmosos, confortáveis e elegantes. Selecionamos algumas dicas de acordo com as tendências de design de interiores de 2019 para decorar casas pequenas que podem ser úteis para seu lar. Continue a leitura e descubra como viver melhor, independentemente da metragem.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo

Mesa extensível Storm da Altacom

 

1. Mobiliário dobrável

Você pode precisar de uma mesa de jantar e de uma mesa de trabalho, mas tem certeza de que precisa delas o tempo todo? Já pensou em usar peças de mobília que podem ser dobradas quando não são necessárias? Dessa forma, é possível obter mais espaço e evitar o inevitável empilhamento de papéis e objetos nessas superfícies.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Mesa extensível Square da Altacom

 

2. Foco na iluminação

As pequenas casas frequentemente podem parecer escuras devido às pequenas janelas e à falta de luz natural. Isso pode ser resolvido adicionando muitas fontes de luz em todos os cômodos, da cozinha ao quarto. Em espaços reduzidos, você deve considerar soluções de iluminação que pairem no ar ou nas paredes. Que tal optar por uma luminária de parede sobre o seu sofá e um pendente ao lado de sua cama? No entanto, você também pode usar algumas luminárias de mesa e de piso, mas lembre-se de não deixar o teto na escuridão, pois ele pode fazer com que tudo pareça ainda menor.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Luminária pendente Dome da Slamp

 

3. Decorações de parede e espelhos

O truque número um dos designers de interiores para ampliar visualmente um cômodo com pequenas dimensões é usar e abusar de decoração nas paredes. Pode parecer que pinturas, espelhos e molduras farão sua casa parecer ainda menor, mas o efeito final mostrará exatamente o oposto, nós garantimos. Nesse sentido, a decoração de parede mais eficaz em fazer um espaço parecer maior é, sem dúvida, o espelho. Se a sua casa não tiver iluminação natural suficiente, os espelhos podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo o que você tem refletindo ao redor de toda a sala. Os espelhos também podem tornar pequenos espaços maiores. Ao colocar um ou dois em uma sala, você criará uma ilusão de ótica, será como abrir uma janela com vista para outra sala. O importante é não manter a parede do outro lado completamente vazia, pois o dinamismo é um elemento muito importante, mesmo para o reflexo do espelho.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Espelho Ring da Boconcept

 

4. Tapetes estilosos

Um tapete é um item que definitivamente pode ser considerado uma das melhores soluções de decoração para uma casa pequena. Ele ajudará a completar sua decoração e ainda adicionará um toque de cor e estilo a qualquer ambiente. Apenas certifique-se de escolher o modelo certo. Um tapete minúsculo fará a sala parecer igualmente pequena. Escolha um que seja grande o suficiente para que a maioria dos móveis fique sobre ele ou use um revestimento de piso de parede a parede. Um tapete tão grande cobre seu chão sem quebrar visualmente o espaço. Cores mais suaves farão com que seu cômodo pareça mais espaçoso. Listras horizontais e verticais também podem fazer ajudar a dar a impressão de ser um pouco maior. Listras horizontais enfatizam a largura de uma sala, enquanto as verticais fazem um espaço parecer mais longo. Fique longe de tapetes com bordas. Isso vai chamar a atenção para as dimensões do seu carpete, assim seu chão pode parecer ainda menor.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Tapete Arkad Axel da Kasthall

 

5. Evite cores escuras

Seja particularmente cuidadoso com as cores escuras se precisar decorar uma casa pequena. Um truque simples e eficaz para dar amplo fôlego ao design interno, mesmo quando o espaço não é muito grande, é escolher tons claros de cor para paredes, pisos e móveis em geral. Tons neutros ou paleta de cores pastel são ideais para criar a ilusão de um ambiente mais espaçoso e arejado. Portanto, seria melhor evitar cores escuras, tanto quanto possível, e se você quiser usá-las, basta ter muito cuidado sobre como equilibrá-las com o resto da decoração.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Sofá Fargo da Boconcept

 

6. Móveis multifuncionais

Aproveite ao máximo o espaço que você tem escolhendo mobiliário que lhe dê algum armazenamento adicional. Por exemplo, opte por uma cama com gavetas embutidas, bancos e pufes com espaço de armazenamento para arrumar cobertores e roupas. Em um lugar pequeno, cada peça deve ter sua funcionalidade. Dependendo das necessidades, é possível adotar um sofá que também sirva como cama de hóspedes.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Sofá-cama Capriccio da Natuzzi

 

7. Menos é mais

Ao decorar lugares pequenos, é muito importante lembrar que a desordem pode arruinar tudo. Não use decorações demais e evite coleções de arte em excesso. Não cubra os seus móveis com muitas bugigangas, escolha apenas algumas peças elegantes. Se você não consegue se livrar de seus objetos, pode rotacioná-los sempre que desejar. Isso também irá ajudá-lo a renovar facilmente a decoração da sua casa e expressar seu humor. Não sobrecarregue seu espaço com peças inúteis. Se realmente for necessário manter a maioria deles, seja criativo com o armazenamento.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Estante Swing da Cattelan Italia

 

8. Aparelhos compactos para a cozinha

Se você tem uma cozinha pequena ou de plano aberto, não é necessário que ela seja desconfortável e sem acessórios. Basta escolher algumas soluções modernas de economia de espaço. Substitua seus frigoríficos volumosos e fogões com modelos slim. Muitas empresas oferecem aparelhos que são especialmente projetados para pessoas que vivem em lugares pequenos. Pense sobre quais você realmente precisa e usa, opte por aqueles que servem a uma infinidade de funções.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo

Cozinha B2 da Bulthaup

 

9. Móveis suspensos

Você precisa de espaço para as peças de mobiliário mais importantes, mas mesmo o pequeno ambiente mais perfeitamente decorado não pode ser confortável e aconchegante se não houver lugar suficiente para andar nele. Neste caso, pode-se pensar em peças de mobiliário suspensas, por exemplo, prateleiras. Essa solução de economia de espaço ajudará você a manter o piso livre de obstáculos e criar algum espaço extra para armazenamento abaixo.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Estante Horizon da Novamobili

 

10. Fique longe de excessos

Misturar estilos diferentes na decoração da casa pode estar na moda, mas não é aconselhável para um apartamento pequeno. Lembre-se que espaços reduzidos pedem um estilo homogêneo e devem ser mais orientados para a organização, o que significa que é preciso eliminar o supérfluo. Nós não estamos sugerindo que você deve ter um design de interiores chato e monótono, só que tenha um pouco mais de cuidado ao fazer escolhas sobre combinar cores ou estilos muito diferentes com móveis.

 

Decoração para casas pequenas - Eurooo 

Sofá Eleven da Alias

 

Como foi possível perceber, decorar apartamentos pequenos pode parecer um verdadeiro quebra-cabeça. Queremos lembrar que essas são apenas dicas para lhe dar uma direção, as decisões do que é mais importante devem ser tomadas com base nas suas necessidades. Esperamos que nossas dicas de design para decoração de casas pequenas ajudem você a criar um espaço realmente funcional e elegante. Se está procurando mais algumas ideias, leia nosso artigo sobre uma decoração para quartos pequenos.


Sabe o que é melhor? Com a Eurooo, todos podem usufruir dessa ampla gama de móveis da mais alta qualidade. Nós levamos até sua casa, com consultoria personalizada de nossos designers, toda a linha dessas e de muitas outras empresas europeias de ponta do setor. Não perca tempo, navegue pelo nosso site e fale agora mesmo com nossos especialistas.


eurooo logo
Português