Estilo Hygge: o que é e como usar na decoração de sua casa

Estilo Hygge: o que é e como usar na decoração de sua casa


Saiba mais sobre hygge, o estilo dinamarquês que preza pelo aconchego e simplicidade, e descubra seis dicas para usá-lo

Em um mundo que parece a cada dia se tornar mais agitado e estressante, nossa necessidade de sentar, relaxar e desfrutar de alguns pequenos prazeres na vida nunca foi tão forte. Por todo lado os níveis de estresse parecem aumentar de forma vertiginosa, mas em meio a esse caos, um povo vem sendo eleito constantemente como o mais feliz do mundo: os dinamarqueses, seguidos por seus vizinhos nórdicos. Não é por acaso que o conceito de Hygge surgiu por lá, muitos inclusive argumentam que essa felicidade pode estar intimamente relacionada a essa ideia presente em todos os aspectos da vida e do design escandinavos. Este novo estilo tem se espalhado rapidamente nos últimos anos, cruzando fronteiras e trazendo calor e aconchego para casas em todo o mundo.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Sofá Istra da BoConcept

 

O que é o Hygge?

Hygge é um conceito dinamarquês que é basicamente a base do design de interiores escandinavo. Pronuncia-se “riguê”, e é muito difícil traduzi-lo em uma única palavra; frequentemente é descrito como “aconchego” em inglês. O termo na verdade não tem tradução literal, tornando quase impossível identificar exatamente o que significa. A palavra era originalmente uma expressão norueguesa usada para descrever o "bem-estar". Mais tarde, foi desenvolvida em um conceito para descrever uma certa maneira de viver pelos dinamarqueses no século 18, época em que foi mencionada pela primeira vez de forma escrita.

Hygge é um estado de espírito, uma sensação de desfrutar conforto e aconchego em seu ambiente, fazendo com que seu lar reflita o fato de que ele está cheio de família, amigos e história. Design de interiores é uma ótima maneira de nos expressar, seja através de iluminação, texturas, cores e de pequenos toques pessoais. A ideia por trás do design hygge é que alguém entre em sua casa e perceba imediatamente o conceito de “Adoro viver neste lugar”. Hygge é o ritual de aproveitar os prazeres mais simples da vida, a arte de criar um espaço convidativo e acolhedor para nós mesmos, nossa família e amigos. Não é de admirar que esse estilo de vida esteja se espalhando tão rápido pelo mundo. Parece que todo mundo está ansioso para conseguir seu próprio pedaço Hygge. Pronto para descobrir todas todos os segredos de como ter uma casa escandinava? Então, confira as dicas a seguir.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Velas modernas da Korb

 

Acenda algumas velas

Dizem que a Dinamarca e outros países escandinavos são os principais consumidores de velas em todo o mundo. A razão é muito simples, o brilho de uma vela não pode ser substituído pela iluminação artificial. As velas ajudam a criar uma atmosfera convidativa, desenvolvendo uma forma suave e mais íntima de iluminação que é perfeita para relaxar e socializar, as duas coisas que os dinamarqueses mais amam. Quer sejam perfumadas ou não, velas podem facilmente transformar os interiores escandinavos minimalistas e limpos em um abrigo romântico e incrivelmente aconchegante, onde se pode relaxar após um longo e estressante dia na companhia de seus entes queridos. Sem dúvida, uma das maneiras mais fáceis e rápidas de adicionar um toque hygge ao seu espaço é enchendo-o com deliciosas velas perfumadas. Você pode organizá-las em uma estante de livros, uma mesa de centro ou em torno de uma banheira. A suave luz bruxuleante das velas irá ajudá-lo a obter um ambiente romântico e acolhedor.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Tapete Touch me da Stepevi

 

Não esqueça da textura

Há algo mais confortável e aconchegante do que se largar no sofá com um grande e confortável cobertor, ler seu livro favorito, saborear uma xícara de chá com biscoitos de chocolate feitos em casa e finalmente relaxar? Cobertores macios de lã, numerosas almofadas decorativas, tapetes macios, algodão delicado e roupa de cama sublime também podem ajudá-lo a melhorar a sensação de aconchego e calor. Feita a partir do mais macio dos materiais de lã de merino para cashmere, acessórios de tecido são uma grande tendência do momento, criando um estilo escandinavo perfeito ou hygge em qualquer ambiente vivo. Os dinamarqueses usam uma mistura rica de materiais e padrões como uma maneira de adicionar caráter e aconchego a seus interiores relativamente minimalistas e simples. Eles tendem a introduzir muitos materiais quentes e naturais, como couro, lã e madeira.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Mesa Aalto da Artek

 

Mantenha as coisas simples

Lembre-se que o estilo hygge tem tudo a ver com simplicidade. Hygge evita extravagâncias e excessos, o seu interior deve refletir isso criando uma atmosfera acolhedora e convidativa, em vez de chocar seus convidados com um fator “uau”. Use alguns grandes espelhos estrategicamente posicionados para refletir a luz natural e para iluminar seus cantos escuros e sombrios, adicionando um pouco de cor e frescor ao seu interior. Enriqueça o seu espaço com móveis de madeira inspirados em hygge e decorações rústicas feitas à mão para recriar o calor e o aconchego natural de uma casa de campo escandinava. Evite materiais sintéticos, como acrílicos e plásticos. Quando se trata de estilo hygge, lembre-se do conceito escandinavo “menos é mais”.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Poltrona Ro da Fritz Hansen

 

Crie seu canto de leitura

Um bom livro é uma parte essencial do estilo de vida hygge. E o que pode ser melhor para seus prazeres literários diários do que um canto agradável de leitura? Cada casa deve ter um pequeno recanto para se retirar, de preferência um assento na janela com vista para a natureza. Você não precisa de muito espaço para criar uma área de leitura aconchegante. Pode simplesmente escolher uma confortável poltrona macia e completá-la com um cobertor de lã quente e um par de almofadas.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Sofá Silhouette da Hay

 

Use cores neutras

Vamos ser honestos, cores brilhantes no design de interiores podem ser uma distração. Evite isso na decoração da sua casa, mantendo tudo em cores neutras. Lembre-se de que o esquema de cores não deve ser excessivo quando se trata de hygge. Tudo o que você adiciona ao seu design de interiores deve contribuir para uma atmosfera de harmonia e paz. O uso de cores pastel como cinza claro, marrom e creme ajudará você a criar uma área confortável para todos. Para um pouco de cores naturais e quentes é melhor usar algumas almofadas extras e acessórios em tons neutros mais quentes que podem ajudá-lo a invocar a sensação de hygge.

 

Estilo Hygge - Eurooo 

Pendente Pillar da Ebb & Flow

 

Escolha a iluminação adequada

Ilumine seu cômodo usando lâmpadas quentes. A iluminação intensa e agressiva não é adequada para um ambiente hygge. Em vez disso, escolha duas ou três luminárias para colocar em torno de suas salas para criar uma luz suave que pareça particularmente quente e convidativa. Esta luz indireta é perfeita para criar uma verdadeira atmosfera hygge em sua casa. Mas certifique-se de escolher seus candeeiros de uma forma que unam design e iluminação eficientes.

 

Além disso, luzes cintilantes são uma solução de decoração muito comum quando se trata de estilo hygge. Elas não são apenas alegres, mas também podem ter uma ótima aparência em todos os lugares. Você pode usá-los em seu quarto, sala de estar ou mesmo para sua área ao ar livre. Como as velas, elas criam uma luz mais suave e podem adicionar um toque agradável ao design de sua casa sem serem excessivas.


Todos esses artigos estão disponíveis na Eurooo, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.



eurooo logo
Português