Como acertar na iluminação de cada cômodo

Como acertar na iluminação de cada cômodo


Confira um guia completo para não errar na escolha da iluminação e valorizar todos os seus ambientes

Uma das decisões mais importantes na hora de decorar uma casa é o design de iluminação, que vai muito além de fornecer luz; com um bom projeto é possível valorizar todo o imóvel e transmitir a sensação correta de cada cômodo. Muitas vezes, mesmo sem perceber, adotamos ideias equivocadas sobre a luz mais apropriada para cada ambiente. A seguir listamos algumas dicas e truques fáceis de serem adotados e que farão cada espaço ter a luz adequada que merece, realçando a beleza da decoração e exaltando os detalhes dos móveis ao redor.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo

Peças com design que foge do comum são marca registrada da Looma

 

Na cozinha

Ao projetar a iluminação da cozinha, não podemos esquecer que este é um ambiente operacional: o componente estético, por mais importante que seja, deve sempre vir depois da funcionalidade e da organização. Além disso, devemos considerar que este cômodo é fortemente marcado por elementos como água e calor, muito mais do que as outras áreas da casa. O design da luz na cozinha tem que seguir as mesmas regras das outras peças de mobiliário: ser fácil de limpar, fabricada com material de longa duração e o simples, mas especial. Do ponto de vista técnico, é necessário fornecer iluminação potente: portanto, é melhor escolher uma luminária de teto que não sufoque a lâmpada e combiná-la com uma série de refletores acima da área em que se cozinha.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo

Pendentes como esse da LoftYou são ótima opção para o ambiente

 

Na sala de jantar

Nosso principal conselho para esta área é evitar um sistema com luz indireta, especialmente se você está decorando uma sala grande, porque a luz se dispersa e não permite que a mesa de jantar seja suficientemente iluminada. Também é recomendável não escolher luzes particulares para uma sala de jantar, especialmente nas áreas adjacentes à mesa, pois chamaria a atenção dos olhos pelo motivo errado, ofuscando-os. A melhor maneira de iluminar a área de jantar é com uma luz não colorida que se concentra na mesa principal, mas difunde o brilho ao redor dela também. Entre as soluções possíveis, seria inteligente usar uma lâmpada de suspensão colocada ao lado da mesa de jantar. Mas se você quer ser tradicional e escolher um lustre, sugerimos que você adquira um que tenha componentes diferentes e cubra quase toda a superfície da mesa.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo

Lustre de metal com design criativo da Merve Kahraman


Na sala de estar

A sala de estar é o lugar onde passamos momentos de relaxamento, e onde recebemos nossos hóspedes para pequenos eventos sociais. Como fizemos antes, queremos primeiro aconselhá-lo sobre as opções que você deve excluir: lâmpadas e candelabros que são muito altos ou muito baixos devem ser evitados, assim como luzes direcionadas para o sofá - o que poderia ofuscar seus convidados -, e luzes multicoloridas, que parecerão confusas e roubarão a atenção dos móveis. Em vez disso, prefira uma combinação de diferentes fontes de luz, que são conectadas por um estilo de design coerente, combinando diferentes intensidades para tornar a atmosfera quente, acolhedora e única. Ter mais do que apenas uma fonte de luz principal também permitirá que você ajuste a quantidade de iluminação que deseja na sala de estar: todas as luzes acesas para grandes reuniões de família ou uma sombra mais suave para aquelas noites românticas a dois.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo

Criação da Ibride que trará um toque de alegria à sua decoração

 

Em uma cozinha de plano aberto

No caso de uma cozinha de plano aberto que se conecte diretamente com a sala de estar, o objetivo que devemos ter em mente é realçar a beleza e o brilho desse amplo espaço. Nós mencionamos como é uma idéia inteligente instalar luzes de spot acima do fogão - o que, em uma área de plano aberto, poderia muito provavelmente ser parte de uma ilha de cozinha -, mas isso é apenas um dos elementos do design de iluminação de interiores ideal para este ambiente. Misturar e combinar é o caminho a percorrer para uma área tão multifuncional, mas lembre-se sempre que a variedade deve vir com harmonia, caso contrário, criamos caos e confusão. Devemos ser capazes de separar a área da cozinha da sala de estar, a sala onde cozinhamos da área em que relaxamos, mas ainda criamos uma decoração que parece boa como um conjunto. É uma tarefa difícil, mas o design leve será o seu melhor aliado na criação de conexões que não sejam muito invasivas e que podem ser, literalmente, ativadas e desativadas de acordo com as partes que se quer enfatizar.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo

Variedade de modelos em vidro soprado da Bomma

 

No banheiro

O banheiro é um dos ambientes mais complexos para decorar, especialmente quando se trata de iluminação. Neste ambiente, toda a área deve ser iluminada com igual intensidade. Este objetivo é geralmente alcançado com a combinação de uma luz de teto brilhante com outras fontes menores. Dependendo do tamanho do banheiro, você precisa entender quantos pontos de luz são necessários e qual é o melhor lugar para instalá-los: a banheira, o chuveiro, a pia e o espelho merecem ser iluminados adequadamente, de acordo com sua função. Melhor se a luz principal é direcionada para o espelho, sem estar bem acima dele. Nesta área, uma única fonte de luz criaria apenas sombras irritantes. Se você tem uma banheira, considere a idéia de instalar um regulador de luz, para que você possa ajustar a atmosfera para seus momentos relaxantes, talvez usando também algumas velas. Além da estética, ao escolher o tipo de iluminação para seu banheiro, você deve ter em mente que os regulamentos de segurança são fundamentais, já que esta é um local que vai ser úmido.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo 

Luminária com luz suave e delicada da Luxion

 

No quarto

A decoração de um quarto deve expressar a personalidade do morador, já que é a parte mais pessoal de toda a casa. Dito isso, devemos nos conter e tentar não exagerar. Além disso, ao escolher a iluminação do quarto, o erro que deve ser evitado é exagerar com o brilho. Esta área da casa não precisa ser iluminada da mesma forma que uma sala de estudo ou uma cozinha, com luz abundante e direta. Iluminar o quarto pode causar angústia e afetar o bem-estar. Uma solução inteligente poderia ser evitar um grande lustre, em favor de muitos pequenos apliques ou fontes de luz menores. Dessa forma, também se pode regular a quantidade de iluminação desejada.

 

Como acertar na iluminação - Eurooo

Mais criações coloridas e refinadas da Bomma

 

Todos esses artigos estão disponíveis na Eurooo, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


Produtos relacionados

  • Candeeiro LOOMACUBE T1
  • Nômade
eurooo logo
Português