Três lendas do design italiano de móveis

Três lendas do design italiano de móveis


Inspire-se com três grandes nomes do design italiano de mobiliário e suas criações icônicas

Não por acaso a Itália é o lar da maior feira do design internacional, o Salão do Móvel (Salone del Mobile) de Milão, já que ali nasceram alguns dos designers mais influentes e talentosos do mundo. Arquitetos e designers italianos ajudaram a moldar e criar a cena do design contemporâneo por meio de suas inovações, eles entendem perfeitamente que ter um senso de estilo significa fugir da segurança, buscando criar projetos ousados e únicos que podem se tornar icônicos e duradouros. Não à toa o design italiano se tornou sinônimo de estilo refinado e bom gosto por toda parte. Então, vamos conhecer três dos maiores mestres italianos do design.

 

Design Italiano - Eurooo 

Giovanni "Gio" Ponti (1891 - 1979)

 

GIO PONTI

Gio Ponti pode ser considerado o pai do design italiano. Sua influência na arquitetura e design de interiores do país não foi superada por nenhum outro. Ele encontrou uma maneira de expressar a criatividade, personalidade e cultura do povo italiano em seus edifícios, móveis e objetos de decoração. Seus trabalhos são extremamente sensuais, brincalhões, irônicos, coloridos, bem trabalhados e expressivos.

 

Design Italiano - Eurooo 

Tapete Sorrento da Amini

 

Gio Ponti se formou em arquitetura na Universidade Politécnica de Milão em 1921. Com uma vocação nata, ele nunca teve outrar opções que não a arquitetura, logo fez um nome para si mesmo, criando cerâmicas, vidros, móveis e edifícios. Como arquiteto, seu maior sucesso e o auge de sua carreira foi a Pirelli Tower, o segundo maior arranha-céu a ser construído em Milão. Quando o prédio foi concluído, Ponti ficou tão satisfeito com seu próprio trabalho que disse à filha que "ela era tão bonita que eu adoraria casar com ela" (ele sempre falava de suas criações no feminino). Gio Ponti também fundou a importante revista de design italiano Domus, onde trabalhou por muitos anos. Ponti era um homem de muitos talentos, era escritor, professor universitário e defensor cultural. Em sua vida, ele trabalhou para mais de 120 empresas de prestígio diferentes.

 

Design Italiano - Eurooo

Poltrona D.154.2 da Molteni&C

 

Depois de muitos anos como um arquiteto altamente bem sucedido e talentoso, Gio Ponti teve interesse em projetar móveis. Durante sua carreira, ele criou um número impressionante de objetos decorativos, artigos de iluminação e mobiliário. Alguns de seus projetos ele criou sozinho, alguns em colaboração com outros profissionais. Por exemplo, trabalhou com um dos artistas mais influentes e importantes do seu tempo, Piero Fornasetti. No final dos anos 1940 e 1950, ele criou algumas de suas peças de design de interiores mais famosas. Suas cadeiras, projetadas durante esse período, tornaram-se extremamente populares por seu estilo alegre e toque de sensualidade moderna. Um dos designs mais famosos de Ponti foi a lendária cadeira Superleggera (cadeira Superlight). Foi um símbolo maravilhoso do design moderno e do artesanato tradicional criado para a Cassina. As outras obras de Gio Ponti com fabricantes de móveis italianos incluem a cadeira de vime Continuum projetada para Bonacina em 1963, a poltrona Dezza criada para a Poltrona Frau em 1966 e muitas outras peças de mobiliário que ele projetou para algumas das mais famosas empresas italianas de móveis.

 

Design Italiano - Eurooo 

Gaetana "Gae" Aulenti (1927 - 2012)

 

GAE AULENTI

Gae Aulenti, a senhora do design moderno, também se formou na Universidade Politécnica de Milão em 1953 como uma das duas únicas alunas de sua classe. Em uma sociedade e campo dominados por homens, ela conseguiu expressar seu talento natural e tornou-se um dos nomes mais influentes e famosos da arquitetura e design italianos do pós-guerra. Foi directora de arte da FontanaArte, a empresa histórica fundada por Gio Ponti e Luigi Fontana, escreveu para Casabella, uma famosa revista italiana de arquitectura e design de produtos, e criou o projecto para a Piazzale Cadorna em Milão. Ela também era famosa por vários projetos importantes de museus, incluindo o Musée d'Orsay em Paris, a Galeria de Arte Contemporânea no Centre Pompidou em Paris, o Museu de Arte Asiática de São Francisco e muitos outros.

 

Design Italiano - Eurooo 

Candeeiro de mesa Pipistrello da Martinelli Luce

 

Gae Aulenti recebeu inúmeros prêmios de prestígio durante sua carreira, entre eles: o prêmio especial para a Cultura da República Italiana, a Legion d'Honneur pela República Francesa, conferido por François Mitterand, o "Prêmio Imperiale" da Associação de Arte do Japão para arquitetura e muitos outros preços para o seu trabalho e realizações. Seu nome e legado são homenageados no coração de Milão com a Piazza Gae Aulenti, que foi inaugurada após sua morte em 2012. Na área de design de produtos, é impossível não mencionar sua lâmpada Pipistrello, inspirada na Art Nouveau e produzida pela Martinelli. Luce em 1965. Cinquenta anos depois, ainda é considerado uma peça icônica que também é exibida no MoMa em Nova York. A base cônica do candeeiro e o difusor nos lembram as asas que se abrem de um morcego.

 

Design Italiano - Eurooo 

Cesare "Joe" Colombo (1930 - 1971)

 

JOE COLOMBO

Joe Colombo é outro designer italiano que deixou sua marca na história do design internacional de produtos, criando mobiliário e iluminação que se tornaram verdadeiros ícones do movimento de vanguarda italiana. Joe chegou ao design relativamente atrasado, tendo passado a maior parte de seus vinte anos perseguindo escultura e pintura. Ele estudou na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão e, mais tarde, na Universidade Politécnica.

 

Design Italiano - Eurooo 

Cadeira Tube da Flexform

 

Nos anos 50 ingressou no Movimento Nucleare, o movimento artístico de vanguarda fundado por dois artistas italianos, Enrico Baj e Sergio Dangelo. No período marcado pela ansiedade internacional em torno do perigo da bomba nuclear, esse grupo de artistas visava criar algo inovador, quebrando as regras estáticas da pintura tradicional. O trabalho que ele produziu durante esse tempo expressou suas visões fantásticas e futuristas, influenciando claramente seus projetos futuros de móveis. No final dos anos 50, Joe Colombo e seu irmão herdaram a fábrica de fitas do pai. Nesse ponto ele abandonou a pintura e começou a usar a fábrica da família como laboratório para suas experiências com materiais plásticos inovadores para esse período: fibra de vidro, ABS e polietileno. Ele se concentrou principalmente no design industrial, acreditando que um bom design de interiores deveria estar disponível para todos. Nesse período, desenvolveu um interesse pela modularidade e, particularmente, pelo conceito de sistemas vivos. Algumas de suas criações mais interessantes eram sistemas modulares futuristas, que eram representados por grandes caixas de plástico contendo aparentemente tudo o que uma única pessoa poderia precisar: uma cama, cozinha, banheiro e closet.

 

Design Italiano - Eurooo 

Poltrona Elda da Longhi

 

Joe Colombo colaborou com alguns dos mais famosos fabricantes italianos de design, como Boffi, Kartell, Stilnovo, Alessi, Zanotta, Oluce e muitos outros. Seus projetos de móveis foram caracterizados por formas redondas e ousadas, ele usou tecnologias modernas para criar novas soluções de design quase futuristas. A carreira de Colombo foi tragicamente interrompida em 1971, quando ele morreu de ataque cardíaco aos 41 anos. Durante sua curta mas prolífica carreira, Joe Colombo criou alguns dos designs mais icônicos da década de 1960. Sua poltrona Elda criada em 1963 é considerada a primeira poltrona de plástico moldado (fibra de vidro). Em 1967, ele criou sua famosa coleção de móveis modulares, que era composta de peças curvas de diferentes tamanhos que podiam ser montadas juntas em várias configurações para formar cadeiras, sofás e áreas inteiras. Esta série modular também incluiu sua famosa poltrona Tube.

 

Todos esses artigos estão disponíveis na Eurooo, peça hoje mesmo uma cotação aos nossos especialistas.


Produtos relacionados

  • Poltrona moderna D.154.2
  • SORRENTO tapete de luxo (Giò Ponti design)
  • ELDA - Poltrona de couro
eurooo logo
Português