NIKA ZUPANC
NIKA ZUPANC

NIKA ZUPANC

Itália

Nika Zupanc é uma designer de produtos e interiores que desenvolve tendências de mobiliário e produtos de iluminação com uma interpretação diferenciada da cultura moderna, design contemporâneo e opções tecnológicas disponíveis.

 

A designer de produtos e interiores Nika Zupanc tornou-se um nome mundialmente reconhecido com o lançamento da lâmpada Lolita, seu primeiro objeto a ser produzido pela Moooi. Zupanc trabalha como uma designer independente que está constantemente envolvida em novos projetos que crescem a partir de interpretações distintas da cultura moderna, design contemporâneo e opções tecnológicas disponíveis. Seus produtos fazem parte da gama de empresas de design de destaque, como Moooi, Sé, Moroso e Nodus, e ela trabalha com clientes de prestígio em projetos especialmente designados, assim como sua própria sala de instalação para a Dior.


Suas elogiadas coleções e instalações de edição limitada estão expostas em todo o mundo, às vezes como parte de colaborações de alto nível como a de Rossana Orlandi. Ao longo do caminho, a Zupanc produz continuamente objetos sob sua própria marca, Nika Zupanc, e está envolvida em vários projetos de interiores. Além da luminária Lolita, Zupanc projetou uma longa linha de peças prontas para uso, como a mesa 5 O’Clock e a cadeira 5 O'Clock (Moooi) ou cadeira personalizada (Moroso). Mas são suas instalações conceituais que a viram evoluir para uma autêntica voz global - Eu Comprarei Flores Eu (2009) e E o Vento Levou (2010) apresentaram uma coleção de objetos dentro de estruturas de casas de bonecas que se tornaram uma marca registrada de Milão Semana do Design.


A luminária Black Cherry, agora uma das peças icônicas de sua própria marca, também estreou na Milan Design Week. As instalações que se seguiram, Selfdiscipline (2011) e Summertime (2012), marcam o início de coleções de edição limitada em parceria com Rossana Orlandi, onde com uma paixão teimosa Zupanc examina a natureza do mobiliário. Em 2012, a cidade natal de Ljubljana teve o privilégio de ser a primeira com um design interior e dirigido por Zupanc pessoalmente. A remodelação noir de As Aperitivo é uma introdução ao seu novo empreendimento de design de interiores. E, finalmente, não menos importante, na grande escala das coisas, em novembro de 2013, Zupanc apresentou uma estrutura de madeira, um pavilhão, uma sala própria como parte de uma exposição Esprit Dior: Miss Dior na Galerie Courbe - Grand palais inParis e criou uma coleção III. para a jovem empresa londrina Sé. A coleção foi reivindicada a ser uma das melhores coleções apresentadas na semana de design de Milão 2014 por Dezeen, o telégrafo e o canal The Luxury para citar alguns. Em 2015, a Zupanc projetou uma extraordinária gama de peças baseadas no tema solto das Olimpíadas e dos clubes esportivos, para a Sé. A coleção foi premiada com o prêmio Editors for Furniture da ICFF em Nova York. No ano passado, a Zupanc apresentou novos e empolgantes objetos com a nova marca de móveis de plástico Qeeboo, baseada na Internet, criada por um renomado designer italiano, Stefano Giovanonni.


A Zupanc também projetou uma coleção intitulada “Take Me to Miami”, composta por 6 objetos de latão, para a nova marca italiana Ghidini1961. Em outros lugares, ela continuou a aumentar seu portfólio e, nos últimos anos, Zupanc tornou-se uma das designers mais atentas da Milan Design Week: não apenas por seus produtos independentes, mas também por suas instalações, incluindo Love Me More, com curadoria de Rossana Orlandi. As peças de Zupanc carregam uma carga emocional, além de serem primorosamente acabadas, razão pela qual a Elle USA caracterizou seu trabalho como “elegância punk”. Há um toque de teatro e Film Noir em seu trabalho, e de alguma forma suas peças fazem o usuário se sentir como um ator. Quanto a Zupanc, a explicação é desnecessária. Sua linguagem visual vem de dentro e é sobre "comunicar as coisas que não podem ser contadas".


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