Design fácil: receita para uma cozinha perfeita

Design fácil: receita para uma cozinha perfeita


Não sabe por onde começar o seu projeto? Confira nosso passo a passo para criar a cozinha perfeita

Não é fácil chegar a consensos quando o assunto é decoração, ainda mais quando envolve a cozinha. Será que realmente existe uma versão perfeita desse cômodo? Esta parece ser uma pergunta impossível de ser respondida. São muitas opções que fica difícil até de escolher. Cozinha aberta ou ambiente tradicional? Ilha central ou em forma de L? Chique ou moderna? Quais são os principais passos para resolver o "enigma da cozinha" de forma eficaz, sem comprometer os gostos individuais e a funcionalidade?

Já que o assunto é cozinha, usaremos uma metáfora culinária para descomplicar essas questões. Cada prato tem sua própria receita, com os principais ingredientes e os passos para cozinhá-lo, mas sempre se pode personalizá-lo com temperos, condimentos e ingredientes secretos, que transformarão este prato em algo especial, diferente de tudo.

O mesmo acontece com os designs de cozinha: depois de se certificar de que o mobiliário e a disposição satisfazem todas as principais necessidades e funcionalidades, pode começar a pensar em formas de tornar o espaço absolutamente perfeito para si, para criar a sua própria identidade. Então, tome nota e vamos começar a desvendar a receita da cozinha perfeita.

 

cozinha perfeita - gicinque.jpg 

Inspire-se com o mobiliário de cozinha da Gicinque.

 

 

Uma dose farta de funcionalidade

O ingrediente que não pode faltar nas receitas para uma cozinha perfeita é a funcionalidade (veja mais sobre o assunto nesse artigo), mas ela não é a mesma para todos, afinal cada um tem necessidades diferentes deste cômodo. Você ama preparar comida em casa? Sempre sonhou com uma geladeira enorme e multifuncional? Quer uma cozinha de ilha? A pia com cuba dupla é essencial? Proceda desta maneira até que a lista dos seus desejos seja elaborada. Pense em como você se imagina usando sua cozinha, se cozinhando com sua família e amigos enquanto toma um copo de vinho ou tomando café da manhã na ilha central. Ou, por exemplo, se você mora sozinho e não recebe muitos convidados, uma mesa grande não é necessária. Mas você deve sempre lembrar-se disso: uma cozinha menor não pode ser sobrecarregada por objetos grandes nem repleta de móveis, mas isso não significa que ela seja menos funcional. É preciso apenas alguns arranjos inteligentes para fazer uma pequena área parecer maior.

Portanto, algumas perguntas devem ser feitas antes de decidir sobre os armários. Você precisa de mais espaço de armazenamento? Você quer uma área de bar para café da manhã? Antes de comprar móveis adicionais, considere a estrutura principal do cômodo. Uma dica útil para um espaço menor é procurar móveis funcionais que usem áreas de armazenamento verticais em vez de horizontais e que não ocupem muito espaço. Quando se trata de armários de cozinha, cada centímetro de espaço deve ser medido, verificado em dobro e triplo, antes de tomar uma decisão.

 

 

cozinha perfeita - dada.jpg 

Este armário da Dada será perfeito para uma cozinha funcional.


Aqueça o ambiente

Funcionalidade é essencial, mas não é tudo. A cozinha é o coração de uma casa, onde a família se reúne para criar memórias e aproveitar o tempo juntos, e se o coração não estiver em grande forma, o resto do corpo sofrerá a longo prazo.

Esta é exatamente a razão pela qual devemos prestar muita atenção à escolha da cozinha perfeita. Ela deve ser calorosa, acolhedora, quase como um membro da família. O mobiliário dessa área tem um grande impacto no estilo e design de toda a casa, no seu espírito e atmosfera. Uma cozinha bem mobiliada cria um ambiente que incentiva as relações sociais e torna o tempo com amigos e família mais agradável.

Quando você projeta uma cozinha tem que levar em conta vários tipos de móveis que não incluem só geladeira e fogão, forno ou pia, mas variam de unidades de parede a mesa, de cadeiras a bancos. Portanto, encontrar mobília pode parecer uma tarefa árdua a princípio, mas com o conselho certo, o processo de tomada de decisões pode ser muito mais fácil: lembre-se de que você tem apenas uma certa quantidade de espaço disponível e que seus gostos são mais importantes que qualquer tendência de design ou tendência de decoração para casa.

O espaço deve ser pensado de forma prática e servir ao seu uso principal, bem como a suas necessidades e preferências. Seu objetivo é criar uma cozinha que, no final de cada dia de trabalho, ou em toda manhã sonolenta de domingo, ou durante os jantares de sábado à noite com amigos, dê as mais calorosas boas vindas quando você entrar nela.



cozinha perfeita - Meson's.jpg

A madeira é imbatível para criar uma sensação de acolhência, como se vê nesse projeto da Meson’s.


Cereja no bolo

Uma receita pode ser chamada de perfeita quando no fim todos estão felizes e satisfeitos, sabe aquela bela sobremesa que deixa um clima de felicidade no ambiente? Pois é isso que faremos agora com o uso das cores. O papel da cor no design de interiores deste cômodo é fundamental para explorar todo o seu potencial. Quer saber mais sobre o que a sua cor preferida diz sobre você? Então, leia este artigo. Não precisamos dizer que a paleta de cores deve ser harmonizada com o estilo dos móveis ao entorno.

Mas uma dica: fique à vontade para seguir seus gostos, não importa se você escolher uma cozinha minimalista e moderna, uma country-chic, de estilo retrô ou rústica, lembre-se sempre que ela é um elemento independente dentro da casa, com suas funções específicas. Portanto, não precisa necessariamente se conectar aos outros cômodos.  Certamente não deve ser completamente diferente do resto do ambiente, mas você pode ter uma decoração clássica e escolher uma cozinha ultramoderna, por exemplo, se conseguir equilibrar a coisa toda de uma maneira inteligente.

 

cozinha perfeita - lube.jpg

Veja como cada espaço é bem utilizado nesse projeto de cozinha de plano aberto da Lube.


eurooo logo
Português