Como usar madeira na sua decoração

Como usar madeira na sua decoração


Confira ideias criativas para adotar a madeira no seu design de interiores e crie um ambiente mais acolhedor

Depois de um longo inverno um pouco esquecida, a madeira vem sendo cada vez mais empregada nos designs de interiores contemporâneos. Muito graças ao sucesso e à incrível popularidade dos pisos feitos com o material, em diversos estilos. Na origem deste sucesso, há também a tendência crescente de uma espécie de retorno à natureza. Principalmente, porque um alto número de pessoas vem buscando recursos renováveis como forma de ter estilo em suas casas e, simultaneamente, reduzir o impacto sobre todo o ecossistema. Se você se identifica com esse perfil, e está interessado em aprender algumas dicas sobre onde adotar a madeira de forma criativa na decoração de sua casa, confira o artigo e deixe seu interior mais acolhedorcom esse incrível material.

 

Tudo de madeira

Para os amantes hardcore da madeira, e para aqueles que já têm experiência em empregá-la em suas casas, o que é melhor do que adotar “tudo de madeira”? Lembre-se sempre que quanto mais madeira sua casa tiver, mais aquecida ela se tornará. No entanto, essa ainda é uma opção que você pode considerar, mesmo que não tenha experiência alguma. A chave aqui é sempre ter em mente a ideia de justapor diferentes tipos de madeira para criar uma rica camada de texturas. Dê uma olhada no quarto abaixo. Um dos recursos empregados mais brilhantes é o tapete embaixo da cama com padrão que imita o de um piso de madeira em espinha de peixe. Enquanto isso, a decoração de diamante na parede atrás da cama imita o padrão no chão, adicionando uma sensação de harmonia e dinamismo a todo o cômodo. 

 

madeira - flou.jpg

Ambiente da Flou, marca especialista na fabricação de camas com alta qualidade e conforto que são famosas em todo o mundo.


Comece devagar

É perfeitamente compreesível que você não queira começar usando o material em tudo logo de cara. Adotar a madeira na decoração é um processo longo que exige, não apenas, muito tempo, mas também um planejamento antecipado, experimentando, testando e assim descartando ideias. Isso para não mencionar a quantidade considerável de dinheiro que será necessária para a renovação. Mas não se preocupe, sempre há maneiras de começar devagar, uma delas é uma mesinha de centro que já trará uma nova atmosfera.

 

madeira - erik.jpg

A sutileza do design escandinavo nessa criação de Erik Jørgensen Møbelfabrik

 

Toques de cor

Dar lufadas de cores é muitas vezes uma das maneiras mais simples e eficientes de atualizar seu design de interiores. Se você quiser fazer isso com uma superfície de madeira, o efeito será incrível. Além disso, você é absolutamente livre para escolher a tonalidade que desejar, já que a madeira clara adapta-se facilmente a qualquer cor. Uma sugestão: cuidado com a madeira escura, especialmente aquela com uma tonalidade avermelhada, pois é incrivelmente mais complexo encontrar uma cor que combine com ela.

 

madeira - chouette.jpg

Chouette Fabrique é uma marca francesa especializada em móveis coloridos com design mínimo e um toque retrô

 

Essencial: o piso espinha de peixe

Se você quer estar sempre no topo das últimas tendências, mas ao mesmo tempo tem um gosto puro, essencial e refinado, a solução perfeita é um pavimento de madeira simples, no charmoso estilo espinha de peixe. Esse é um clássico que é frequentemente revisitado, mas quem diz que não pode ficar do jeito que sempre foi? Afinal, é um clássico que nunca vai te deixar na mão. Ainda assim, se quiser dar um toque contemporâneo, certifique-se de selecionar um tom mais claro de madeira. Uma vez que você esteja certo disso, outro toque contemporâneo é o acabamento: evite superfícies envernizadas em favor de um acabamento fosco.

 

madeira - alma.jpg

A marca italiana Alma tem uma grande coleção de pisos de madeira.

 

Não esqueça do teto

Engana-se quem pensa que a madeira deve estar sempre só no piso, pelo contrário, ela pode vir do alto também. Que tal uma luminária pendente de madeira? É incrível como você pode dobrar e moldar o material em qualquer forma, e também, a luz que emana pelo madeira traz um brilho quente e constante por todo o ambiente. Melhor ainda se for possível aliar um design artístico que prenderá a atenção de todos.

 

madeira - woolights.jpg

Luminária feita em contraplacado de bétula da marca sueca Woolights

 

E as paredes?

Se você pensou que envolver as paredes em seu projeto de reforma de madeira seria fácil, pense novamente. Não necessariamente por um motivo ruim, mas é que a escolha é tão vasta que pode demorar até você se decidir! Seja qual for a escolha, apenas certifique-se de que é criativa: ela não precisa se tornar uma peça central, mas certamente será positivo se atrair alguma atenção para si.

 

madeira - oficina021.jpg

Oficina021 tem uma linha repleta de artigos decorativos criativos para sua casa

 

 

Perfeição?

Quem disse que um piso de madeira precisa ser perfeito? Na realidade, uma das muitas qualidades da madeira é que ela parece absolutamente impecável, mesmo quando apresenta falhas e é irregular. Se você optar por um piso de madeira irregular "imperfeito", a sala que você está decorando ficará instantaneamente mais aconchegante e acolhedora.

 

 

madeira - haro.jpg

Todo o charme de um piso de madeira nessa criação da marca alemã Haro


Banheiro de madeira

Você pode estar se perguntando se a madeira é uma boa opção para o banheiro também. Afinal, e os problemas de umidade? Primeiro de tudo, é necessário tratar os seus móveis de madeira da forma adequada e mantê-los perfeitamente selados; este será um processo de longa duração, mas garantirá que o seu mobiliário permaneça em perfeita forma por muitos anos. Uma sugestão para o uso de madeira em seu projeto de banheiro é selecionar uma superfície de madeira para o lavatório: o contraste resultante entre a elegante textura da cerâmica branca da bacia e o escuro quente da madeira será simplesmente impressionante.

 

madeira - axa.jpg

Design da marca italiana AXA, especializada em banheiros 

 

Não se esqueça de que você sempre tem a opção “all-in”! Significa que você também pode optar por um piso de madeira. É uma boa solução para aqueles que sentem os banheiros frios com os revestimentos tradicionais. Esperamos ter plantado uma nova ideia no seu imaginário de decoração.

 

madeira - ali parquets.jpg

Grande variedade de pisos de madeira fazem parte da linha da Ali Parquets 

 

Como o vinho...

Não tenha medo de usar peças de decoração caracterizadas por madeira velha e desgastada! Como muitos outros materiais naturais (o couro, por exemplo), a madeira tem a propriedade mágica de parecer incrível mesmo quando está desgastada e marcada pelo tempo.

 

madeira - arxe2.jpg

Arxe produz móveis com aspecto rústico, feitos com materiais orgânicos e pensados nos espaços contemporâneos

 

Sabe o que é melhor? Com a Eurooo, todos os brasileiros podem usufruir dessa ampla gama de móveis da mais alta qualidade. Nós levamos até sua casa, com consultoria personalizada de nossos designers, toda a linha dessas e de muitas outras empresas europeias de ponta do setor. Não perca tempo, navegue pelo nosso site e fale agora mesmo com nossos especialistas.


eurooo logo
Português